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10 Dicas do que fazer ou não no Google AdWords

Começar com o pé direito significa muito no marketing digital. Essas dicas sobre as 10 coisas a fazer e 10 do que não fazer, que irão ajudá-lo a otimizar sua conta no AdWords e sair com um pé na frente da sua concorrência.

  • Utilize um planejador de palavras chave.

O Google tem uma excelente ferramenta que fará você encontrar, expandir e otimizar as palavras-chave. Utilizando a ferramenta você poderá encontrar um pouco de palavras-chave de cauda longa ou long tail (em inglês). Essa ferramenta é muito boa pelo que ela faz, mas requer um pouco de paciência para estar apto em conseguir as melhores palavras-chave.

  • Faça testes e avalie.

A melhor parte da publicidade por clique é que você pode definir um orçamento diário, estabelecendo o máximo que você está disposto a desembolsar por clique (oferta) para uma palavra-chave específica. A informação que você pode obter a partir dessas atividades não tem preço, na medida que você aprende muito sobre cada pratica publicitária, que são eficientes sem necessidade de gastar muito. Além disso, a informação está disponível em minutos. Outro benefício das campanhas ad pay-per-click (pagamento por clique) é que a informação dada leva o anunciante a reconhecer as palavras-chave que são lucrativas e otimizar seu site a seduzir o tráfego orgânico.

  • Atraia convidados de volta para seu website por meio de anúncios redirecionados.

Se você gostaria de que aqueles convidados que saíram de seu website retornassem para ele, o método mais simples de fazer isso é criando anúncios atraentes que são apropriados para o consumidor.

  • Utilize testes A/B para fazer a melhor conversão de anúncios.

A plataforma AdWords é excelente para testes A/B. Você pode fazer quantos anúncios quiser, e pode ajustar cada anúncio do tamanho que quiser e então medir os resultados. O fato do AdWords permitir você medir os resultados de forma tão precisa faz dele uma excelente ferramenta de teste A/B.

  • Separe um tempo para melhorar seus comentários que irão atender as necessidades dos seus potenciais clientes alvo, correspondente a suas consultas de busca com mensagens de anúncios relevantes.

Quando você está enviando visitantes para seu site, é importante ter certeza que eles estão realmente interessados nos seus produtos ou serviços.

  • Faça pesquisas de palavras-chave antes de decidir quais frases com palavra-chave são as melhores para sua campanha.

O Google AdWords Keyword Planner é gratuito para utilização e produção de informação significante que é importante para o sucesso dos seus esforços. A pesquisa quando bem feita vai produzir resultados que você não esperava e vai expor oportunidades que você nunca achou que existiriam.

  • Defina claramente o tema do Ad Groups.

Se você vende brincos de pérolas ou brincos de diamantes, então tenha certeza de ter um grupo diferente para cada um.

  • Utilize o Conversion Tracking.

Você precisa acompanhar o quanto as vendas estão custando em seu negócio, certificando que o carrinho de compras está passando as informações para o AdWords. Isso significa que você será capaz de ver precisamente qual o retorno do investimento ou ROI (return on investment) para cada anúncio AdWords e palavras-chave, e qual as fontes de tráfico possuem valor.

  • Faça um site excepcional.

Pequenas mudanças podem melhorar consideravelmente seu índice de conversão; você pode unir mais vendas ou produzir mais liderança. Existem muitas outras partes que necessitam ser vistas para aumentar seu índice de conversão.

  • Adeque suas ofertas baseadas na localização geográfica e em resultados reais.

Use a segmentação geográfica e tenha certeza que seus anúncios estão adaptados ao mercado alvo. Separar campanhas por região pode funcionar bem. Você também pode excluir locais que você não está apto para fornecer serviço ou mesmo que não são de interesse baseado nos formulários de pesquisa. Verifique se sua campanha está de acordo com o Geo-targeting, para garantir que seus anúncios pelo menos estejam indo para o país correto, no idioma correto. Se o radius-targeting estiver sendo usado, tenha certeza ele atinge uma faixa abrangente na sua localização.

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Agora que você deu uma boa olhada em alguns pontos que podem ser melhorados na sua campanha, porque não prevenimos conversando sobre o que não fazer?

  • Não escolha as palavras-chave que serão usadas somente com base nos resultados de pesquisas.

Ao mesmo tempo que é tentador gastar meses em pesquisa para uma determinada frase, existem muitas desvantagens em ignorar outros elementos. Antes de tudo considere o fato que um alto número de pesquisas para a frase significa mais competição e quanto maior a competição os gastos com as palavra-chave vão aumentar. Mais importante que os gastos, considere a relevância da palavra-chave com consideração as necessidades de quem está pesquisando, e meça as ações em seu site que você gostaria que o visitante tomasse. Se a palavra-chave não contribuir para essas condições, não vale a pena ter altos gastos com a racionalização do índice de conversão.

  • Não escreva seus anúncios para tentar atrair o maior número de visitantes possível.

Se alguém está pesquisando por sapatos vermelhos na França, e você escreveu um anúncio genérico com alvo em todo tipo de sapato apesar de somente vender sapatos de borracha, seu anúncio dará uma impressão errada para os visitantes e eles poderiam estar visitando e clicando em seu site e eles terão ficarão por cerca de 9 segundos até perceberem que você não oferece o que eles estão buscando. Eles vão sair de seu site tão rápido quanto entraram, indo para outras empresas relevantes, esquecendo de você e fazendo-o pagar pelo clique. Quanto mais específico for o nicho de mercado, mais os seus anúncios têm de ser também.

  • Não gaste muito tempo nas métricas de popularidade da palavra-chave.

O Google AdWords faz todo o processo olhando como se você estivesse fazendo algo realmente errado. Ele vai te dizer que seus anúncios não estão rodando por causa das palavras-chave não estarem sendo encontradas, mas você não deve gastar muito tempo nisso. Você precisa se concentrar em palavras que você sabe que seus clientes em potencial estarão digitando no Google. Se você tiver certeza disso, as inclua e avalie o nível de tráfego.

  • Não tente superar as ofertas de seus concorrentes.

Sempre haverá alguém que terá mais recursos que você. Se você superar seus concorrentes então você poderá estar bastante satisfeito com os seus anúncios no topo, mas seus recursos também vão embora mais rápido.

  • Não desvalorize o efeito da página de entrada.

A sua página de entrada pode ser aquilo que está faltando. Você pode não estar obtendo muitas conversões pois a sua página de entrada contém erros. Pode não ser o seu anúncio, e muitos visitantes cometem erros constantemente de trocar os seus anúncios. Se você se encontrar nesta situação, tente mudar sua página de entrada. Ou tenha muitas páginas de entrada e pontos diferentes de anúncios nelas, para ver qual anúncio e qual página de entrada trabalha da melhor forma.

  • Não deixe de lado a localização geográfica.

Anunciantes que não limitam ou definem o objetivo de seus sites de negócios pela localização estão cometendo um grande erro. É uma decisão inteligente ter noção dos objetivos geográficos. É muito importante para anunciantes entender que desconsiderando como parte do gerenciamento do PPC (pay per click) pode de fato ser prejudicial aos negócios. Essas pequenas decisões são tipicamente suportadas pelo conhecimento das decisões que o anunciante tem de tomar, pense sobre isso e mantenha sob controle para que possa manter seus negócios. Uma orientação clara sobre esses erros pode não ajudar todas as vezes na melhoria dos anúncios, porém cometer esses erros vai ser extremamente improdutivo para os negócios.

  • Não coloque todas as palavras-chave em um só grupo.

Assim que você configura sua primeira conta você é direcionado para um processo de passo a passo onde você configura uma campanha e um anúncio de grupo. Muitas pessoas colocam todas as palavras chave dentro de um único grupo de anúncio. Isso pode acumular muitas palavras-chave não relacionadas. Você precisa separar suas palavras-chave dentro de grupos de anúncio que estejam relacionados a elas, que se relacionem bem juntos. Desta forma vai reforçar a criação de um anúncio apropriado que tenha um texto e uma página de entrada, que combina com suas palavras-chave. Isso significará que você receberá uma pontuação de qualidade elevada e um alto índice de cliques. Uma pontuação de qualidade elevada e cliques através do índice equivale a atingir melhores classificações.

  • Não esqueça de otimizar a página de entrada.

Otimizar a página de entrada do seu Website com objetivo de melhora na qualidade da pontuação e otimizar de forma clara para o índice de conversão. Não importa o que você colocar no anúncio, também deverá ser incluído na página de entrada.

  • Não confie muito em palavras-chave genéricas.

Quando os anunciantes desejam conseguir bastante tráfico pelos mecanismos de busca, eles frequentemente ofertam em palavras genéricas terríveis. Palavras genéricas não são suscetíveis a conversão e podem requerer uma grande lista de palavra-chave negativas para serem efetivas. Quando seu anúncio é mostrado para palavras-chave genéricas, aparecem sendo menos relacionado a condição de pesquisa do que uma frase ou expressão exata.

  • Não pare de testar.

Você deve testar todos os elementos da sua conta da mesma forma que os anúncios, palavras-chave, páginas de entrada, etc…. Tenha uma programação de testes. Tenha certeza que todos os testes estatisticamente importantes serão feitos e que você não está rodando muitos números ou poucos testes em qualquer outra hora.

Se você tem mais dicas importantes ou testou algumas das nossas, compartilhe sua experiência nos comentários!

BLING
Daniel Leal

Daniel Leal

Eu escrevo para facilitar o aprendizado de outros daquilo que eu tivesse dificuldade em aprender. WordPress, WooCommerce e desenvolvimento de novas tecnologias são meus focos principais, mas marketing de conteúdo, negócios digitais e (mais recentemente) fintechs também ocupam uma parcela das minhas ideias e projetos.

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