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10 Funcionalidades que transformam o seu WooCommerce (atualizado 2018)

O WooCommerce é um ótimo plugin para rodar uma loja virtual no WordPress, no entanto, é um plugin bastante versátil que pode ser usado para uma variedade de outras finalidades.

A razão pela qual o WooCommerce pode fazer tantas coisas é que ele tem um excelente mecanismo de pagamento embutido, ao qual outros plugins podem se conectar. Dessa forma, mesmo que você não esteja vendendo produtos físicos, ainda poderá usar esse mecanismo e seus diversos métodos de pagamento para rodar o seu negócio online.

Transformar o seu site WooCommerce em algo diferente é feito usando plugins ou extensões adicionais, como são frequentemente chamados.

Neste artigo, abordarei 10 extensões diferentes do WooCommerce para fornecer algumas ideias sobre o que você pode fazer com o WooCommerce, com um plugin recomendado para cada finalidade. Fique à vontade para pesquisar no Google e veja se há um plugin alternativo que possa atender melhor às suas necessidades específicas.

Agendamento de Serviços

Se você está vendendo quartos de hotel como na demo, ou bilhetes para o seu show de comédia stand-up, usando um plugin de reservas cuida disso. Particularmente eu uso e gosto muito dessas duas opções:

Eles geralmente usam um calendário de data e hora para permitir que os visitantes selecionem a hora em que desejam fazer a reserva ou agendar o serviço.

O plugin é bastante engenhoso, dando-lhe maneiras suficientes para controlar o seu calendário, evitando reservas ou sem shows.

Você pode até ter um cliente verificando a disponibilidade com você primeiro. O plugin também cuida do faturamento, usando a opção de pagamento WooCommerce, ou seja você não precisará desenvolver nenhuma integração adicional

Mensalidades e Assinaturas

Assinaturas são usadas para permitir pagamentos recorrentes. Seja pagamentos quinzenais ou a mensalidade de algum tipo de serviço ou pacote que seu cliente adquiriu. Inclusive é largamento usado para cobranças de Hospedagem Cloud.

Para esse tipo de funcionalidade eu recomendo o SUMO Subscriptions.

Este plugin é simples, mas poderoso para vender assinaturas de jornais, acesso on-line, produtos etc. Inclusive você não precisa ser somente um negócio digital para usar o sistema de assinaturas do WooCommerce, uma vez sincroniza com muitos gateways de pagamentos populares, você pode usá-lo fisicamente no seu estabelecimento.

Uma das maiores dúvidas que me questionam ao usarem um plugin como esse é sobre o cancelamento. Quando um cliente cancela sua assinatura com o próprio provedor, a assinatura é cancelada em sua loja também, ou seja segue a mesma lógica de uma compra de produto cancelada ou estornada.

Não importa se você está vendendo produtos físicos ou online com assinaturas mensais ou anuais. Desde que seja recorrente, este plugin dará conta.

Loja no Facebook

WooCommerce oferece um plugin gratuito para conectar sua loja virtual ao Facebook. Para mais funções e uma conexão mais robusta entre as duas plataformas você também poderá usar o plugin Social Commerce – WooCommerce Facebook Tab 

Este plugin permite que você configure uma loja na sua página do Facebook e sincronize seus produtos entre sua loja virtual e sua página do Facebook.

Também está incluída uma extensão de anúncios do Facebook, que você pode usar para (re) segmentar seus visitantes no Facebook usando um pixel.

A configuração é muito conveniente. Depois de instalar o plugin, você é guiado através de um processo no qual você pode selecionar a página relevante.O pixel do Facebook é feito no local e os produtos são importados para a sua página do Facebook imediatamente.

Você só precisa esperar que o Facebook processe as imagens, os textos e os links após os quais você terminou.

Leilões

Este é um dos meus favoritos pessoais quando se trata de originalidade. Você encontra versões gratuitas para a função de leilão do WooCommerce, mas não chega perto da qualidade do Simple Auctions

Ao adicionar algumas funções extras ao WooCommerce, de repente você é capaz de se tornar “o novo eBay”. Este plugin permite que você execute um ou mais leilões para seus produtos, incluindo histórico de lances e cronômetro de contagem regressiva.

Depois que uma oferta vencedora é decidida, o licitante pode pagar seu artigo imediatamente, é claro, tudo gerenciado pela WooCommerce. Há até uma seção “Meus leilões” para que os proponentes acompanhem.

Tudo parece bastante óbvio para um site de leilões, mas não se esqueça que ainda estamos falando do WooCommerce. Bem impressionante!

Programas de Afiliados

Esse recurso específico é uma das razões pelas quais o WooCommerce é tão popular, já que é uma das maneiras de vender produtos sem manter um inventário ou criar o seu próprio sistema de afiliados para que outras pessoas façam a publicidade da sua Loja!

Amazon, AliExpress e outras

Programas de Afiliados fornecem todo o material para você indicar a venda do produto por um link ou código relacionado ao seu cadastro. Por cada venda feita por indicação sua você recebe uma comissão!

Concedido, você não está realmente vendendo nada desde que você está indicando clientes para uma empresa diferente para fazer a venda. No entanto, você pode oferecer a seus visitantes uma experiência de compra, usar vendas cruzadas ou up-sells e combinar facilmente produtos afiliados com os seus, se você quiser.

Um dos melhores plugins e que fazem a integração com as maiores lojas da internet é o WooAffiliates

É uma maneira perfeita de testar as águas, você pode até combiná-lo com a loja da Amazon mencionada acima. Está integrado, pelo que não necessita de plug-ins adicionais. Como você pode ver no meu exemplo na demonstração e na captura de tela, é muito simples de configurar.

O seu próprio Sistema de Afiliados

Esse é um assunto complexo, até já tratei em outros artigos, mas você pode ter um sistema extremamente completo de afiliados na sua loja WooCommerce usando o AffiliateWP junto com as integrações que – que são muitas – que são disponibilizadas por eles.

Os preços são salgados para brasileiros, mas se você está disposto a investir não se arrependerá!

Diga seu preço

O plugin pode ser usado se você quiser adotar uma abordagem mais liberal para vender seus produtos, permitindo que os compradores decidam quanto querem pagar. O plugin que indico tem exatemente esse nome: Pay Your Price (diga o seu preço)

Você pode especificar um preço fixo, com um componente variável sobre ele, se quiser ganhar pelo menos um preço mínimo para o seu produto.

O plugin também pode ser usado se você quiser receber doações e quiser que o visitante especifique o que deve pagar.

Marketplace

Se você quer criar seu próprio mercado, onde você atua como intermediário, o plugin DOKAN MARKETPLACE é uma excelente solução e não se compara ao seus concorrentes. Já usei diversas vezes e recomendo sem medo!

Você pode fazer com que seus fornecedores gerenciem suas próprias ações e listagens, e você recebe uma comissão por cada venda que fizer. Hoje as maiores plataformas de e-commerce online são marketplaces, como o Wallmart ou o Submarino.

Embora isso possa parecer semelhante ao envio direto, na verdade, é ainda melhor. Mas, tendo seus fornecedores fazendo o trabalho tedioso de gerenciar inventário, você pode se concentrar em criar e promover sua loja on-line.

Você também pode optar por exibir seus próprios produtos em seu mercado, juntamente com os fornecedores, para obter uma fatia ainda maior do bolo.

Se você puder encontrar os fornecedores certos para esse modelo, este plug-in permite que você execute uma loja da Web completa com um risco relativamente baixo. Você aceita os pagamentos, deduz a sua comissão e paga aos fornecedores a parte deles.

Crie o seu Produto

Peça a seus clientes que criem suas próprias canecas, camisetas, cartões de visita. Basicamente qualquer produto que pode ser personalizado. Gostou da ideia? Então conheça o WooCommerce Products Designer

Este plugin dá aos seus clientes uma ferramenta fácil de usar para fazer upload de suas próprias imagens, e adicionar qualquer texto que eles gostam em várias cores.

O plugin permite preços dinâmicos com base nos elementos e materiais utilizados e na quantidade de camadas. Você pode especificar a quantidade de flexibilidade que deseja que um cliente tenha, com base em seu próprio processo de produção.

CRM

Se você deseja criar um relacionamento com seus clientes, é perfeito ter um CRM para acompanhar as comunicações e os pedidos. Especialmente com itens de grande ticket, manter contato é fundamental para obter o pedido, como manter o relacionamento para pedidos futuros.

Este WordPress CRM integra-se perfeitamente à sua loja na Web, acompanhando os pedidos dos clientes, os registros de e-mail e bate-papo e o status. Também pode ser usado como CRM autônomo, sem a necessidade de vender qualquer coisa da sua loja virtual.

Ponto de venda

Esse plugin de ponto de venda (POV) mostra a enorme flexibilidade do WooCommerce e sua capacidade de transformar em qualquer item relacionado a vendas.

Ao usar esse plugin, você pode vender o mesmo material em sua loja física, bem como em sua loja virtual, fazendo a gestão de estoque e financeiro no mesmo sistema! Dessa forma, você nunca ficará sem estoque sem que você saiba, junto com as notificações de estoque. Você pode até executar várias tomadas e ainda ficar sincronizado em todos os locais.

O plugin é compatível com vários tipos de hardware, como scanners de código de barras e gateways de pagamento. Ele também tem excelente gerenciamento de clientes, para que você possa acompanhar os clientes que retornam. Se você quiser elevar o nível das suas vendas, com certeza essa é uma indicação para você.

Conclusão

Como você pode ver, o WooCommerce é capaz de fazer muito mais do que apenas vender produtos!

A arquitetura aberta (opensource) do WooCommerce permite muitas variações na funcionalidade, que todos esses plugins fazem excelente uso. Se você tiver o conhecimento necessário, você mesmo pode construir algo, já que ele vem com uma extensa documentação.

Me diga, nos comentários, o que você acha de usar o WooCommerce com essas novas funcionalidades e até mesmo adicionar novas sugestões para esta lista.

BLING
Daniel Leal

Daniel Leal

Eu já passei dos meus 25 anos e boa parte desse tempo eu estive online. WordPress, Plataformas e códigos são uma paixão grande, mas marketing, conteúdo e empreendedorismo falam mais alto. Eu vivo nesse conflito e escrevo sobre ele!

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