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SEO: 10 Mentiras Contadas Pelos “Gurus” da internet.

Apesar dos dias de vendedores picaretas terem ficado para trás, nós ainda somos atormentados por pessoas que querem fazer um dinheirinho nas nossas costas. Como empresário, nem sempre conseguimos saber um charlatão está tentando conseguir dinheiro de nós, especialmente quando se refere a algo que nós não conhecemos muito.

Veja o caso da otimização dos mecanismos de pesquisa (SEO na sigla em inglês). Já é consenso que um SEO com bom funcionamento é uma parte essencial das estratégias para marketing online, muitos empresários ainda não sabem de forma clara, como melhorar as classificações em pesquisa; então ai aparecem os supostos especialistas para ajudar.

O problema é, esses “gurus” estão oferecendo a utilização de táticas desatualizadas para tentar melhorar os resultados de buscas – ou simplesmente prometendo a lua sem condições de entrega-la. Obrigado ao Google, pois esses “resultados rápidos” nas táticas SEO de anos atrás, já não funcionam mais.

Aqui estão as 10 mentiras para você prestar atenção, quando for entrevistar pessoas que irão te ajudar com as ferramentas de otimização das classificações em pesquisa.

 

SEO words

  1. Eu posso te levar ao #1 Lugar no Google.

Eu nunca vou entender a razão dessa mentira continuar se perpetuando. Preste atenção: Ninguém pode oferecer classificações nos mecanismos de busca. Exceto talvez pelo Google, mas você não é o Google e nem o cara que você contratou para trabalhar em seu SEO.

O Guia do Google para Webmaster, diz claramente que você deve desconfiar de consultores SEO ou empresa/agências que garantam o #1 lugar na classificação do Google. Seja muito cético com qualquer um que prometer a você posições no topo.

 

  1. Toda indústria é igual no mundo SEO. Eu não preciso de uma experiência específica em determinado campo.

Essa é a reposta para sua pergunta. “Você tem experiência para ajudar empresas no meu campo de atuação?”

O ideal, é que o profissional SEO que trabalhará com você tenha experiência em seu campo de atuação. A verdade é que nenhum ramo de negócio é igual a outro no mundo SEO. Alguns, como serviços, são muito mais competitivos para palavras-chave – outros, como manufatura, são menos competitivos e portanto mais fáceis de dominar.

A menos que você seja especializado em um nicho, que ninguém mais tem experiência, procure até você achar um especialista em SEO que tenha experiência comprovada no seu campo de atuação.

 

  1. Conteúdo duplicado é bom

A pessoa ou empresa que contrata os serviços SEO, podem ou não ser um especialista em marketing de conteúdo. Ajudará se eles tiverem habilidades nas duas área, pois conteúdo é essencial para sua estratégia SEO.

Não importa o quão incrível ou bem escrito possa ser, republicar um artigo que você publicou em outros lugares no seu próprio blog não é uma boa ideia. Isso é devido a duplicação da filtragem de conteúdo e os efeitos do algoritmo Panda 4.0 que foi lançado a poucas semanas atrás.

 

  1. Quanto mais links melhor

Há alguns anos atrás, um “especialista” em SEO usaria muitas técnicas Spam para conseguir links para os websites dos seus clientes, com a permissão do Google. Embora isso não fosse oficialmente permitido, o Google não faria nada para penalizar aqueles que estivessem nesta prática. A verdade cruel é que essas táticas funcionam extremamente bem. Assim, o SEO foi a competição mais popular guiada pelo número de links de entrada que tinha para websites.

Esses dias já não existem mais, então não deixe que ninguém lhe diga o contrário disso. Enquanto a aquisição de links de entrada ainda é uma importante tática de qualquer estratégia SEO, o Google transferiu seu foco da quantidade para a qualidade. Uma grande quantidade de links de entrada Spam podem agora causar danos na sua classificação – ou até lhe dar um tapa na cara causando-lhe uma punição.

Simple

  1. Quanto mais palavras-chave, melhor

Enquanto a densidade da palavra-chave (a porcentagem que determinada palavra representa na composição da página) foi a palavra da moda alguns anos atrás, o foco agora é na utilização de uma variedade de palavras-chave e suas variações (conhecidas como palavras-chave de cauda longa) espalhadas naturalmente em todo o corpo do texto.

“Naturalmente”, você deverá anotar, não significa que a cada três palavras tenha uma palavra-chave. Não trabalhe com ninguém que te diga o contrário disso.

 

  1. Eu vou submeter seu site a milhares de diretórios de mecanismos de pesquisa

E você estará perdendo seu tempo. Sim, quanto mais você submeter seu site ao maior número de mecanismos de pesquisa, isso vai gear absolutamente nada de benefício. Não existem milhares de diretórios legítimos em que você possa estar. Honestamente, nunca houve. Essa tática pode realmente ser um gatilho perigoso e gerar penalidades do Google, então fique longe de qualquer um que diga que poderá fazer qualquer tipo de construção de link ou “conectar” seu site em larga escala.

  1. Minhas técnicas são muito complicadas para explicar.

Você pode não ser um gênio da tecnologia, mas você é perfeitamente capaz de entender como alguém que você está pagando, vai conseguir melhorar a classificação de seu site. Sendo totalmente honesto, não é tão complicado. Uma boa campanha SEO é resultado de uma fusão bem sucedida do que eu chamo de 3 Pilares do SEO: Conteúdo, Links e Mídias Sociais. Esses pilares não são complicados ou mesmo difíceis; É somente uma questão de ter os recursos para implementar cada um, e o conhecimento para implementar de acordo com as melhores práticas.

SEO

  1. Você não precisa se preocupar com as atualizações dos Algoritmos Google

A verdade é, nós todos precisamos, pelo menos uma vez, estar por dentro deles e de como eles mudam a indústria. Em geral, se você estiver praticando estratégias SEO legítimas, que envolvem produzir conteúdo relevante e útil para construir sua marca de forma orgânica e natural, você deve se dar bem. Mas ainda mantenha os ouvidos atentos para onde as bases do Google estão apontando.

Aqui está um recurso acessível para manter-se em dia com cada atualização dos algoritmos Google, quando mudar e o que vai mudar: Histórico de Mudanças nos Algoritmos Google (Google Algorithm Change History).

  1. Tudo que você precisa é SEO

Nenhum plano de marketing será bem sucedido se focar somente em uma das disciplinas do marketing. A classificação do seu website melhora através de sua presença nas mídias sociais, publicações de postes consistentes, e até dos seus esforços off-line. Não coloque todos os seus ovos em apenas uma cesta, mas garanta que cada parte da sua estratégia de marketing maximize os benefícios SEO.

  1. Eu vou conseguir fixar o SEO em um mês com uma taxa fixa

SEO não é uma estratégia de “configure-o e esqueça-o”: é necessária atenção contínua. Lembre-se que o SEO não acontece no vácuo. Seus concorrentes estão trabalhando constantemente nos SEO’s, então se você parar, será deixado para trás. Certamente projetos de uma só vez são extremamente benéficos, da mesma forma que revisões iniciais no SEO do seu website, revisões no perfil do link, e pesquisa profissional de palavra-chave. Porém essas ações deveriam ser tratadas como bases e pontos de partida para campanhas constantes e bem sucedidas de SEO.

 

Seja inteligente ao contratar um consultor SEO

Se você vai investir tempo e dinheiro na contratação de alguém que irá ajudá-lo na tarefa do SEO, você precisa confiar que eles farão o trabalho de forma correta. Comece fazendo sua lição de casa com uma quantidade pequena de potenciais empresas. Uma empresa inteligente de SEO vai disponibilizar em seu website informações de como eles ajudam clientes e quais as estratégias adotadas por eles.

Próximo passo, veja avaliações dessas empresas. Tente encontrar pelo nome da empresa “reclamações” e veja o que aparece. Geralmente se não houver nenhuma notícia, significa boas notícias; se uma empresa tem clientes insatisfeitos, ela tende a ter mais menções

Veja como os sites das empresas estão na classificação de buscas. Use ferramentas como o Alexa para ver o quão popular é o site. Quanto menor o número, maior ele classifica os sites a partir da perspectiva de tráfego. Lembre-se: SEO é imperativo para a sobrevivência de uma marca online. Trabalhe com empresas ou profissionais que não façam promessas que eles não possam cumprir.

Você já ouviu outras mentiras dos “gurus” SEO? Deixem um comentário e conte para nós.

BLING
Daniel Leal

Daniel Leal

Eu já passei dos meus 25 anos e boa parte desse tempo eu estive online. WordPress, Plataformas e códigos são uma paixão grande, mas marketing, conteúdo e empreendedorismo falam mais alto. Eu vivo nesse conflito e escrevo sobre ele!

2 comments

  • Daniel, boa tarde. Gostaria de saber se a pessoa que é contratada por um empresa tem que ir na empresa, ou o serviço de SEO pode ser feito somente pela pessoa que faz o SEO , sem ter a obrigação de ir 1 ou 2 vezes por semana na empresa. Se puder, me mande a resposta via e-mail: eberti@ig.com.br. Obrigada, Elvira

    • Olá Elvira,

      O serviço de SEO é feito a distancia, já que o profissional precisará somente os acessos ao seu website, blog ou loja virtual para executar as modificações.

      Até mais e espero que tenha recebido a resposta.

Digital Ocean

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