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13 Coisas que você pode fazer com um sistema CRM para melhorar seu número de vendas


Um software de gestão de relacionamento com o cliente, CRM em inglês, torna fácil lidar com todo o processo de venda. Isso funciona para qualquer cliente, independentemente do tamanho de suas vendas. Mas se você pensa que um sistema CRM é somente uma ferramenta para melhorar a eficiência do seu atendimento ao cliente, você está perdendo uma grande parte de sua funcionalidade.

O sistema CRM também lhe ajuda a aumentar o número de vendas, segundo Brent Leary, fundador e sócio-gerente do CRM Essentials. Abaixo você vai encontrar 13 maneiras de impulsionar suas vendas usando um software CRM e transformar as perspectivas com seus clientes.

Aumento no número de vendas com um sistema CRM

  1. Compartilhe informação com todo seu time de vendas

Coordene suas atividades quando estiver em contato com um potencial cliente e fazendo propostas. Todos nós estivemos em situações onde recebemos muitas ligações da mesma empresa. É como se a mão direita não soubesse o que a mão esquerda está fazendo – como se não existisse organização. Você faria negócios com uma empresa assim? Leary Explica:

“Isso pode até não parecer como algo que influencia as vendas, mas se uma pessoa entrou em contato com um cliente em potencial, em seguida outra pessoa entra em contato com o mesmo cliente, isso pode prejudicar suas vendas.”

  1. Acompanhe seus Processos de Vendas

Você tem um processo de cinco passos ou outro sistema de vendas, designado para acompanhar a consistência do seu time, quando está em contato com um cliente em potencial e fechando vendas? Se você quer ter certeza de que seu time de vendas está acompanhando as vendas até o fechamento do pedido, então um sistema CRM também pode ser ótimo para isso. A sua equipe de vendas pode até dizer que eles seguiram todos os passos para o acompanhamento do fechamento do negócio. Mas agora você terá certeza disso.

  1. Mantenha seu Gerente de Vendas atualizado

Além de manter o controle de seu time de vendas, o software CRM mantém seu Gerente de Vendas informado, diz Leary. Essas ferramentas levam o chefe do departamento de vendas a acompanhar quais as ofertas estão no canal de vendas naquele momento. Mas o mais importante, ele acompanha o andamento de cada oferta, incluindo quais negociações está perto de finalização e quais já foram finalizadas. Resumindo, permite que seu gerente de vendas acompanhar de perto todo o processo de vendas.

  1. Melhor alocação de recursos de vendas

Grandes clientes podem precisar de mais recursos da sua equipe de vendas. Isso pode significar mais recursos alocados em um primeiro momento e em seguida continuar fornecendo serviço durante todo o relacionamento com o cliente. Alguns casos podem não necessitar de muitos recursos. Ou você pode ter aprendido pela experiência que algumas previsões são mais um tiro de longe, então você não precisa gastar muitas energias neste caso. Um bom software CRM leva você a identificar num piscar de olhos, como seus recursos de vendas estão alocados. Isso facilita tomar decisões inteligentes sobre qual a melhor forma de alocar seu time de vendas.

  1. Faça sua equipe de vendas saber seus resultados

Os membros de sua equipe de vendas precisam saber como estão se desempenhando. Eles conhecem seus objetivos de vendas? Se não conhecem, o quão longe destes objetivos eles estão? Um importante passo para direcionar o auto aperfeiçoamento é entender como está sendo seus resultados. Um software CRM pode fornecer ao seu time de vendas um jeito fácil deles terem referências de sua performance e se esforçarem para melhora-la.

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  1. Compartilhe de forma fácil materiais de vendas e outros documentos

Forneça ao seu time um jeito fácil de compartilhar materiais de vendas e outros documentos. Você vai criar um sistema ganha-ganha. Isso vai ajudá-los a melhor sua performance e finalmente fechar mais vendas. Isso também vai poupar-lhe tempo e impulsionar a eficiência de seu departamento de vendas. Se sua equipe de vendas está espalhada, isso é ainda mais importante.

  1. Simplificar os relatórios

Um software CRM simplifica muitos aspectos da vida do seu time de vendas, diz Leary. Isso inclui as atividades de relatórios de vendas. Alguns aplicativos CRM para dispositivos móveis, por exemplo, servem como diários automáticos. Isso inclui quantas chamadas de vendas foram feitas em determinado dia ou quanto tempo foi gasto fazendo ligações ou almoços. Tais ferramentas tornam mais fáceis para o seu time de vendas imputar informações importantes, explica Leary. Assim eles podem passar mais tempo focando em vendas.

  1. Permite colaboração

Nós falamos como o sistema CRM ajuda seu time a compartilhar documentos, acompanhar as chamadas de vendas e ajudar os gerentes de vendas a ter um melhor olhar sobre o que está acontecendo ao seu redor. Nós agora temos também uma imagem clara da realidade. O software CRM ajuda seu time de vendas a colaborar em diferentes níveis. Ele permite a sua equipe buscar vendas realmente maiores.

  1. Use um parceiro de vendas.

Somente times de vendas maiores usam sistema CRM para esforços de vendas colaborativas, pequenos negócios usam esse sistema para uma venda em parceria. Isso significa incluir várias pequenas empresas, talvez no nível de pequeno empreendedor, usando um sistema CRM. Eles podem então buscar uma venda maior ou fechar negócio com um cliente maior que poderá beneficiar a todos.

  1. Crie um sistema “Web to Lead”

De acordo com Leary, isso implica em criar um formulário em seu website para capturar clientes em potencial (leads). O sistema então envia o cliente diretamente para a pessoa no seu departamento de vendas que poderá atendê-lo e fazer uma conexão. De adeus aquela lista de clientes em potencial que você perdeu em uma caixa de entrada do e-mail lotada.

  1. Acompanhe contatos importantes

Donos de pequenos negócios tem muitos assuntos que precisam acompanhar de perto. Isso incluo a maior parte de seus contatos e possível clientes. Quem pode decidir qual o momento ideal para você fazer um contato importante para venda ou mesmo enviar um e-mail crítico? Um sistema CRM pode monitorar as mudanças nas redes sociais como LinkedIn, Twitter e outros e notificar caso ocorram mudanças relevantes.

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  1. Mantenha-se atualizado com notificações e lembretes

Da mesma forma que você precisa acompanhar seus contatos importantes e clientes em potencial, você precisa também lembrar o momento de entrar em contato com eles. Uma falha nesse acompanhamento poderá significar uma perda grande no relacionamento com o cliente. Assim o sistema CRM fornece notificações e lembretes sobre os seus contatos importantes e clientes em potencial que você não entrou em contato ultimamente. Tenha certeza de não perder contato ou perder a vez na próxima grande venda.

  1. Use sistemas GPS no aplicativo CRM para poder se encontrar pessoalmente

Habilitar GPS no aplicativo GSM também pode te direcionar para a porta de um cliente em potencial. Quem precisa de uma ligação ou e-mail quando se reunir pessoalmente é possível? Leary diz que o GPS habilitado no aplicativo CRM levará você a identificar potenciais clientes na sua área. Eles também fornecem mapas e informações de contatos para agendar uma reunião.

Shawn Hessinger é o editor para Small Business Trends. Ele é um jornalista e um networker de redes sociais, com mais de uma década de experiência em um tradicional jornal de negócios, depois indo para o mundo digital. Ele foi o gerente de comunidade do BizSugar e editor de comunidades no AllAnalytics, um site dedicado a profissionais de inteligência de mercado e comunidade analítica

 

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Daniel Leal

Daniel Leal

Eu já passei dos meus 25 anos e boa parte desse tempo eu estive online. WordPress, Plataformas e códigos são uma paixão grande, mas marketing, conteúdo e empreendedorismo falam mais alto. Eu vivo nesse conflito e escrevo sobre ele!

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