Academia WordPress

25 Maneiras efetivas de construir Backlinks com qualidade

Você pode encontrar uma lista bem abrangente de construção de link com as estratégias para criação de backlinks ou links para seu site. Vários especialistas pensaram em uma forma de compartilha-las resumida e organizadamente, pelo nível de efetividade ,para servir de referência a todos que buscam aprimorar o SEO do seu portal.

Tenha certeza que você segue as técnicas de maior impacto e para aqueles que são iniciantes, aqui vão elas:

Crie um blog para seu projeto na Web.

É essencial que você tenha um blog. Seja como ferramenta principal do seu projeto ou um blog empresarial. Uma plataforma de publicação de conteúdo – Facebook não conta, ok? – é obrigação para o marketing digital nos dias de hoje.

Você pode criar um blog como esse, da Braising!
Você pode criar um blog como esse, da Braising!

Crie um RSS Feed.

Se você criar um Feed no FeedBurner, da Google, e colocar nos seus sites como links somente será necessário começar a escrever. O sistema de RSS puxa suas publicações por XML, sem que você precise fazer nada além da configuração inicial.

Links Internos.

Ter uma boa estrutura interna de links favorecem o fluxo através do site e assim aumenta a efetividade desses links. Todo artigo publicado deve levar para algum lugar, direcionando o usuário para mais conhecimento. Links internos permitem que você direcione o usuário para navegar em mais artigos seus, apenas levando ele para links externos quando você realmente não tem nada sobre de terminado assunto e precisa apontar para outra fonte.

Banners.

Crie banners para facilitar a conexão com o seu projeto na web, de todos os tamanhos e formatos para que possa acomodar tudo. Quem sabe? Talvez alguém simpatize com você e comece a divulgar seu projeto. Todo link conta e é importante, ainda mais aqueles que nascem naturalmente.

Poste conteúdo bom e original.

Essa não é uma técnica e sim uma regra para você ter um excelente projeto. Você gosta de conversar com aquelas pessoas que sempre estão falando de algo novo, são engraçadas e bem articuladas não é? Pense o mesmo do seu blog. Se ele for igual a todo mundo, sem nenhum diferencial, como ele atrairá novo visitantes?

Relacionamento com outros webmasters e blogueiros.

Se você se relaciona com outros webmasters ou blogueiros por que não pedir para eles indicar novos amigos? Troque divulgação, troque artigos, crie uma coluna para aquele conhecido que escreve bem. A internet é uma sociedade e não pense que você se dará bem fazendo as tudo sozinho.

Poste como um convidado.

Peça que um blogueiro influente que permita que você poste em seu blog um artigo relevante, original, talvez para isso você deve ganhar sua confiança e lembre-se, não exagere na obtenção de links. As chances de você receber um “não” são pequenas, afinal é um conteúdo que você está dando praticamente sem custo algum.

Tutorial em Vídeo.

Se você criar um tutorial ou manual e publicá-lo em algum lugar, esse conteúdo pode gerar um ou mais links.  Nós voltamos a questão do conteúdo original e agora focado em ajudar pessoas. Todo conteúdo que promove auxilio e ensino tem uma taxa de sucesso maior, comprovadamente.

Interaja com a comunidade digital.

Se você interagir com a comunidade sendo prestativo, os links da comunidade vão gerar outros links sem questionamentos e de forma desinteressada. Isso mesmo, não estamos falando apenas de Redes Sociais. Fóruns ainda são muito ativos e podem gerar links extremamente valiosos. Procure alguns fóruns e comunidades digitais relacionados ao seu conteúdo.

Criar uma ferramenta ou software gratuito.

Se você criar um software ou algo útil e grátis, mais usuários usarão suas ferramentas, conectando a seu site e portanto pode redirecionar tráfego para você. Se você não tem conhecimento na área de desenvolvimento web, pense em uma parceria. Lembre-se que pode crescer muito mais rápido se outros crescerem com você.

Criar microsites.

Os micro sites ou micro nichos do seu tema podem trazer para você links únicos, mas cuidado com os links wheels ou táticas black hat. A ideia basicamente consiste em você criar múltiplos micro sites sobre o assunto que você trata no seu blog e apontar diversos links para o seu projeto principal, porém se nesses pequenos sites os conteúdos forem ruins você poderá cair na malha fina dos motores de busca e receber um belo banimento!

Twitter.

Essa rede social é uma das que poderão trazer mais links, se você compartilhar algum conteúdo viral; é possível se tornar popular rapidamente. Não achei necessário ressaltar a importância de todas as redes sociais, apenas focar no Twitter como fonte de back links já é suficiente para um excelente sucesso.

Escolha o lugar certo.

Não crie nenhum backlink apenas pela diversão de criá-lo, sem ter escolhido um site com um bom PageRank que está relacionado ao tema ou conteúdo do seu website. Por favor note que o valor de um link é determinado, em alta porcentagem, as relações entre o site de origem e o site de destino.

A Análise do site também é muito importante. A escolha do site não deve apresentar um excessivo número de links externos, isso não favorece de forma alguma. Se você considera que o site escolhido é um “cachorro grande” e vai ter que distribui-lo entre muitos outros, isso pode gear perdas na porção que pertence a você, em outras palavras, quanto mais backlinks o website hospeda, será menos provável que você recebe links de qualidade.

Escolha um texto âncora que claramente identifique o seu backlink.

O texto âncora é somente o texto visível de um link, que geralmente é composto de palavras-chave para mecanismos de pesquisa, para facilitar a detecção de um link relevante para um website que combine com um assunto ou conteúdo relacionado aqueles escolhidos como palavra-chave.

Social Bookmarking com Bit.Ly
Social Bookmarking com Bit.Ly

Use os recursos que vão fornecer uma variedade de social bookmarkings.

Social bookmarking permite a você armazenar, classificar e compartilhar links, em uma plataforma online, onde o conteúdo é gerado pelos próprios usuários, você pode compartilhar com seus amigos, por e-mail e em suas redes sociais com uma melhor forma de arquivar os links nesses marcadores.

Compartilhe conteúdo de qualidade sem deixar de lado as palavras-chave do SEO interno.

É muito frustrante para visitantes de um site, encontrar conteúdo que pode não estar relacionado ou não foi desenvolvido para o assunto que ele está procurando. É muito importante otimizar o conteúdo, dependendo do desenvolvimento das palavras-chave.

Tenha cuidado para não escrever ou repetir aquelas palavras-chave.

Em qualquer lugar e sem qualquer sentido. Isso pode resultar em uma surpresa nada agradável ao visitante, considerando que não atenderá as expectativas geradas a partir do click no seu backlink e vai repercutir da mesma forma.

Comente em outros blogs.

Identifique blogs que sejam do mesmo nicho que o seu, interaja e comente ativamente e regularmente, lembre-se que o conteúdo é o principal, estão tenha certeza que suas intervenções contribuirão de alguma forma para gerar valor e lucratividade. Isso vai ajudá-lo a estabelecer relações com outros que compartilham do mesmo interesse e gerará mais tráfego no seu site.

Lembre-se de seguir as dicas acima. Criando backlinks relevantes e de qualidade você poderá atingir uma melhor posição em pouco tempo. Em geral técnicas de impacto trazem muitos benefícios, mas tudo exige persistência do webmaster e sempre buscando mais conhecimento.

Se você testou nossas dicas, deixe um comentário sobre sua experiência.

BLING
Daniel Leal

Daniel Leal

Eu escrevo para facilitar o aprendizado de outros daquilo que eu tivesse dificuldade em aprender. WordPress, WooCommerce e desenvolvimento de novas tecnologias são meus focos principais, mas marketing de conteúdo, negócios digitais e (mais recentemente) fintechs também ocupam uma parcela das minhas ideias e projetos.

18 comentários

Digital Ocean

Send this to a friend