Academia WordPress
5 opções de lojas virtuais para Wordpress

5 e-commerce Plugins WordPress para Bloggers e Freelancers

Para quem é um blogueiro ou freelancer, o recebimento através de loja virtuais oferece uma grande oportunidade de monetarizar seu blog e vender o seu conhecimento ou habilidades criativas online. Se você tem um blog estabelecido e com audiência leal, você pode vender diferentes produtos relacionados ao seu nicho para os seus leitores. Digamos que você fale sobre Super-Heróis, então um caminho legal para seguir seria a venda de camisetas ou canecas personalizadas com a temática heróis. No caso de freelancers é possível abrir um e-commerce de serviços ou vendendo seu conhecimento através de ebooks ou vídeo aulas. 

Graças a facilidade na inclusão de novos módulos dentro do Wordpress, adicionar uma ferramenta e -commerce para seu site ou organizar uma loja online se tornou muito simples. Existem vários plugins e-commerce ricos em possibilidades que você pode facilmente configurar e aqui vão 5 opções versáteis e mundialmente utilizadas.

WooCommerce

WordPress eCommerce plugin 7

Ele é um dos mais famosos plugins do WordPress e contem grande suporte de diferentes temas WordPress e processadores de pagamento. Na verdade, a maior parte dos temas WordPress focados em e-commerce vem integrados principalmente com o WooCommerce. A versão mais básica dele é gratuita e pode ser instalada diretamente do repositório de plugins, porém a empresa desenvolvedora e desenvolvedores da comunidade WC disponibilizam uma vasta lista de extensões ao plugin engrandecendo ainda mais suas funcionalidades.

Um exemplo de loja com o WooCommerce
Um exemplo de loja com o WooCommerce

 

Em breve faremos uma lista completa sobre as principais extensões gratuitas e pagas para WooCommerce, mas até lá você pode navegar pelo repositório WordPress.org e encontrar diversas novas funcionalidades que vão desde cálculo de frete até pagamentos parcelados por cartão de crédito.

Para novos temas você também encontra opções gratuitas para instalar, mas para opções de nível alto somente adquirindo uma licença que pode ir de $10 até $200. O WooCommere está totalmente em português.

Slez

WordPress ecommerce plugin

A ferramenta de maior destaque do Selz é a facilidade com que você pode vender produtos individuais ou montar uma loja virtual completa. Ele oferece fortes opções como Carrinho de Compra, produtos em promoção, social selling – vendas pelas redes sociais – e atualização automática para produtos digitais.

Se você é um freelancer, Selz tem uma função dedicada a venda de videos que permite ao seu consumidor comprar suas produções e baixar ou ver stream deles diretamente do seu site. Se você está vendendo produtos físicos, você poderá aumentar suas funcionalidades com versão Store-pro, que é um add-on para o Selz.

Selz é feito pensando no usuário mobile e por isso consegue uma excelente experiencia de uso para mobile e smartphones, sem prejudicar os usuários de desktop.

Um exemplo de loja com o Selz
Um exemplo de loja com o Selz

 

Consumidores podem pagar o produto com Master Card, Visa, PayPal e várias outras formas de pagamento adicionaveis como Add-ons.. O processo de checkout usa JavaScript e completa a mesma janela sem recarregar ou reajustes. Você pode também integrar seu MailChimp e AWeber com Selz para coletar e-mail de compradores para listas.

Selz não te cobra nada na montagem da loja ou na listagem de produtos. Você só tera o custo de 5% do preço das vendas +25 cents em cada compra.

Ecwid Shopping Cart

WordPress eCommerce plugin 4

Ecwid é outro plugin WordPress e-commerce que cobre vendas de produtos digitais e físicos. Você pode montar widget para produto individual ou para uma loja completa em seu site. A listagem de produto individual são fáceis de configurar e customizar.

WordPress eCommerce plugin 5

O preço no Ecwid depende do numero de produtos que você está vendendo. A versão gratuita te permite vender até 10 produtos. Para um negocio pequeno/medio, Ecwid recomenda o plano de U$29.5/mês que inclui 2500 produtos e oferece o melhor valor.

Em geral, no entanto, é mais valido para venda de produtos fisicos. Se você está atualmente com uma quantidade limitada de produtos ou vende produto digital apenas, EDD e Selz são opções melhores.

WP e-Commerce

WordPress eCommerce plugin 9

Com quase 3 milhões de downloads, Wp eCommerce é de longe um dos plugins mais populares de e-commerce para WordPress. Alem de ser ideal para montar uma loja online completa, WP e-Commerce é altamente customizável. Se você tem um bom conhecimento em HTML e CSS pode modificar a aparência rápida mente em sua loja.

WordPress eCommerce plugin 10

Assim como o WooCommerce, WP e-Commerce é mais direcionado a venda de produtos físicos, apesar de ter opções para venda de produto digital também. Ele inclui detalhes de envio, preço, administração de stock e opções de desconto. Ele também suporta uma grande quantidade de formas de pagamento incluindo Paypal Standard, PayPal Pro, Paypal Express e Chronopay.

No entanto, não é tão fácil de configurar ou fácil de usar do que algumas das novas soluções ecommerce como Ecwid e Selz, e principalmente o WooCommerce. Se você esta familiarizado com as opções/ferramentas padrões do WordPress e consegue lidar um pouco com a parte de programação, você não terá muito problema usando esse plugin. Para novos usuários ou menos técnicos, recomendamos as opções anteriores.

Ainda assim, é uma ferramenta poderosa e rica em possibilidades que pode tornar seu site em uma loja online.

eShop

WordPress eCommerce plugin 20

eShop é um poderoso plugin WordPress de ecommerce e shopping cart, feito para grandes sites de ecommerce em vendas de produto físico. Ele tem múltiplas listas de produto, taxas, calculo de envio e vários gateways de pagamento, que são fáceis de configurar e usar. Com mais de 500,000 downloads e uma média em pontuação de 3.8/5.0 no WordPress.org, é um dos mais populares plugins vendas online junto com o WP e-Commerce e o WooCommerce

WordPress eCommerce plugin 12

Para usuários avançados, eShop oferece grande espaço para customização. No entanto, ele tem suas limitações quando se trata de gateways de pagamento. Atualmente, você pode receber seus pagamentos usando PayPal ou Cheque/Dinheiro, só. Anteriormente, ele suportava opções como Authorize.net, Payson, eProcessing Network, Webtopay, iDeal mas eles não são suportados atualmente.

Vamos vender!

Cada um desses plugins oferece opções para tornar seu site um e-commerce completo. No entanto, os plugins que oferecem melhor venda digital costumam ser os melhores para blogueiros e freelancers, já que a maior parte deles vendem produtos digitais como eBooks, tutoriais e serviços online. A escolha do plugin deve ser feita baseado nas suas necessidades e na facilidade que você tem ao usá-lo no dia-a-dia. Não tem jeito, faça o download e teste todos eles.

Deixe um comentário com sua experiência e com qual plugin você utiliza atualmente!

BLING
Daniel Leal

Daniel Leal

Eu escrevo para facilitar o aprendizado de outros daquilo que eu tivesse dificuldade em aprender. WordPress, WooCommerce e desenvolvimento de novas tecnologias são meus focos principais, mas marketing de conteúdo, negócios digitais e (mais recentemente) fintechs também ocupam uma parcela das minhas ideias e projetos.

Add comment

Digital Ocean

Send this to a friend