Academia WordPress
Update

58 Recursos que ajudarão você a aprender e dominar técnicas SEO

Com o surgimento de mais e mais sites a cada dia, sites de qualidade estão sendo melhor indexados pelos mecanismos de buscas, e a competição pelo topo dos resultados está aumentando de forma feroz. E desde que o Google começou a atualizar de forma mais rotineira os algoritmos de pesquisa, estar atualizado com as mudanças se tornou muito importante. Algumas coisas que foram ditas 2 anos atrás podem já não ser relevantes hoje em dia.

Esse trabalho pode ser difícil e extremamente técnico, sendo essa a razão de empresas estarem contratando seus próprios profissionais de SEO. Felizmente, isso não é realmente necessário se você tiver um pequeno conhecimento em SEO, um website de qualidade e cumprir as recomendações do Google.

Neste post, Eu darei a você recursos que você pode usar para aprender sobre SEO e dominar essa técnica, incluindo algumas ferramentas gratuitas que serão úteis para resolução de problemas.

Aproveite…

SEO Noob

Para Iniciantes

Acabou de conhecer o SEO? Quer aprender um pouco por dia? Esses recursos são uma boa forma de começar:

  1. Como a pesquisa do Google Funciona Discute o básico sobre como a pesquisa do Google funciona na web, como funciona a indexação e a publicação de resultados.
  2. Como o Google Funciona Se você quer entrar no mundo SEO, você precisará entender a base de como o Google (e outros) mecanismos de busca funcionam. Esse vídeo fornece uma explicação sobre como a pesquisa do Google funciona
  3. Conseguindo o básico Se você quer conseguir tráfego do Google e melhorar sua classificação, você precisa ter um site que o Google veja como de boa qualidade.  Existem alguns sinais que o Google usa para medir a qualidade dos sites. Esse artigo mostra o básico de quais atributos você precisara.
  4. PageRank Para entender o mecanismo de busca do Google e o porquê de alguns sites estarem melhor classificados do que os outros, você precisará entender o PageRank. Esse artigo do Wikipedia irá explicar melhor. (Ainda que tenha como fonte os funcionários do Google.)
  5. O Guia Quick Sprout para SEO Um guia com 9 capítulos, no estilo infográfico para SEO. Um bom recurso se você não quer ler um livro, mas quer algo mais do que uma simples explicação.
  6. Guia Moz para SEO Não quer aprender sobre SEO através de grandes infográficos? Então confira esse guia de 10 capítulos escrito pelo pessoal do Moz.
  7. Guia para Iniciantes em SEO – Escrito pelo Google – Um documento de 32 páginas que explica como rodar SEO. Esse documento foi escrito pelo Google em 2010.
  8. 8 Primeiros Passos e Dicas SEO para Blogueiros Você é um blogueiro que quer aumentar o tráfego em seu site? Experimente ler antes esse artigo para conseguir um bom começo com conhecimento em SEO.
  9. Dicas SEO para Iniciantes – Você é um novato quando se fala de SEO? Se sim, leia esse pequeno artigo que lista as 5 coisas que você deve fazer agora para colocá-lo na direção certa.

Bônus! Criando uma Estratégia SEO – Escute da Googler (funcionária do Google) Maile Ohye sobre como criar uma estratégia SEO usando uma ampla variedade de ferramentas.

 

Ferramentas Grátis

Ferramentas Grátis e de Qualidade – O que poderia ser melhor? Confira abaixo:

  1. Ferramentas Google Webmaster –  Antes de olhar quaisquer outras ferramentas, confira esse conjunto de ferramentas fornecido pelo Google. Para ajudá-lo no uso do Webmaster Tools, confira essa página. Veja também o Bing Webmaster Tools.
  2. Open Site Explorer Também conhecido como um mecanismo de pesquisa de links, o Open Site Explorer é uma criação de Moz. Essa ferramenta lhe permite ver links para o seu site, encontrar links antigos e páginas quebradas, e pesquisar os concorrentes para ver quais estão vinculados a eles. Para conferir a barra de ferramentas e ver uma versão demonstrativa do produto, confira essa página. Para entender essa ferramenta, você precisará estar familiarizado com os termos Page Authority e Domain Authority. Veja: Essa é uma ferramenta gratuita limitada. Você precisa pagar para ter acesso completo.
  3. Microsoft SEO Toolkit O time de web da Microsoft fez uma ferramenta SEO. Veja ela aqui.
  4. Broken Link Finder Está tendo problemas com links de baixa qualidade em seu site, que acabam afetando o SEO. Encontre-os e acabe com eles com essa ferramenta gratuita encontrada aqui.
  5. SEO Site Tools Uma extensão do Chrome que eleva sua classificação, meta description, links de entrada e outras coisas mais para o site que você estiver visitando. Confira aqui.
  6. Keyword Suggestion Tool Uma ferramenta gratuita (necessita criar conta) de um SEO Book. Mostra o número de buscas por uma palavra-chave específica e fornece sugestões.
  7. Majestic SEO Uma boa ferramenta para visualizar backlinks para seu site, basta clicar aqui. Confira também o Link Diagnosis.
  8. Spider View Simulator Veja seu website do mesmo jeito que uma aranha veria. Isso irá lhe dar uma perspectiva diferente de seu site e pode te ajudar a encontrar erros e resolve-los. Confira essas outras ferramentas.
  9. Spider Test Tool Similar a ferramenta acima, mas essa é do SEO Book.
  10. Robots.txt Checker Erros no seu robots.txt podem causar problemas na capacidade de rastreamento do spider na sua página da web. Confira eles aqui com essa ferramenta gratuita.
  11. WordPress SEO Plugin Um plugin popular para WordPress. Veja aqui a página da web para ver a lista de todas as funcionalidades.
  12. Anchor Text Over Optimization O Google está penalizando os websites que estão extremamente otimizados para SEO. Parte disso envolver o texto âncora. Essa ferramenta lhe mostra quando você pode estar em risco por causa do texto âncora estar muito otimizado.
  13. Test Page Speed A velocidade do seu website afeta a classificação de sua página, então você precisa ter certeza que seu website carrega o mais rápido possível. Essa ferramenta (do google) vai medir a velocidade do seu site e mostrar sugestões de como melhorá-la. Confira aqui.
  14. Google Trends Mostra o Volume de pesquisas ao longo do tempo. Uma boa ferramenta para ver a popularidade de uma palavra-chave. Basta clicar aqui.

Conhecendo o Status do seu Website

Você quer saber o quão otimizado para SEO seu site está? Confira essas dicas para ajuda-lo:

  1. Anatomy of a Perfectly Optimized Web Page Não tem certeza de quanto a sua página está otimizada para SEO? Ou não tem certeza se sua página está otimizada? Imprima esse gráfico e pendure-o em seu escritório.
  2. Webmaster GuidelinesTire um tempo para ler esses guias e ter certeza que seu site está de acordo com o Google. Não esqueça de conferir o documento Link Schemes, que foi atualizado recentemente. Para conhecer a atualização, confira esse artigo.
  3. Marketing Grader HubSpot é uma ferramenta popular e gratuita que que te dá uma visão geral do seu desempenho em marketing, incluindo uma análise SEO.

 

 Dicas e Truques

Por “truques”, eu não quero dizer “se você fizer tal coisa com o seu site, você vai ficar em 1°!” Isso não vai funcionar. Esses artigos não prometem nada dessa natureza. Eles dão informações de qualidade para você conhecer:

  1. Configurando um SEO Amigável no seu site WordPress – WordPress é uma plataforma de publicação que é usada por milhões de websites. Leia esse artigo se você tem um site WordPress e quer configura-lo com SEO mas não está tão familiarizado com ele.
  2. SEO para Blogs Não tem um site WordPress mas gostaria de SEO para blogs? Tem um site WordPress e quer aprender sobre SEO para qualquer tipo de blog? Se sim, confira esse artigo.
  3. Truques SEO de Patrick McKenzie McKenzie mostra alguns truques SEO. Se você tem conhecimentos avançado com SEO, ler esse artigo vai ajudá-lo.
  4. Produza Conteúdo Memorável Se você tem um blog, é importante não gastar tempo e energia conseguindo twettes, likes, +1, etc. Por que? Pois ainda não está totalmente claro como isso ajuda na classificação do Google. Você deve gastar seu tempo focando na produção de um bom conteúdo. O artigo do SEO Copywriting (SucessWorks) dá uma visão geral de como transformar um artigo “meia-boca” em um artigo incrível.
  5. Estratégias SEO para empresas startups Mais dicas valiosas de McKenzie, agora focando no SEO para Startups.
  6. Ganhos Imediatos com SEO Você quer ganhos imediatos (que talvez você ainda não esteja tão familiarizado ainda) em SEO? Você está familiarizado com as title tags e h2 tags? Se não, confira esse artigo. Ele vai ajudá-lo a conseguir alguns ganhos imediatos no seu website.
  7. Software SEO para Empresas Você dirige uma empresa de software e quer saber como conseguir tráfego para seu website a partir de criação de conteúdo? Confira esse artigo com todos os detalhes.
  8. Dicas SEO de Gabriel Weinberg Já ouviu falar do mecanismo de pesquisa DuckDuckGo? O criador desse buscador, Gabriel Weinberg, dá algumas dicas de SEO aqui.
  9. SEO para E-commerce Um artigo dividido em 8 partes que investiga como otimizar um site e-commerce com SEO. Também confira dicas SEO para sites e-commerce escritas pela funcionária da Google Maile Ohye.
  10. Realizando uma auditoria SEO competitiva HubSpot lhe fornece uma visão geral de como conduzir uma auditoria SEO a partir de uma visão competitiva.
  11. O que cada programador deveria saber – Você é um desenvolvedor que está um pouco inseguro sobre SEO? Leia esse artigo escrito por um desenvolvedor explicando as entradas e saídas do SEO.
  12. Melhores Táticas SEO após o Panda Em fevereiro de 2011, o Google liberou uma atualização relativamente significante para seu algoritmo. Essa atualização ficou conhecida como Panda e penalizou o tráfego de muitos sites. Esse artigo do Quora lhe dará boas dicas para sobreviver e manter seu tráfego forte no Google no mundo pós Panda.

SEO Update

Fique atualizado

Como mencionado, é importante ficar atualizado com as alterações no algoritmo do Google. É claro que existem alguns princípios que não mudam como a boa política. Por exemplo manter um site de qualidade com uma informação precisa é prioridade principal, pois o conteúdo é o mais importante. Isso nunca vão mudar.

Mas estar informado das mudanças ou atualizações que estão dos guias do Google e seguir observando suas diretrizes. Esses recursos vão ajudá-lo a fazer isso. Eles também podem conter importantes conselhos que você pode usar para os seus empenhos em SEO. Adicione esses blogs no seu leitor de RSS para estar no topo de todas as informações SEO:

  1. Blog Central do Google Webmaster O blog oficial do Google para tudo que for relacionado a pesquisa. Escrito por webmasters.
  2. Google Algorithm Changelog Um bom, mas não oficial, recurso onde você pode encontrar o histórico de mudanças no algoritmo Google.
  3. Canal no YouTube do Google Webmaster Atualizado com frequência com um Q&A de Matt Cutts. Se existe algo obrigatório sobre o uso de SEO, é esse canal. Sem especulações, sem conjunturas, somente informações precisas vindas de funcionários chave do time de pesquisa do Google.
  4. Blog Moz Uma variedade de tópicos que são abrangidos dentro do SEO. Reúne uma variedade de blogueiros convidados
  5. Posts de KISSmetrics SEO Uma colação de artigos SEO que foram postados no blog do KISSmetrics.
  6. Terra dos Mecanismos de Pesquisa Essa página da web tem muitos bons artigos relacionados a SEO.
  7. Dave Naylor Dave Naylor é bem respeitado na indústria SEO. Leia seu blog e veja as mais recentes atualizações.
  8. Posts do HubSpot SEO – Uma coleção de posts do HubSpot relacionados a SEO.
  9. SEO Book BlogAaron Wall é bem conhecido na comunidade SEO. Esse é o blog dele, que faz parte de seu site.
  10. Jornal dos Mecanismos de Pesquisa – Possui dicas, como também notícias da indústria e comentários.
  11. SEO Roundtable Fornece uma boa visão geral das notícias relacionadas a SEO.
  12. YouMoz postagens em blogs escritos pela comunidade Moz.
  13. Guia de Mecanismos de Pesquisa Contém muitos posts intrigantes e educacionais.
  14. Alltop SEO Uma coleção atualizada continuamente com os principais posts de uma variedade de blogs SEO.

Entre na Indústria SEO

Quer participar e se comunicar interessados em SEO? Confira esses recursos:

  1. Webmaster Central Forum Um grande fórum hospedado pelo Google onde você consegue ajuda para assuntos SEO.
  2. Comunidade Moz Uma comunidade hospedada pelo Moz que fornece Q&A, artigos escritos por outras pessoas na comunidades e seminários na internet.
  3. SEO Subreddit Uma comunidade SEO no Reddit. Mostra notícias, Q&A, estudos de caso e outros.

Consiga ajuda.

Além de conseguir ajuda com os 3 recursos mencionados acima, você pode também tentar esses métodos pagos: 

  1. Fale com um especialista Você precisa falar com alguém para ajuda com dicas em SEO? Confira esses especialistas disponíveis no Clarity.
  2. Comunidade SEO BookUma comunidade SEO popular. Ela requer um pagamento mensal de $300 para ter uma conta.
  3. Inbound Um site de discussão onde muitos tópicos de marketing de entrada são resolvidos. Existe um foco pesado em SEO aqui.

Isso quer dizer que usando todas essas ferramentas, lendo blogs e artigos, falando com especialistas em SEO, levarão você a conseguir o topo nos resultados? A resposta é não. O mais importante é se lembrar que a chave para o SEO é tudo começa com conteúdo de qualidade. Depois disso, deve promovê-lo e ter certeza de compartilha-lo. Essas coisas farão você conseguir ir mais longe.

Por causa do SEO, você vai ver que no final não é tão diferente de gerenciar um negócio. Dando as pessoas o que elas querem e as informações corretas que eles precisam é o trabalho número 1. Se você praticar SEO da forma correta, mas esquecer do conteúdo de qualidade, todo o seu esforço não vai trazer resultados. Você tem que ser familiarizado com o SEO e ter um site de conteúdo de qualidade.

Eu espero que você tenha descoberto recursos e informações que sejam de utilizada. Tem algo a dizer? Diga para mim nos comentários

BLING
Daniel Leal

Daniel Leal

Eu já passei dos meus 25 anos e boa parte desse tempo eu estive online. WordPress, Plataformas e códigos são uma paixão grande, mas marketing, conteúdo e empreendedorismo falam mais alto. Eu vivo nesse conflito e escrevo sobre ele!

Add comment

Digital Ocean

Send this to a friend