Academia WordPress

Aplicação Desktop que conecta com o seu WordPress

Era de se esperar o lançamento de uma aplicação para o windows, já que não faz muito tempo que a Calypso foi orgulhosamente apresentada, que permitisse você gerenciar um ou mais dos seus WordPress diretamente no desktop. O software realiza as mesmas tarefas que a aplicação para MAC e é de se esperar que novas possibilidades apareçam com a melhoria da REST API. O vídeo explica o funcionamento completo e se você não entende outro idioma sem a bendita legenda – vamos estudar né? importante isso! – pode ficar tranquilo que o restante do artigo mostra alguns detalhes e instrui na instalação.

O que você poderá fazer?

A primeira pergunta que me fiz e também o questionamento que mais surgiu com esse lançamento foi: qual é a diferença de usar essa ferramenta ao invés do navegador ou da sua conta no WordPress.com? A possibilidade que me convenceu mais, de todas as apresentadas, foi a chance de você trabalhar com a gestão de várias instalações em um lugar só. Para quem publica em mais de um blog pode ser uma grande vantagem usar essa aplicação. O restante das vantagens envolve notificações, controle de plugins, temas e menor uso dos recursos da sua máquina mesmo.

por-dentro-do-wordpress-desktop

Imaginando que você nunca teve contado com o portal do WordPress.com, onde existe uma grande variedade de possibilidades para gestão da plataforma, o software desktop vai permitir que você:

  • Acesse estatísticas do seu WordPress como quantidade de visitação, visitação por página e etc.
  • Publique artigos e páginas.
  • Confira seus temas, plugins e atualizações.
  • Configure compartilhamento, perfil e outras funções da plataforma.
  • Tenha o um feed dos blogs WordPress que você segue.
  • Links diretos para o wp-admin, para o site e para os artigos.
  • Informações da sua conta no WordPress.com

Nesse ponto chegamos a uma pergunta que você já deve ter feito e a resposta é sim, você poderá conectar o seu blog hospedado fora do WordPress.com e ainda desfrutar de todos os benefícios. O requisito obrigatório para a conexão é usar o JetPackSe é uma desvantagem ou não para quem hospeda sozinho suas plataformas eu não sei, ainda estou bem desconfiado e precisarei passar mais tempo testando o conjunto da coisa.

Falando um pouco do JetPack, não tenho como negar a quantidade de ferramentas que ele reúne. Iniciantes, blogueiros com uma plataforma apenas ou quem realmente não quer se incomodar com a gestão de vários plugins acaba optando – e com razão – pelo JP. Eu não usava em nenhum dos meus projetos e eu precisei colocá-lo no Academia WordPress para mostrar o funcionamento dele com o software, mas ele já conflita com diversos módulos que fazem separadamente as funções que o JetPack unificou. Acho que isso é uma dica para um artigo separado sobre o assunto, não?

Sinta-se a vontade para baixar o software e testar com o seu blo, pois nesse começo deve ser uma avaliação sua em relação ao seu fluxo de trabalho com o WordPress.

[wpsm_button color=”blue” size=”big” link=”https://desktop.wordpress.com/” icon=”link” class=”” target=”_blank”]DOWNLOAD DO APP[/wpsm_button]

Quanto custa para usar?

Iria chover canivete se algo relacionado ao WordPress, lançado pela Automaticc, tivesse somente opções pagas. O plano gratuito já cobre todas as funções da aplicação e as funções que você pode executar no wordpress.com, porém existem sim outras maneiras de contratação tanto Premium como para o seu negócio (Business).

2015-12-10_10-02-05

A oferta é custosa para nós e a nossa moeda que é 4 vezes o que está nessa imagem, porém o VaultPress – serviço de backup diário – e o suporte oferecido pela WordPress.com podem salvar muitas vidas digitais para quem está sozinho no seu negócio digital ou traumatizado com experiências negativas em contratações de desenvolvedores.

Eu continuarei a usar a minha versão gratuita e esperar, ansiosamente, as atualizações na REST API junto com a aplicação desktop. Deixe um comentário – mas deixe mesmo! – contanto como foi sua experiência ou se você já está achando ruim sem nem precisar usar, vai ser legal ouvir a sua opinião.

 

 

BLING
Daniel Leal

Daniel Leal

Eu já passei dos meus 25 anos e boa parte desse tempo eu estive online. WordPress, Plataformas e códigos são uma paixão grande, mas marketing, conteúdo e empreendedorismo falam mais alto. Eu vivo nesse conflito e escrevo sobre ele!

Add comment

Digital Ocean

Send this to a friend