Academia WordPress
gmail 22
Nesta Black Friday, compre com inteligência. Aprenda novas habilidades a partir de R$ 19,99 cada
Explora las posibilidades. Desarrolla nuevas habilidades desde sólo $11,99.

Como Configurar um Email Profissional com Google Apps e Gmail

Após comprar um nome de domínio, a primeira coisa que qualquer webmaster gostaria de fazer é organizar um e-mail terminando com o nome de seu domínio. Na WPBeginner, pessoas pedem o tempo todo por recomendações de hospedagem para e-mail. Gmail tem administrado tudo muito bem então parece ilogico procurar outro provedor de e-mail, particularmente porque o Gmail é gratuito. Esse tutorial irá lhe ajudar a configurar dominio customizado com Gmail para que você possa montar um e-mail profissional sem se desfazer do Gmail e Google Apps.

Update: Google Apps não é mais gratuito. Sevocê ainda quiser um email com seu dominio, então nós recomendamos usar o seviço outlook.com.

O que é um Email Profissional?

Um email profissional é uma das melhores coisas para se ter o nome de sua empresa. Por exemplo, support@seudominio.com é um email profissional bem melhor do que seudominio@gmail.com. Existem várias formas de organizar um email profissional. Você pode usar serviços inclusos de email que vem com a maior parte dos serviços de hospedagem web para WordPress. Mas mas isso não se compara aos beneficios de te-lo com o Gmail.

Porque Escolhar o Gmail

Toda organização precisa manter o registro dos emails, geralmente eles recomendam marcas pagas de email mas usando Gmail existem multiplas vantagens. Não só é gratuito mas ainda inclui muitas funções que seguem a baixo:

  • Muito espaço: Gmail oferece mais de 10GB de espaço ou seja, você pode tranquilamente receber quantos arquivos quiser e se o seu espaço acabar, você pode pedir por mais espaço para o suporte do Gmail e receber sem hesitação.
  • More fun, less spam: Gmail livrou o mundo do spam para que você não tenha que se preocupar já que os emails são deletados antes de chegarem na sua inbox.
  • Busca de Email: Gmail te permite buscar emails assim como o mecanismo de busca da google, te permitindo encontrar o texto exato em sua caixa de e-mail.
  • Ligue para telefones: com o Gmail phone service, você pode ligar pra todo EUA e Canadá gratuitamente e tem tarifas baixas para outros paises.
  • Segurança em sua melhor forma: Gmail sempre tentou cumprir as necessidades basicas de seus usuarios para prover segurança de alto nivel, o Gmail utiliza HTTPS para manter seus e-mails seguros.
  • Tudo isso de graça: Você recebe tudo isso gratuitamente.

Passo 1: Ajustando o Google App

  1. Primeiro vá em Google Apps for Domains
  1. Uma vez que a pagina termine de carregar insira seu dominio WordPress sem digitar o “http://www” exemplo: wpbeginner.com

gmail 2

  1. Então preencha os espaços em branco com suas informações pessoais.
    gmail 3
  2. Preencha as informações sobre sua organização mas mantenha seu email alternativo o mesmo que sua conta pessoal do Gmail ou qualquer outra email ID.
    gmail 6
  3. Agora, depois de aceitar os termos e condições de serviço, aperte “create the account” e siga para o próximo passo.

gmail 5

  1. Após completar o registro com sucesso, você será redirecionado a página de configuração onde você tem que verificar seu próprio nome de domínio. Você tem duas opções: Express (ideal para indivíduos) ou custom (você pode testar apps com alguns usuários diferentes). Eu recomendo a instalação express porque leva menos de 10 minutos para terminar.

gmail 6 2

Passo 2: Verificando o Seu Dominio WordPress: 

Essa é a parte mais vital de todo o processo onde você tem que verificar o nome do seu Dominio WordPress, se você quiser usar o Google Apps. existem alguns metodos para verificação de dominio, que incluem:

  1. Recomendado: Upload de um arquivo HTML (Aqui você precisa usar um software FTP)
  2. HTML Tag (Segunda melhor opção)
  3. Google Analytics (Metodo alternativo)
  4. Domain Name Provider (Metodo alternativo)

 

Se você tem total controle sobre seu FTP então você pode apenas fazer upload de um arquivo HTML para verificação, mas se você não quer sujar as mãos a esse ponto, inserir uma tag HTML é uma boa alternativa:

  • No menu de verificação selecione Alternative Method >> HTML Tag
    gmail 7
  • Agora você verá uma linha de codigo HTML, só cole isso no seu header ou footer com a ajuda do Insert Headers and Footers Plugin para WordPress.
    gmail 8
  • Após colcar a tag de verificação volte no menu de verificação do Google App e pressione “Verify”.


Passo 3: Conectando Gmail ao seu Dominio WordPress:

  • Para habilitar o serviço do Gmail primeiro você precisa logar em sua Google App account, então você deve ir para https://wwww.google.com/a/seu-dominio.com  (obs: não esqueçaca de trocar seu-dominio pelo nome do seu dominio WordPress ligado ao Google App)
  • Logue usando seu usuario e senha.
    gmail 9
  • Do menu de navegação selecione Organization & Users >> Services. Agora procure por Gmail App e então marque “on”.
    gmail 7

Passo 4: Configurando sua WordPress/Gmail ACC

Agora para mandar e receber e-mails do seu dominio customizado do WordPress, você precisa fazer algumas modificações nas configurações de DNS do seu dominio

  • Vá ao seu Google App e logue usando sua conta.
  • Do menu de navegação, selecione: Setup>>set up Gmail >> e entao siga as instruções.

gmail 10

  • Agora depois de seguir as  instruções a seguir corretamente você será capaz de ver 5 MX records, que você deve encaminhar para o seu webhost.

gmail 12

  • Se você tem um cPanel hosting (que é o padrão), então facilmente você pode fazer essa configuração. Primeiro vá ao seu cPanel e logue usando sua conta. Agora, em seu cPanel procure por MX records Tool (geralmente logo abaixo das opções de e-mail).

gmail 11

  • Após abrir “MX Records” você terá que selecionar o seu dominio (essa opção só ira aparecer se você estiver hospedando multiplos blogs).

gmail 15

  • Agora você tem que selecionar Email routing, existem 4 formas diferentes de fazer isso, mas nós iremos selecionar “Automatically detect configuration” (recomendado)

gmail 12

  • E então adicione o MX Records que você recebeu pelo GOogle App, um a um, insira todos os 5 corretamente (aqui você deve usar a ferramenta “Add a Record Tool”)

gmail 13

  • Após adicionar os 5 registros, seu MX Records deve se parecer com isso:

gmail 14

Parabéns! Você criou um email customizado do Gmail com sucesso. obs: Pode levar cerca de 24 horas para completar a integração dos MX Records dependendo do seu host e ISP. Para paises mais modernos, deve levar poucas horas.

Agora vá até o seu Gmail e logue com sua nova conta. E é isso.

 

Texto de WPBeginner – http://www.wpbeginner.com/beginners-guide/how-to-setup-a-professional-email-address-with-gmail-and-google-apps/

Daniel Leal

Daniel Leal

Eu escrevo para facilitar o aprendizado de outros daquilo que eu tivesse dificuldade em aprender. WordPress, WooCommerce e desenvolvimento de novas tecnologias são meus focos principais, mas marketing de conteúdo, negócios digitais e (mais recentemente) fintechs também ocupam uma parcela das minhas ideias e projetos.

Adicionar Comentário

Nesta Black Friday, compre com inteligência. Aprenda novas habilidades a partir de R$ 19,99 cada

Academia WordPress

Portal de treinamento gratuito e notícias atualizadas desse extraordinário gerenciador de conteúdo e seus módulos que poderão mudar a sua vida digital.

contato@academiawordpress.com.br

Melhores Plugins 2020!

Como Configurar um Email Profissional com Google Apps e Gmail

Share via
Send this to a friend