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Como Cuidar da Reputação Online da Sua Empresa

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Reputação google alerts
Clientes em potencial tem cada vez mais procurado reviews em websites para saber a opinião de outras pessoas antes de tentar um novo produto ou serviço. De acordo com 2 estudos recentes da Nielsen, 85% dos clientes pesquisam online por informação e reviews sobre empresas locais, e 70% diz que confia em reviews online.

Nós falamos com Michael Fertik, fundador e CEO da empresa de manejamento de reputação online do Vale do Silicio Reputation.com, para descobrir como donos de empresas tomam conta da sua reputação online hoje em dia.

  1. Peça para os clientes por uma review honesta

Se um negocio já existe por vários anos, está fazendo algo certo, tendo os vários clientes como evidencia, Fertik diz. “Recolha dicas reais de seus clientes,” ele sugere. Não pague por reviews, mas faça o mais fácil possível para um cliente fazer uma review para o seu negocio. Tenha um laptop disponível perto do caixa e pergunte se o cliente não gostaria de escrever uma pequena review sobre a experiencia de compra.

  1. Não fique obsessivo sobre social media – a menos, é claro, que você queira

A maioria dos negocios não precisa de tanto tempo gasto no Facebook e Twitter, Fertik diz. Se você tem uma loja de cupcake, facebook faz sentido porque você pode listar sabores do dia e as pessoas podem querer falar disso. Se você é dono de uma empresa de cortadores de arvore, facebook não faz muito por você.

No minimo, Fertik sugeste que os donos montem facebookpages e twitter com informações para contato e os considere cartões de negocios online. Se você quer entrar em social media, não se preocupe em ficar constantemente promovendo sua empresa na sua pagina do facebook ou Twitter. “Inclua informações sobre a industria ou artigos de interesse aos cosumidores se você quer manter uma conversação, [mas você] não tem que promover, promover e promover.” diz Fertik.

  1. Pense antes de responder a uma critica hostil

“Seja muito cuidadoso antes de responder uma critica hostil [em um site de review],” Fertik avisa. Você pode até mesmo não responder. Pode ser dificil resistir a responder um feedback negativo, então antes de decidir o que fazer, respire fundo. O melhor caminho é pedir um feedback honesto dos clientes e conseguir que eles façam reviews com o passar do tempo.

  1. Monte Google Alerts

Pequenos negocios pode se beneficiar por organizar o Google Alerts, diz Fertik. Google Alerts são atualizações por e-mail, gratuitamente, sempre que você for pesquisado no Google. Assim, é uma boa ideia colocar alertas no seu nome, nome do seu negocio e qualquer outra forma que usem para encontrar sua empresa. Por exemplo, se seu nome contem tags comuns de busca, como “Bob’s best Towing” adicione a localização pra diminuir a variação e te ajudar a ter um feedback mais relevante.

BLING
Daniel Leal

Daniel Leal

Eu escrevo para facilitar o aprendizado de outros daquilo que eu tivesse dificuldade em aprender. WordPress, WooCommerce e desenvolvimento de novas tecnologias são meus focos principais, mas marketing de conteúdo, negócios digitais e (mais recentemente) fintechs também ocupam uma parcela das minhas ideias e projetos.

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