Academia WordPress

Como Instalar Google Analytics no WordPress

Saber como sua audiência interage com seu site é crucial para seu sucesso. A melhor forma de conhecer sua audiência é pelos dados de trafego e é isso que o Google Analytics prove de graça. Nesse artigo nós vamos compartilhar porque o Google Analytics é importante e como instalar Google Analytics em seu blog.

 

Porque o Google Analytics é importante para Bloggers?

Google Analytics lhe permite manter os olhos em:

Quem visita seu site

Essa parte responde qual é a posição geografica da sua audiencia, quais browsers eles usam para visitar o seu site e outras informações importantes como: resolução da tela, suporte JavaScript. Flash, linguagem e mais.

Essa informação é extremamente util e pode ajudar de várias formas. Quando montando um novo design customizado, você pode usar esses dados para deixar seu site completo para sua audiencia. Se a maior parte dos seus usuarios não tem Flash, então voce pode se distanciar de elementos flash em seu site. Se muitos dos seus usuarios usam 1280 como resolução, voce pode tomar o cuidado de de fazer seu design compativel com essa resolução ou menores.

O que eles fazem quando eles estão em seu site

Você pode rastrear onde o usuario está indo em seu site, quanto tempo ele passa em seu site, e qual é a bounce rate (porcentagem de usuarios que saem do seu site na primeira visita). Usando essas informações, você pode diminuir a bounce rate e aumentar as visualizações da sua pagina.

Quando eles visitam seu site

Olhando as horas de maior atividade do dia em seu site, você pode escolher a hora de publicar posts. Se a zona de tempo é diferente da sua, então você pode agendar se post para aquele horario.

De onde eles chegam em seu site

Essa sessão do Google Analytics mostra de onde vieram seus usuarios (por exemplo: mecanismo de busca, Link direto, link de referencia de outro site, etc).

Ele também mostra qual porcentagem dos seus visitantes vieram de cada uma dessas fontes. Google Analytics te da em detalhes cada uma dessas categorias. Se é um mecanismo de busca, então ele mostra qual te deu o maior trafego, google, yahoo, bing etc.

Os detalhes em links referenciais mostram quais sites você mais precisa trabalhar com. Se seu topo de links referenciais é o twitter, então você precisa de conteúdo exclusivo para o twitter para que sua audiencia se sinta especial. Se o topo em referencias for um site externo, então você pode considerar uma parceria.

Como eles interagem com o conteúdo do seu site

Google Analytics mostra como seus usuários interagem com o conteúdo do seu site. Ele mostra qual a porcentagem dos ususarios que clickaram em quais links e muito mais. Você pode rodar A/B split tests criando experimentos no Google Analytics para entender o que funciona melhor para seus objetivos.

Vendo essa interação, você pode trabalhar seu conteúdo em volta de seus usuarios. Vendo a resposta das questões acima, você pode se focar em estrategias que funcionem para o seu site e eliminar as que não.

 

Veja esse video sobre como instalar o Google Analytics para WordPress. Se você não gostou do vídeo ou precisa de mais instruções, continue a ler.

 

 

Como logar com Google Analytics

 

Passo 1: Primeiro você precisa criar uma conta do Google Analytics. Pra fazer isso, visiste a pagina de cadastro do Google Analytics.

Você irá ver a tela abaixo. Se você já tem uma conta Gmail, então você pode logar-se com ela. Caso você não tenha, então você terá que fazer uma conta.

Google Analytics - 1

Passo 2: uma vez que você tenha logado com sua conta do Gmail, você será levado para a tela abaixo. É ali que você se registra para o Google Analytics com sua conta Gmail.

Google Analytics - 2
Passo 3: Na próxima tela, você recebera a escolha entre website ou aplicativo mobile. Tenha certeza de ter website selecionado.

Atualmente, Google está oferecendo contas de acesso universal, o que está em beta e vem com funções extras e uma conta classica do alalytics. Sinta-se livre pra escolher. Mesmo que você escolha a clássica, você recebera as novas funções assim que saírem do beta.

Google analytics - 4

O resto das informações requeridas na pagina são auto-explicativas. Você digita a URL do seu site, nome de Login, Pais e time zone.

google analytics - 5

Uma vez que você preencheu as informações, click no botão Get Tracking ID. Você será apresentado com os termos de serviço que você deve concordar.

Passo 4: Agora você será apresentado com o codigo de rastreio do Google Analytics. Copie esse codigo porque você vai precisar coloca-lo em seu site.

Deixe a aba do analytics aberta em seu browser já que você vai precisar revisita-la, uma vez que você tenha instalado o codigo em seu site.

Google Analytics - 6

Como instalar o Google Analytics no WordPress

existem 3 formas de instalar o Google Analytics no wordpress. Colando diretamente, functions.php, e plugins.

Metodo Plugins (recomendado)

existem toneladas de plugins disponiveis para adicionar Google Analytics ao seu site. No entanto, provavelmente é melhor só usar um plugin level como:

Insert Header and Footer

Coloque o codigo do Google Analytics nas configurações do plugin.

 

Metodo Colar Diretamente

Copie o codigo que você recebeu no passo 4 e cole no header.php do seu tema logo depois da tag <body>.

 

Metodo Functions.php

nota: só faça isso se souber o que está fazendo.

adicione o digo no functions.php do seu tema e não esqueça de colocar seu codigo do Google Analytics do passo 4. Antes de colar, tenha certeza de ter lido nosso guia sobre colar snippets da web.

google code
Uma vez que você tenha instalado o Google Analytics em seu site, você pode ir de volta no passo 4 e clicar em Save.

Você pode agora na aba Reporting ver a analise do seu site. Leva cerca de 12 a 24 horas para o Google começar a lhe prover os status que você precisa.

google analytics 6
Google Analytics é necessario pra todos os blogs, então pegue agora. Se você tiver qualquer pergunta sinta-se livre para perguntar nos comentarios. Se você gostou desse artigo, por favor, compartilhe com seus amigos, no Twitter e Facebook.

 

Texto de WPBeginner em – http://www.wpbeginner.com/beginners-guide/how-to-install-google-analytics-in-wordpress/

BLING
Daniel Leal

Daniel Leal

Eu já passei dos meus 25 anos e boa parte desse tempo eu estive online. WordPress, Plataformas e códigos são uma paixão grande, mas marketing, conteúdo e empreendedorismo falam mais alto. Eu vivo nesse conflito e escrevo sobre ele!

1 comment

  • Olá,

    Obrigada pelo seu artigo. Tenho uma pergunta. Quando vou copiar o ID no plugin no wordpress, sai-me um aviso que diz que se uso o código UA manual não poderei ver o dasboards , e a outra pergunta é o código de acompanhamento tenho de cola-lo em todas as paginas ou só no cabeçalho de meu template?.

    Desde já grata pela sua atenção e aguardo resposta.

    Obrigada e cumprimentos,
    Indira

Digital Ocean

Send this to a friend