Academia WordPress
Como instalar o Wordpress

Guia: Como instalar o WordPress

Sua primeira ação como dono de um website em WordPress será fazer a instalação da plataforma. Alguém pode fazer isso para você ou até mesmo a sua hospedagem, como em alguns casos que já vem preparada com uma instalação, porém é interessante você passar por esse processo. É um aprendizado, com certeza, e poderá te dar uma visão mais abrangente dos caminhos nesse CMS.

O WordPress tem seu serviço principal e oficial de hospedagem que é o WordPress.com. Lá você cria seu blog, hospeda e ganha o suporte deles. Não existe uma liberdade muito grande, como se tem na versão que iremos falar aqui, mas para os preguiçosos ou blogs pessoais está de bom tamanho. Por outro lado, temos a versão do WordPress feita para desenvolvedores e webmasters independentes que buscam mais opções de customização, hospedagem em qualquer lugar e livre acesso ao código. Você ainda pode comprar na Swag Store do WordPress camisetas, moletons e diversas outras coisas com o símbolo e piadas internas da marca! Que outra plataforma teria isso?

Camiseta vendida na Swag Store do WordPress
Camiseta vendida na Swag Store do WordPress

Começando a Instalação

Acesse o WordPress.org, logo na página principal você verá um botão indicando o Download e com a versão em que o WordPress se encontra. Faça o download, encontre esse arquivo e deixe ele em um lugar de fácil localização pois é ele que precisaremos colocar na sua hospedagem.

Botão de Download no WordPress.org
Botão de Download no WordPress.org

O arquivo pode ser enviado por uma conexão FTP ou diretamente no administrador da sua hospedagem. Provavelmente você estará usando uma hospedagem com uma área chamada cPanel. Nela você pode buscar o Gerenciador de Arquivos para fazer esse tipo de envio, se você for novo nisso tudo ele é bem amigável e parece que você está usando seu Windows. O arquivo deve ser enviado e descompactado dentro da hospedagem na pasta PUBLIC_HTML para hospedagens com o cPanel/Linux.

Muito cuidado nesse passo, se os arquivos estiverem em outro diretório certamente o seu WordPress não funcionará.

A primeira tela, se tudo estiver correto até aqui, será a de seleção de idioma. Nas últimas versões do WordPress houve uma atualização onde ele permite essa escolha e é uma facilidade muito grande. Após a escolha ele avisará você sobre a necessidade de conectar o WordPress a um banco de dados. Os campos a preencher serão:

  • Nome do Banco de Dados: bem sugestivo.
  • Nome do Usuário.
  • Senha: usuário e senha do Banco de Dados, preste atenção!
  • Servidor do Banco de Dados: se não souber o que está fazendo, deixe como está.
  • Prefixo da Tabela: se não tem conhecimento em banco de dados, mantenha dessa maneira.

 

A criação de um banco de dados vária bastante entre hospedagens, mas como usamos o cPanel como exemplo anteriormente podemos seguir com ele nesse também. Dentro da página inicial do cPanel procure por Banco de Dados e, na página de gestão dos bancos, você terá as opções de criar um banco e criar o usuário para esse banco. Não esqueça de vincular o usuário ao banco no final da página, é essencial que eles estejam ligados. É tudo bem intuitivo e você não deve encontrar dificuldade alguma.

Com as informações corretas uma mensagem de sucesso aparecerá. Se a tela apresentar um erro de conexão, não se desespere. É apenas uma questão de conferir o usuário e a senha, 99% dos casos é isso e o restante você deve consultar o suporte da sua hospedagem.

 

A instalação prosseguirá para a tela mais importante e mais interessante de tudo isso. Nela você precisa inserir o Título do seu site, criar um usuário de acesso administrador, uma senha para esse usuário e o e-mail principal do site. Feito isso a instalação estará concluída com sucesso e você poderá entrar na área administrativa do seu WordPress (wp-admin).

Problemas Frequentes

  • Errar no usuário e senha do Banco de Dados é algo extremamente comum, fique atento a essas informações.
  • Colocar os arquivos do WordPress em uma pasta que não é a principal da sua hospedagem fará com que a plataforma não funcione, não adianta insistir. Tenha certeza da localidade e qualquer dúvida procure o suporte.

Perguntas Frequentes

  • Qual hospedagem eu devo escolher para o meu WordPress?

Se você é um iniciante nesse mundo digital busque uma hospedagem que atenda você e preste suporte em Português. Até o momento a melhor para se indicar é a Hostgator, inclusive eles têm um script automático para instalação do WordPress e se você pedir carinhosamente ao suporte eles deixam instalado para você.

  • É cansativo instalar vários sites ao mesmo tempo, como posso acelerar isso?

Procure conhecer um sistema chamado Softaculous. Ele é instalado na sua hospedagem– algumas empresas de hospedagem já fornecem esse benefício – e permite, com poucos cliques, a instalação completa do WordPress em todas suas versões. Ele é pago e tem o custo mensal de $2.00.

  • Eu preciso pagar alguma coisa além da hospedagem? Alguma mensalidade para o WordPress?

Fora o registro do domínio e a hospedagem, você não precisará gastar com nada. O WordPress é um código aberto e se alguém lhe cobrar alguma mensalidade para usá-lo tenha certeza do que está adquirindo.

 

Se você ainda está com dúvida ou precisa de ajuda no seu processo de instalação, compartilhe nos comentários!

BLING
Daniel Leal

Daniel Leal

Eu já passei dos meus 25 anos e boa parte desse tempo eu estive online. WordPress, Plataformas e códigos são uma paixão grande, mas marketing, conteúdo e empreendedorismo falam mais alto. Eu vivo nesse conflito e escrevo sobre ele!

2 comments

Digital Ocean

Send this to a friend