Academia WordPress

Como Instalar WordPress – Tutorial Completo

WordPress é conhecido com o plataforma mais popular para blogs e sitema de administração de conteúdo. Novos usuários frequentemente se surpreendem quando dizemos que WordPress é conhecido por ser fácil de se instalar também. Todas as melhores provedores de hospedagem para WordPress te permitem instalar WordPress com poucos clicks. Na maioria das circunstancias, instalar WordPress é simples e leva menos de 5 minutos. Nesse tutorial de instalação, nosso objetivo é oferecer um guia compreensivo de instalação para WordPress para iniciantes e avançados. Nós iremos mostrar pra você como instalar WordPress usando o Fantastico, Softaculous, e SimpleScripts para iniciantes. Nós iremos explicar como instalar o WordPress manualmente para nossos usuarios intermediarios. E finalmente,  para os nossos desenvolvedores e designers iniciantes, nós iremos mostrar como instalar WordPress em uma maquina local (windows, Mac e Linux).

 

Coisas que você precisa antes de instalar o WordPress:

 

Você vai precisar ter um nome de dominio e um bom provedor de hospedagem que conhece WordPress. Nós fortemente recomendamos que você use Bluehost porque eles irão lhe dar um um dominio gratuito e 50% de desconto no plano de hospedagem (especialmente para os usuarios do WPBeginner).

Bluehost é um provedor de hospedagem oficialmente recomendado de WordPress.

 

Já que esse é um muito longo e detalhado tutorial, por favor, use os links abaixo para navegar para a sessão apropriada.

  • Como instalar WordPress usando SimpleScripts
  • Como instalar WordPress usando Softaculous
  • Como instalar WordPress usando Fantastico
  • Como instalar WordPress usando FTP
  • Como instalar WordPress usando  em seu computador
  • Como instalar WordPress usando em sua linguagem
  • Como instalar uma rede multisite WordPress

Como instalar WordPress usando SimpleScripts

SimpleScripts permite empresas de web host a oferecer um instalador de 1 click para WordPress. Bluehost é uma das muitas empresas que oferece e usa esse serviço. Para usar SimpleScripts, sua compania de hospedagem precisa te-lo instalado nos servidores. Você verá quando logar-se no painel de controle. Procure por um icone como esse: 

WordPress inst 1

Na maior parte das companhias, você irá ver o icone do SimpleScripts. A imagem acima é retirada do Bluehost cPanel que oferece instalação com 1-click do WordPress. Não importa qual icone você click, você irá a uma pagina do SimpleScripts como essa:

WordPress Instal 2

Quando você clicar em WordPress, você irá ser direcionado para uma pagina com um botão de instalação. Essa também é a pagina onde você poderia administrar todas as suas instalações do WordPress se você tivesse alguma.

WordPress Instal 3

Uma vez que você click no botão de instalação, você será levado para uma pagina onde você seleciona suas preferencias de instalação. Você pode escolher a localização onde você quer instalar o WordPress (O seu site principal ou subdiretorio). Você irá escolher o titulo do seu blog aqui (não se preocupe, você pode mudar depois). Você também tem a opção de escolher credenciais de usuario (basta clicar no botão que diz “click aqui para mostrar mais”).

WordPress instal 4

Avance para baixo e aceite os termos de serviço clickando em complete. Ele irá trabalhar por baixo das cortinas para instalar seu WordPress e quando completo, você ira receber uma pagina de sucesso como essa:

WordPress inst 5

Use o login que eles lhe deram, login usando o usuario e senha. você irá ver o painel do WordPress que pode ser um pouco confuso no começo. É por isso que criamos um tutorial gratuito em video do WordPress, então use como vantagem.

Como Instalar WordPress usando Softaculous

Como o SimpleScripts, Softaculous permite empresas de web host a oferecer um instalador de 1 click para WordPress. InMotion Hosting é uma das várias companhias que usam Softaculous para esse fim. Para usar Softaculous, sua companhia de hospedagem precisa te-lo instalado nos servidores. Você verá quando logar-se no painel de controle. Procure por um icone como esse:

WordPress Inst 6

após clicar no icone do Softaculous, você será redirecionado ao painel do Softaculous. No menu do lado esquerdo, você verá uma lista de categorias de software. Click em “Blogs” e selecione WordPress.

WordPress inst 7

Agora você irá ver uma pequena amostra do software. Click no grande botão azul “install” para iniciar o processo.

WordPress Inst 8

O processo de instação requer que você preencha algumas informações importantes. Primeiramente você precisa escolher o nome de dominio em que você quer instalar o WordPress. Depois disso selecione o diretorio. Se você quer a instalação no seu dominio principal, você deve deixar o campo “In Directory” em branco. Depois, você precisa digitar o nome da database para o sua instalação WordPress (ninguem irá ver isso, você não precisa ser criativo). Nas opções de Database, você precisa modificar a tabela de prefixos para melhorar a segurança do seu site. Nós recomendamos que você a padrão: wp_prefix pra algo como wp_y0urs1t3_

e então digite a descrição do nome do seu site. Já que essa é uma instalação simpes do WordPress, você deve deixar a caixa WPMU desmarcada a menos que saiba o que está fazendo.

WordPress inst 9

Mais a frente, você irá a tela para criar sua conta de administrador do WordPress. Por favor, não use o padrão “admin” como nome de usuario. Crie algo original para você. E não esqueça de criar uma senha forte. Use seu melhor e-mail e click no botão Install.

wordpress inst 10

Uma vez que você click no botão Install, em poucos segundos o WordPress vai estar instalado e pronto pra ser usado. Tudo que você precisa fazer é ir ao SeuDominio.com/admin/ e entrar seu usuario e senha para acessar o seu painel do WordPress. O Painel do WordPress pode ser meio confuso no começo.  É por isso que criamos um tutorial gratuito em video do WordPress, então use como vantagem.

Como instalar WordPress usando Fantastico

Fantastico é um instalador de script muito famoso que é incluso em vários dos cPanel we hosts como HostGator e outros. Por um tempo, Fantastico era a elite dos script installers que usuarios guardavam como tesouro porem agora há muitos competidores como SimpleScripts e Softaculous. Se sua equipe de host tem Fantastico, então é assim que você pode usa-lo pra instalar o WordPress.

Faça seu login e em seu painel de controle, procure por um icone como esse:

WOrdPress inst 11

Click no icone e você ira ser redirecionado para o painel de controle do Fantastico. No menu do lado esquerdo, você irá ver WordPress na sessão de Blogs. Click nele e ele mostrará informações do WordPress na tela. Para instalar usando Fantastico, click no link “New Installation”.

Wordpress inst 12

Selecione em que dominio você quer instalar. Depois, entre o diretorio caso você não queira que seja instalado no dominio principal. Caso queira a instalação no dominio principal, deixe em branco. Abaixo dos acessos de administrador, digite username e password que você quer para ter acesso ao seu painel WordPress. Tenha certeza de que seu username NÃO É “admin” e que você use uma senha forte. Coloque seu nick de admin e um e-mail valido. Coloque o titulo do site e descrição (não se preocupe, você pode mudar depois). Após isso, click no botão Install WordPress.

wordpress inst 13

A próxima página irá pedir sua confirmação de todas as informações anteriores. Click em “Finish installation” para completar a instalação do seu WordPress.

wordpress inst 14

Após esses passos, sua instalação está completa. Tudo que você precisa fazer é ir ao SeuDominio.com/admin/ e entrar seu usuario e senha para acessar o seu painel do WordPress. O Painel do WordPress pode ser meio confuso no começo.  É por isso que criamos um tutorial gratuito em video do WordPress, então use como vantagem.

Como instalar WordPress usando FTP

Instalar manualmente o WordPress usando FTP é também conhecido como os famosos 5 minutos para instalar. Para instalar o WordPress usando FTP, você precisa ter o software FTP.

Primeiramente você precisa baixar a ultima versão do WordPress. Unzip o arquivo e o software FTP para fazer upload dos arquivos no seu diretorio hosteado de escolha.

 

Se você quiser instalar em seu dominio principal, então você quer instala-lo em:
your /public_html/ directory.

Se você quiser faze-lo em uma sub-pasta, então basta faze-lo em:

folder /public_html/foldername/

 

Uma vez que você tenha feito o upload, vá para o seu hosting control panel para criar a database. Nós estamos usando cPanel Web Hosting na screenshot a seguir.

wordpress inst 15

Você irá ver o campo criar uma nova database. Digite o nome da sua database e click em “Create Database”

wordpress inst 16

Agora que você criou sua database, é hora de rodar o instalador. Vá para a sua URL (onde você fez upload dos arquivos do WordPress).

Você verá uma pagina como essa:

wordpress inst 17

Click no botão para criar uma pagina de configuração. A proxima tela irá mostrar a informação que você precisa (nome da database, username e senha, database host e table prefix). Basta clicar no botão “lets go“. A seguir você irá ver o formulario para informações.

wordpress inst 19

Uma vez que você preencha as informações, click no botão “submit”. E então você será levado a pagina que tem o botão “Run the Install” click ali.

wordpress inst 20

Na proxima tela, você ira ver o formulario para entrar as informações do seu site. Essas informações serão o  titulo do seu site, seu username, senha e e-mail.

wordpress inst 21

 

Click em “Install WordPress” e pronto. Na proxima tela você verá uma nota de sucesso com seu nome de usuario e senha. Click no botão de login para começar a escrever. Se você precisar de ajuda aprendendo a usar o painel do WordPress, de uma olhada na nossa série de tutoriais gratuitos.

Como instalar WordPress em seu computador

frequentemente inciantes nos perguntam se eles poderiam instalar WordPress nos seus computadores primeiro. E a resposta certa é SIM, você pode instalar WordPress em seu computador no entando a maior parte dos iniciantes não deveria. A razão pela qual a maior parte das pessoas instala versões locais do WordPress é para criar temas, plugins ou testar coisas. Se você quer rodar um blog pra que outras pessoas vejam, então você não precisa instalar WordPress no seu computador. Se você instalar WordPress em sua maquina, a unica pessoa a ver seu site será você. Para fazer seu site WordPress disponivel na internet, você precisa de uma conta de web hosting e então instalar o WordPress usando um dos 4 metodos disponíveis acima.

Dito isso, se você ainda está interessado em tentar instalar WordPress em sua maquina para testes de plugins ou desenvolvimento de temas e etc, nós fortemente encorajamos.

 

Se você está usando Windows, então nós recomendamos que você faça download e instale WAMP. se você usa Mac, então você precisa fazer download e instalar Mamp.

Nós também temos tutorial sobre como mover seu WordPress local para um site.

Como instalar WordPress em sua linguagem

Assim como Windows, Mac, iPhone e Android, você pode usar WordPress em sua propria linguagem. WordPress é disponivel em várias linguagens incluindo mas não limitado a: Espanhol, Frances, Arabico, Coreano, Alemão, Hebreu, Hindi, Japones, Vietnamese, Chines (Han), Português e muitas outras.

Você pode até mesmo ter seu site WordPress em multiplas linguagems se você tiver um blog com multiplos autores. Nós escrevemos um tutorial sobre como instalar WordPress em outras linguas. Nota: você precisa já ter o WordPress instalado antes de mudar a lingua padrão.

Como instalar uma rede multisite WordPress

WordPress tem uma funcionalidade de rede multisite que lhe permite administrar multiplos sites WordPress usando um só painel. Isso faz sentido para negocios com diferentes sites para locais diferentes. governamentais ou não-lucrativos com diferentes departamentos ou locais, ou até mesmo organizações educacionais que querem permitir que os alunos criem seus próprios blogs.

O setup pra multisite é um pouco complicado, mas nós criamos um passo-a-passo nesse tutorial sobre como instalar e configurar uma rede multisite WordPress.

Conclusão

Nós esperamos que você ache nossos tutorial util e facil de entender. Se você tiver perguntas referentes a ele, sita-se livre para nos mandar um e-mail usando nossos contatos. Uma vez que você tenha WordPress instalado, não se esqueça de checkar nossa lista dos melhores plugins e ferramentas que nós estamos usando aqui no WPBeginner .

 

 

Texto de WPBeginner – http://www.wpbeginner.com/how-to-install-wordpress/

Daniel Leal

Eu já passei dos meus 25 anos e boa parte desse tempo eu estive online. WordPress, Plataformas e códigos são uma paixão grande, mas marketing, conteúdo e empreendedorismo falam mais alto. Eu vivo nesse conflito e escrevo sobre ele!

Adicionar Comentário

CURTA A ACADEMIA!

+10000 Elementos Web!

Dokan - Multivendor Marketplace Platform

Send this to a friend