Academia WordPress

Como saber se abriram o seu e-mail? BananaTag!

A humanidade investe bilhões em busca de respostas para as perguntas mais básicas da vida. De onde viemos? Para onde vamos? Então toda vez que uma dessas perguntas que tiram o nosso sono é respondida, precisamos mostrar a todos os nossos conhecidos. A questão revolucionária que estamos falando é: Será que as abriram o e-mail que eu enviei?

Seja pessoal ou profissionalmente, a angustia em saber se certo e-mail chegou ao seu destinatário foi recebido e até lido pode ser matadora. Na minha realidade essa ansiedade existe quando eu envio uma mensagem com a finalização de um projeto grande, uma proposta que eu gostei de escrever ou até mesmo quando peço revisões nos meus textos. Essa sensação não envolve só saber ou não se o email foi aberto, mas também após saber dessa notícia pois o tempo de resposta é um fator que diz muito sobre a reação de alguém. É esse um dos motivos que torna os marcadores de visualização tão importantes como,por exemplo, no WhatsApp. Não gosto nem de pensar na sensação de ser visualizado e não respondido, é o drama do século.

Como a movimentação de um email dentro da caixa de entrada é algo bem confidencial e envolve bastante a privacidade dos usuários, o máximo que os provedores desse tipo de serviço permitem é saber sobre a abertura e cliques em links. O que não é nenhuma novidade, já que por muito tempo empresas e softwares responsáveis por envios de email em massa analisam os dados de uma campanha baseado na quantidade de e-mails abertos, desviados e cliques executados pelos links internos das mensagens. Agora o que talvez possa não ser tão novo é a possibilidade de vocês ter essa análise para seus e-mails pessoais e é justamente essa inovação que se encontra no BananaTag.

Eu testei outros serviços semelhantes e posso afirmar que o mais simplificado é o Bananatag. Ele é um serviço que pode ser adicionado ao seu Gmail, Outlook ou outros clients que permite o rastreamento das suas mensagens enviadas e te manda uma mensagem de notificação toda vez que ela for aberta – seja a primeira ou várias vezes – ou se um link interno foi clicado. Dentro da sua conta, no site deles, você acompanha alguns gráficos mostrando as taxas de abertura em comparação a taxas de envio, os horários de abertura e assim por diante.

Painel do BananaTag
Painel do BananaTag

A instalação é feita através de uma extensão adicionada no seu e-mail. Fique tranquilo que você ainda mantém a opção de enviar sem rastreamento, o que é útil se você não tem interesse em saber do paradeiro de certos e-mails – aqueles internos ou para pessoas bem chatas. Junto com a instalação você recebe, em qualquer plano, uma ferramenta gratuita de agendamento de e-mails que é tão fantástica quanto o rastreamento. Para os desenvolvedores a boa notifica é a que a API do Bananatag está disponível para novas integrações e segue bons padrões de código.

Faça um teste com o Bananatag com o plano gratuito. Você pode enviar até 5 emails por dia que serão rastreados, mas eu te garanto que você assinará o pacote PRO deles logo que receber a notificação do primeiro email aberto. O primeiro plano pago tem o valor de $5 e rastreia até 100 emails diariamente.

Esses são os planos do Bananatag
Esses são os planos do Bananatag

Se você tem alguma dúvida de como funciona o Bananatag ou quer indicar outro serviço para testarmos, deixa um comentário!

BLING
Daniel Leal

Daniel Leal

Eu já passei dos meus 25 anos e boa parte desse tempo eu estive online. WordPress, Plataformas e códigos são uma paixão grande, mas marketing, conteúdo e empreendedorismo falam mais alto. Eu vivo nesse conflito e escrevo sobre ele!

1 comment

Digital Ocean

Send this to a friend