Academia WordPress

Como será o WordPress 4.3 – Gifs e explicações

Uma nova versão do WordPress está pronta para ser lançada e promete ser uma das mais interessantes para esse ano, por mais que alguns estejam achando bem controversa. Um dos pontos altos é a adição dos Menus ao Theme Customizer. Fora essa parte de customização, temos muitas outras novidades vindas por aí. O pessoal do WPMUDEV Blog criou alguns GIfs para ajudar você a entender as mudanças, então vamos lá!

Menus no Theme Customizer

Existe uma enorme briga sobre as novidades que o Theme Customizer vem trazendo e o fato dele estar se tornando obrigatório. Eu não discordo ou concordo, inclusive deixo isso para você escrever nos comentários, mas uma coisa é certa: quanto maior a quantidade de funcionalidades adicionadas a ele, maior a chance dele se tornar um item padrão do WordPress em um futuro bem próximo.

Na atualização 4.3 você terá uma nova experiência em relação a organização dos menus. Agora as coisas acontecem em tempo real e não mais naquela velha página onde você criava, salvava e torcia para ter feito certo. Basicamente é a mesma coisa, porém em um novo espaço e muito mais amigável. Você pode ter uma ideia com essa imagem:

 

Novos menus no WordPress 4.3
Novos menus no WordPress 4.3

 

Favicon se torna uma configuração padrão

Sabe aquele pequeno icone/imagem que fica na aba do seu navegador e muda de site para site? Ele se chama Favicon – ou ícone do site – e até então você adicionava ele no seu WordPress através de uma funcionalidade no tema, um plugin especializado ou fazendo upload direto na pasta raiz do seu blog.

A partir de agora ele é uma configuração direta do WordPress e você deverá fazer o upload de uma imagem de, no mínimo, 512px por 512px. Os outros tamanhos do ícone serão gerados automaticamente pelo WordPress.

Wordpress 4.3 agora com Favicon
WordPress 4.3 agora com Favicon

Atualização nas senhas

Uma nova interface foi adicionada com o objetivo de induzir as pessoas a utilizarem senhas mais seguras. Agora ao invés de você digitar inicialmente, uma senha forte é autogerada. É claro que você pode alterar isso posteriormente para o que melhor te agradar.

Se o WordPress detectar que você está usando uma senha fraca, uma caixa de seleção aparecerá e você deverá marcar que está ciente dessa fraqueza.

Mudanças nas senhas do WordPress 4.3
Mudanças nas senhas do WordPress 4.3

Melhorias na Edição de Texto

Uma reclamação da maioria dos usuários do WordPress é que a edição de texto não é uma das melhores. Em comparação com a experiência de edição do Medium, por exemplo, deixa muito a desejar.

  • A boa notícia é que isso irá mudar no WordPress 4.3. As melhorias são:
  • *  e – serão convertidos em listas não ordenadas.
  • Números seguidos de um ponto e espaço serão convertidos em listas.
  • 2 até 6 hashs (#) serão convertidos nos títulos H2 até H6.
  • O caractere > será convertido em Quote.

Falando como usuário antigo do WordPress eu posso dizer que essa é uma das mudanças mais significativas para mim. Eu uso outro editor para criar artigos primeiro e depois converto eles em um post WordPress, porém eu pretendo parar com essa prática e começar a escrever diretamente nos meus blogs. Isso vai salvar um tempo para todos, te garanto!

 

Melhorias na edição de texto do WordPress
Melhorias na edição de texto do WordPress

Uma visão da lista de posts no Celular.

Diversas inovações no layout das páginas de administração estão sendo feitas com o objetivo de tornar a navegação mais fácil e amigável no ambiente mobile. Agora as informações dos artigos, ao invés de se amontoarem em tabelas, ficarão dentro de um drop-down.

Post list no WordPress 4.3
Post list no WordPress 4.3

Pequenos ajustes e coisas para desenvolvedores

Como em todas as atualizações do WordPress, essa vem cheia de pequenas alterações, mudanças e correções de bugs. Uma lista de algumas coisas que podem ser significantes para você:

  • Um novo tipo de template foi adicionado: singular.php.
  • Essa mudança eu preciso dar um parecer pessoal, porque finalmente atenderam algo óbvio! Comentários agora são, por padrão, off em páginas e todos os posts types que não definem se suportam ou não comentários.
  • Termos compartilhados em diferentes taxonomias agora serão separados em termos diferentes.
  • Style Constructor, do PHP4, será descontinuado nessa versão e com certeza essa é uma nova boa notícia. Isso significa que o WordPress está evoluindo o seu código na direção certa.
  • PressThis agora tem um editor de texto HTML.

Como ver essas atualizações antes do lançamento?

Se você está interessando em conhecer as inovações do WordPress antes do lançamento oficial existe uma maneira muito simples para fazer isso. Basta você instalar – e eu recomendo em uma versão de testes, possivelmente em localhost – o plugin WordPress Beta Tester.

Se você achar qualquer bug e gostaria de reportar aos desenvolvedores, você pode ir até essa seção e abrir um ticket. A sua contribuição é bem importante para todos, não deixe de participar ativamente da comunidade.

Enfim, o que achar de tudo isso?

O lançamento dessa versão ainda será feito dentro de algumas semanas – acredito que o meio de agosto – e, como foi mencionado, até lá você pode conhecer as novas funcionalidades ou as correções no ambiente Beta.

Não tem nenhuma novidade que não tenha me agradado, e eu deixei isso bem claro em relação a felicidade pelas melhorias no editor de texto, então basicamente segue como esperado. Em relação a customização do tema começar a ser algo padrão do WordPress pode resolver muitos problemas, porém pode causar uma briga gigante com os desenvolvedores. Só saberemos quando for oficializado, então não adianta especular!

Por mais que com a venda do WooCommerce o WordPress aparentou ter se tornado mais comercial ainda, essas atualizações só nos mostram que ele continua com um foco grande em usabilidade e criação de conteúdo.

O que você achou? Deixe seus comentários, críticas e perguntas!

 

BLING
Daniel Leal

Daniel Leal

Eu escrevo para facilitar o aprendizado de outros daquilo que eu tivesse dificuldade em aprender. WordPress, WooCommerce e desenvolvimento de novas tecnologias são meus focos principais, mas marketing de conteúdo, negócios digitais e (mais recentemente) fintechs também ocupam uma parcela das minhas ideias e projetos.

Adicionar Comentário

Digital Ocean

Send this to a friend