Academia WordPress

Conheça o melhor mercado de temas para WordPress

Lançado no ano de 2008, o ThemeForest é uma criação do grupo Envato, e se caracteriza como o maior e mais completo portal virtual de vendas de material para inúmeras plataformas de conteúdo, lojas virtuais e outros sistemas. Um dos maiores atrativos – e também o ponto que iremos mais tocar no artigo – do portal é a grande quantidade de temas completos para WordPress. Outros portais desse mesmo criador também existem e fazem a venda de outros itens como plug-ins WordPress, scripts em linguagens de programação, jingles, produções de vídeo e a lista contínua para uma infinidade de produtos digitais.

O grande diferencial do ThemeForest é a maneira como ele funciona, que pode ser definida como um tipo de loja colaborativa de altíssimo nível. Seu espaço virtual é dividido em várias seções, na qual cada uma delas é destinada a um assunto específico do meio digital. O ThemeForest, por exemplo, contém materiais para Web, já o CodeCanyon é para plugins e assim por diante.

Inicio do site Theme Forest

No ThemeForest é possível encontrar uma grande quantidade de templates WordPress , que são a escolha ideal para as pessoas que não entendem muito sobre internet mas que ainda assim desejam conseguir um resultado profissional. É importante ressaltar que os templates WordPress não são apenas focados em blogs, mas para todas as formas na quais é possível aplicar essa plataforma. Inclusive um dos temas mais vendidos no ThemeForest é para lojas virtuais com mais de 6 mil vendas feitas pelo site.

Ao efetuar a compra de um tema você não leva apenas um pacote, porém conta com atualizações constantes, suporte do desenvolvedor e até pequenas correções caso o seu produto apresente mal funcionamento dentro do seu servidor. Se você busca adquirir um desses templates e revender a seus clientes, sabia que isso é possível através da aquisição de licenças especificas para esse caso.

Dentro do ThemeForest os templates são divididos em categorias para facilitar sua escolha:

  • Corporate

Na subcategoria Corporate, estão os temas que podem ser usados como base para páginas institucionais ou para páginas de empresas. Para os que desejam iniciar o seu próprio negócio ou dar uma renovada em um site velho da sua marca, está é, com certeza, a categoria ideal.

  • Creative

Nessa subcategoria estão os templates WordPress que priorizam a criatividade, e que são feitos para atrair a atenção dos internautas. Essa é a escolha perfeita para empresas de marketing e publicidade ou para produtoras de material audiovisual pois esses tipos de sites necessitam de um design criativo e diferenciado.

  • Blog

Nessa parte do ThemeForest, o cliente pode encontrar uma grande variedade de opções para a criação de blogs pessoais. Caso o objetivo seja lançar um jornal ou uma revista online, essa categoria também é indicada pois possui templates WordPress ideais para esse formato de blog.

  • BuddyPress

Os temas da subcategoria BuddyPress são feitos para a criação de sites nos quais a interatividade com os internautas é o mais importante, ideais para os clientes que desejam criar fóruns ou comunidades dentro do site.

  • Directory and Listings

Em casos onde a quantidade de informação a se colocar no site é muito grande, organizá-lo pode parecer uma tarefa bastante complicada. Para essas situações, existe a subcategoria Directory and Listings cuja estrutura é de fácil adaptação e permite que se acrescentem novos tópicos, que mudem a ordem das informações ou que se criem novas listas.

  • E-commerce

As compras online estão crescendo cada vez mais em todo o mundo e se tornando uma parcela importante das vendas de inúmeras empresas. Aqueles que querem investir em um site de e-commerce devem se dirigir diretamente a essa subcategoria, na qual é possível encontrar templates adequados para atrair clientes e aumentar as vendas da marca.

tema-themeforest-lojas-virtuais

Em sua maioria dos temas são criados para o plugin WooCommerce.

  • Education

Não são apenas as empresas que podem estruturar os seus sites através dos templates de WordPress. Nessa subcategoria estão os templetes para a criação de páginas de universidades, colégios e cursos em geral voltados à educação. A principal característica desses temas é seu aspecto profissional, que permite um acesso fácil e funcional das páginas.

  • Wedding

Essa subcategoria é especializada para empresas que trabalham com casamentos, seja na decoração, no buffet, nas flores ou até mesmo com os vestidos de noiva. Nessa seção do ThemeForest estão temas de aparência limpa e sofisticada, ideais para esse segmento de empresas que buscam atrair o cliente de forma elegante e não apelativa.

  • Entertainment

Como já diz o nome, essa categoria é voltada para os sites de entretenimento, nos quais o objetivo é o compartilhamento de vídeos, músicas, tutoriais ou receitas em geral. Alguns dos temas já são personalizados, mas ainda assim podem ser alterados caso o cliente desejar.

  • NonProfit

Na seção NonProfit se encontram diversos templates WordPress para clubes de futebol amador, associações de filantropia, instituições caridade e sites religiosos. Essa é a categoria indicada para aqueles que procuram criar um site para alguma organização sem fins lucrativos.

  • Real Estate

A criação de páginas para aluguéis ou venda de casas exigem uma estrutura específica, com mapas interativos sobre a região, calculadoras de preços e códigos de localização, por exemplo. Os templetes dessa categoria são feitos pensando justamente nas agências imobiliárias ou turísticas, com todos os itens necessários para a elaboração de seus sites.

  • Miscellaneous

A categoria Miscellaneous é a mais generalizada, na qual estão o restante dos templates WordPress que não se encaixam nas demais. Apesar de não terem uma categoria definida, é possível encontrar aqui temas de alta qualidade.

A Envato possui regras bem rígidas sobre o conteúdo que é aceito em seus marketplaces. Para que os criadores desse conteúdo consigam disponibilizar seu material no site, a regra básica é que ele não possua em seu código nenhum erro de acordo com o validador do W3C. Esse é o grande diferencial dos temas e garante que você não adquiria nada mal feito.

Como devo fazer para comprar esses temas através da plataforma Themeforest?

Após escolher o seu tema favorito, o primeiro passo é clicar no botão “Purchase” – o botão de comprar – que está logo ao lado do tema. Em seguida, irão aparecer duas opções de pagamento, a primeira é para pagar com cartão de crédito internacional e a segunda com Paypal, que é, sem dúvidas, a forma mais rápida e fácil.

Se você não possui um cartão de crédito internacional saiba que é possível adquirir um pré-pago, feito para pagamentos esporádicos e sem pré-requisito nenhum. O melhor serviço dessa natureza está no portal Neteller e você pode conhecer mais nesse artigo.

Após finalizar a compra o botão indicando o download aparecerá na sua tela e para o produto fica disponível, assim como suas atualizações, na seção de downloads da sua conta no ThemeForest.

Se você tem alguma dúvida ou gostaria de compartilhar uma experiência sobre o ThemeForest deixe um comentário!

BLING
Daniel Leal

Daniel Leal

Eu escrevo para facilitar o aprendizado de outros daquilo que eu tivesse dificuldade em aprender. WordPress, WooCommerce e desenvolvimento de novas tecnologias são meus focos principais, mas marketing de conteúdo, negócios digitais e (mais recentemente) fintechs também ocupam uma parcela das minhas ideias e projetos.

2 comentários

Digital Ocean

Send this to a friend