Academia WordPress

Protegendo suas imagens e conteúdo – Botão Direito do Mouse

Se você tem muitas imagens no seu site WordPress ou você está criando um site cheio de imagens pra, digamos, um fotografo, faz sentido fazer tudo o que puder para proteger o conteúdo registrado. Apesar de não existir uma forma de impedir completamente que os visitantes roubem suas imagens, você pode dificultar esse processo desabilitando o clique direito do mouse – aquele que abre uma caixa de opções para você Salvar Como – dentro do seu site.

Existem dois plugins bem interessantes para desativar o botão direito do mouse que serão apresentados agora e logo depois irei dar minha opinião sobre valer a pena ou não essa restrição em seu WordPress.

Right Click Disable Original

Impede os visitantes de interagir com suas imagens. Esse é um plugin usa Java Script para mudar a ação do click direito na tag HTML responsável pela imagem – IMG – para desabilitar o menu de contexto.

right-click-disable-original

Ele desabilita o menu só em suas imagens, então outras funções de clique direito funcionam normalmente.

Nos casos em que a opção de abrir a imagem em uma janela separada – configuração que é feita ao fazer o upload da imagem – não terão a função desabilitada e o clique direito ainda funcionará normalmente. Para lidar com isso, você precisa ter certeza de que qualquer imagem que for colocada no seu site tenha a sua configuração para não abrir em uma tela separada.

Alguns browsers impedem que o JavaScript altere o menu de contexto. Para resolver isso, o plugin usa uma imagem substituta que aparece no lugar da imagem a ser clicada.

WP Content Copy Protection & No Right Click

Esse plugin leva a tarefa de desabilitar o click direito para outro nível.

wp-content-protection

Além de desligar o click direito, WP Content Copy Protection te permite desabilitar o CTRL+A, CTRL+C, CTRL+X, CTRL+S ou CTRL+V (e comandos equivalentes para o OS X) assim como desabilita a habilidade de selecionar texto. Isso significa que você pode proteger suas imagens e textos completamente.

Dentro da área de administração do WordPress você encontrará um menu de configuração para controlar as proibições que o plugin gera e ainda habilitar a proteção CSS.

As funções básicas do plugin são gratuitas, mas você pode atualizar para a versão premium e aproveitar outras funções. Uma das vantagens da versão paga é uma mensagem que aparece dentro do seu WordPress alertando sobre o bloqueio.

Você deve desabilitar Clique Direito?

Enquanto desabilitando click direito vai impedir os usuários do dia-a-dia de copiar suas imagens sem autorização, de forma não tão efetiva. Usuários que realmente querem pega-las pode simplesmente tirar uma screenshot ou desabilitar o javascript para ligar o click direito novamente.

De qualquer forma, se você realmente produz um tipo de conteúdo que pode ser copiado de forma ilícita e gerar prejuízo para você, toda proteção é válida. Uma ação muito importante é manter sempre informando dentro do seu WordPress sobre a natureza do seu conteúdo. Geralmente esse tipo de aviso encontra-se no rodapé ou em uma página especifica.

As imagens podem ser protegidas com marcas d’agua – como se fossem etiquetas transparentes que vão acima das suas imagens, identificando elas como suas. É possível criar essas marcas automaticamente no WordPress com o plugin Easy Watermark.

Se você passa por problema com cópias e não consegue resolver ou achou uma solução mais interessante, compartilhe nos comentários!

BLING
Daniel Leal

Daniel Leal

Eu escrevo para facilitar o aprendizado de outros daquilo que eu tivesse dificuldade em aprender. WordPress, WooCommerce e desenvolvimento de novas tecnologias são meus focos principais, mas marketing de conteúdo, negócios digitais e (mais recentemente) fintechs também ocupam uma parcela das minhas ideias e projetos.

1 comentário

Digital Ocean

Send this to a friend