Academia WordPress

EASYENGINE: Erro do Bando de Dados (ee_mysql_grant_host)

Bug ocorre quando o servidor tenta efetuar o download do pacote WordPress para instalação.

O que é EasyEngine?

É um pacote de instalação optimizada das principais ferramentas que o seu servidor – dedicado ou vps – precisa para website simples, sistema ou plataforma de gerenciamento de conteúdo online. Tem um artigo no blog que explica tudo sobre a Easyengine e os primeiros passos para sua utilização.

Não farei nenhuma introdução maior ou descrever vantagens, experiencias, para evitar enrolações. Espero que os desenvolvedores WordPress ou administradores cloud que estão passando por esse problema percam menos tempo do que eu precisei para juntar a solução em um texto só.

O Problema

Ao acessar um dos VPS com os quais trabalho já comecei a digitar o código de criação padrão do WordPress:

sudo ee site create exemplo.com.br --wp

No momento em que o sistema busca a última versão do pacote de instalação do WP e inicia a criação da base de dados, o erro aparece – geralmente – com está mensagem:

Downloading WordPress [Fail]
Oops Something went wrong !!
Calling cleanup actions ...
'ee_mysql_grant_host'

Com certeza o seu primeiro pensamento – assim como eu – foi corrigir as permissões de acessou ou credenciais do Mysql. Pode ser que futuramente descubram algo relacionado, porém a correção não é relacionada a isso.

Faça um Backup

Não faça nenhuma modificação no seu servidor ou na sua instalação WordPress sem antes criar um backup completo. Provedores Cloud como a DigitalOcean, Vultr e AWS ofertam solução de backup a valores bem baixos, vale a pena para quem acaba esquecendo de conferir ou configurar novamente de tempos e tempos, garantindo a integridade dos seus arquivos.

Servidores Linux – particularmente os meus com maioria usando Ubuntu – tem ferramentas como o automysqlbackup ­a disposição.

Solução Rápida

Acesse o seu servidor – obviamente o que está apresentando erros na Easyengine – e rode o código para criação de um website sem banco de dados ou WordPress:

sudo ee site create exemplo.com.br

Caso ocorra algum erro, vou te sugerir que busque mais informações e talvez esse artigo não seja o que procurava. Se a criação finalizou sem bugs, então vamos em frente.

A maneira mais prática de voltar a criar instalações do WodPress através do easyengine, além de ser uma configuração bem vantajosa que talvez você desconheça, é alterando o locale do WP-CLI. Além de corrigir o problema você ainda aprende a deixar configurado o download para português (Brasil).

WP-CLI é uma interface de linhas de comando que permite atualizar plugins, configurar instalações multisite e outras diversas funções sem usar um navegador da Web. A Easyengine instala automaticamente o WP-CLI em seu servidor.

O primeiro comando, abaixo, força o download do pacote WordPress com o idioma que for inserido e usando as permissões de root:

wp --allow-root core download --locale=pt_BR

No servidor que precisei corrigir esse bug não tive sucesso tentando forçar o download. Somente solucionei o problema executando essas três linhas de código:

CONFIGYML="/root/.wp-cli/config.yml"
echo "core download:" > $CONFIGYML
echo "  locale: pt_BR" >> $CONFIGYML

Reinicie o EasyEngine com o comando:

ee stack restart

Teste a criação de uma nova instalação WordPress:

sudo ee site create exemplo.com.br --wp

Pronto! O seu servidor voltou ao normal.

Deixe o seu comentário e me conte se encontrou outros bugs de Servidor, do EasyEngine ou está com dúvidas sobre essa correção.

Daniel Leal

Eu já passei dos meus 25 anos e boa parte desse tempo eu estive online. WordPress, Plataformas e códigos são uma paixão grande, mas marketing, conteúdo e empreendedorismo falam mais alto. Eu vivo nesse conflito e escrevo sobre ele!

Adicionar Comentário

CURTA A ACADEMIA!

+10000 Elementos Web!

Dokan - Multivendor Marketplace Platform

Send this to a friend