Nós bem sabemos que o maior motor de busca da internet, o Google, vive atualizando seu tão protegido algoritmo de pesquisa. Essas inovações é que fazem dele tão preciso ao te entregar o que procura, ao avaliar blogs e websites relevantes dentre outras coisas. No ano passado – 2015 – ele lançou atualizações drásticas como a Hummingbird, Penguin e Panda que mudaram diversos pontos em relação as pesquisas e consequentemente na optimização (SEO) que é necessária para atingir os primeiros lugares.
Hoje é um dia que marca uma grande reciclagem nas pesquisas que fazemos dentro do Google. O chamado Mobilegeddon – apelido dado pela comunidade já que o nome real é Mobile Friendly Update – vem sendo testado desde dezembro de 2014 e promete penalizar fortemente os websites, blogs e lojas virtuais que não estiverem adaptadas para as telas dos dispositivos móveis. Porém, essa atualização afeta apenas as buscas feitas em celulares, não mudando em nada o que acontece nas pesquisas realizadas nos tablets ou desktops – computadores de mesa. Como 60% das buscas no Google estão ocorrendo de dispositivos móveis, esse gigante entendeu que seria necessário tomar medidas drásticas atender melhor quem busca pelos celulares.

O termo “design responsivo” surgiu junto com essa nova era de smartphones e internet em qualquer lugar. Com o aumento significativo do uso de dispositivos móveis para acessarmos websites e blogs, foi necessário mudar a maneira como o web design era visto – pensando somente em telas grandes – e agora deixando ele adaptável para telas pequenas. No começo a saída era criar dois websites, um para telas grandes e outro para telas menores, e redirecionar os usuários com base nas suas respectivas telas. Isso, como você pode imaginar, é muito mais trabalhoso e bem pouco amigável. O design responsivo veio para solucionar o problema e mostrando que é possível criar apenas um website que se adapta para todas as telas. Os elementos são rearranjados, as imagens redimensionadas, itens são cortados e menus encolhidos. Websites, blogs e lojas virtuais responsivas agora são uma obrigação graças ao Google.
Saiba se você será afetado
Existe uma maneira bem simples de verificar se o seu website receberá essa penalização nas buscas por celulares, basta você acessar o Teste de Compatibilidade com Dispositivos Móveis que o próprio Google disponibiliza. Faça o teste e se aparecer a mensagem: “Incrível! Está página está compatível com dispositivos móveis.”, fique tranquilo! O seu website não sofrerá nada e só tem a ganhar com essa atualização.

O novo algoritmo verifica o seu portal no nível de página, ou seja o conjunto todo é o que vai contar e não apenas a página principal. Fatores como tamanho das imagens, tempo de carregamento e facilidade no uso vão contar para o seu posicionamento nas buscas orgânicas.
Não existe só um lado negativo no Mobileggedon. Quem estiver com seu website bem alinhado e responsivo terá vantagem, possivelmente ganhando mais visitas a partir de hoje.
O que exatamente vai acontecer?
Fique tranquilo, se o seu website não estiver pronto para mobile ele não ficará com zero visitas ou impossibilitado de ser acessado – até porque o Google não pode fazer isso. Em resumo, você dificilmente e talvez não aparecerá nas buscas feitas em celulares.
Por exemplo, um website não responsivo de uma mecânica que eu sempre busquei para ver o endereço. Agora, com a atualização do Google, é provável que eu vá encontrar o concorrente dessa mecânica que tem um website responsivo e está aparecendo na primeira página ao invés daquele resultado que eu sempre tive. Isso tudo no meu celular.
Não parece muito, mas para negócios, blogs e lojas locais pode ser uma mudança significativa. Fique atento no seu monitor de visitas.
Não é tão difícil corrigir…
Tudo que você precisa fazer é deixar o seu website responsivo. Seja criando um novo website ou alterando o seu existente, não tem outra saída a não ser adaptar o layout para se encaixar nas telas de celulares.
Procure um especialista – inclusive a agência Braising pode e sempre forneceu esse serviço, além de somente criar websites, blogs e lojas virtuais responsivas – para te auxiliar nessa modificação e não fique para trás.
Qualquer dúvida a respeito dessa nova atualização do Google ou se você já sentiu os efeitos, compartilhe nos comentários!
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