Academia WordPress

Google atualiza seu Algoritmo: Mobileggedon

Nós bem sabemos que o maior motor de busca da internet, o Google, vive atualizando seu tão protegido algoritmo de pesquisa. Essas inovações é que fazem dele tão preciso ao te entregar o que procura, ao avaliar blogs e websites relevantes dentre outras coisas. No ano passado – 2015 – ele lançou atualizações drásticas como a Hummingbird, Penguin e Panda que mudaram diversos pontos em relação as pesquisas e consequentemente na optimização (SEO) que é necessária para atingir os primeiros lugares.

Hoje é um dia que marca uma grande reciclagem nas pesquisas que fazemos dentro do Google. O chamado Mobilegeddonapelido dado pela comunidade já que o nome real é Mobile Friendly Update – vem sendo testado desde dezembro de 2014 e promete penalizar fortemente os websites, blogs e lojas virtuais que não estiverem adaptadas para as telas dos dispositivos móveis. Porém, essa atualização afeta apenas as buscas feitas em celulares, não mudando em nada o que acontece nas pesquisas realizadas nos tablets ou desktops – computadores de mesa. Como 60% das buscas no Google estão ocorrendo de dispositivos móveis, esse gigante entendeu que seria necessário tomar medidas drásticas atender melhor quem busca pelos celulares.

Um website responsivo funciona em todas as telas
Um website responsivo funciona em todas as telas

O termo “design responsivo” surgiu junto com essa nova era de smartphones e internet em qualquer lugar. Com o aumento significativo do uso de dispositivos móveis para acessarmos websites e blogs, foi necessário mudar a maneira como o web design era visto – pensando somente em telas grandes – e agora deixando ele adaptável para telas pequenas. No começo a saída era criar dois websites, um para telas grandes e outro para telas menores, e redirecionar os usuários com base nas suas respectivas telas. Isso, como você pode imaginar, é muito mais trabalhoso e bem pouco amigável. O design responsivo veio para solucionar o problema e mostrando que é possível criar apenas um website que se adapta para todas as telas. Os elementos são rearranjados, as imagens redimensionadas, itens são cortados e menus encolhidos. Websites, blogs e lojas virtuais responsivas agora são uma obrigação graças ao Google.

adaptavel desktop primeiro estatico 2 estativo

Saiba se você será afetado

Existe uma maneira bem simples de verificar se o seu website receberá essa penalização nas buscas por celulares, basta você acessar o Teste de Compatibilidade com Dispositivos Móveis que o próprio Google disponibiliza. Faça o teste e se aparecer a mensagem: “Incrível! Está página está compatível com dispositivos móveis.”, fique tranquilo! O seu website não sofrerá nada e só tem a ganhar com essa atualização.

Confirme se seu website funciona em celulares
Confirme se seu website funciona em celulares

 

O novo algoritmo verifica o seu portal no nível de página, ou seja o conjunto todo é o que vai contar e não apenas a página principal. Fatores como tamanho das imagens, tempo de carregamento e facilidade no uso vão contar para o seu posicionamento nas buscas orgânicas.

Não existe só um lado negativo no Mobileggedon. Quem estiver com seu website bem alinhado e responsivo terá vantagem, possivelmente ganhando mais visitas a partir de hoje.

O que exatamente vai acontecer?

Fique tranquilo, se o seu website não estiver pronto para mobile ele não ficará com zero visitas ou impossibilitado de ser acessado – até porque o Google não pode fazer isso. Em resumo, você dificilmente e talvez não aparecerá nas buscas feitas em celulares.

Por exemplo, um website não responsivo de uma mecânica que eu sempre busquei para ver o endereço. Agora, com a atualização do Google, é provável que eu vá encontrar o concorrente dessa mecânica que tem um website responsivo e está aparecendo na primeira página ao invés daquele resultado que eu sempre tive. Isso tudo no meu celular.

Não parece muito, mas para negócios, blogs e lojas locais pode ser uma mudança significativa. Fique atento no seu monitor de visitas.

Não é tão difícil corrigir…

Tudo que você precisa fazer é deixar o seu website responsivo. Seja criando um novo website ou alterando o seu existente, não tem outra saída a não ser adaptar o layout para se encaixar nas telas de celulares.

Procure um especialista – inclusive a agência Braising pode e sempre forneceu esse serviço, além de somente criar websites, blogs e lojas virtuais responsivas – para te auxiliar nessa modificação e não fique para trás.

Qualquer dúvida a respeito dessa nova atualização do Google ou se você já sentiu os efeitos, compartilhe nos comentários!

BLING
Daniel Leal

Daniel Leal

Eu escrevo para facilitar o aprendizado de outros daquilo que eu tivesse dificuldade em aprender. WordPress, WooCommerce e desenvolvimento de novas tecnologias são meus focos principais, mas marketing de conteúdo, negócios digitais e (mais recentemente) fintechs também ocupam uma parcela das minhas ideias e projetos.

Adicionar Comentário

Digital Ocean

Send this to a friend