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Guia WooCommerce: Tudo sobre Produtos

Este é o seu guia completo para adicionar um novo produto no WooCommerce – tudo o que você precisa saber a partir do momento que você clica no botão ‘Adicionar Novo’.

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Vamos olhar para todos os aspectos da adição de produtos no WooCommerce, incluindo tipos de produtos, preços, categorias e atributos. Vamos olhar para a seção ‘Dados do produto‘, onde todos os dados-chave são inseridos. E vamos olhar para imagens de produtos e galerias.

Adicionando um Produto

Vamos começar logo no início:

  1. Passe o mouse sobre o item do menu ‘Produtos‘ no seu painel de controle. Você verá um sub-menu aparecer – basta clicar em ‘Adicionar novo‘.

É isso mesmo. Você criou um novo produto. Tudo o que precisamos fazer agora é preencher todos os detalhes.

A página do Novo produto

Vamos dar uma olhada na página de produto em branco que você acabou de criar. Grande parte dela será familiar para você a partir da edição de páginas e posts na Plataforma. Vamos nos concentrar nas seções que são exclusivas da WooCommerce. Vamos começar.

Título do produto

Este é um lugar bastante simples para começar. Assim como uma nova página ou post, digite o título do seu produto no primeiro campo.

Na maioria dos temas, o título do produto aparecerá acima ou na lateral da imagem do produto.

O conteúdo principal e a descrição breve do produto

A área principal de conteúdo é onde você normalmente digitaria seu conteúdo quando escrevesse um post no blog.

Na maioria dos temas, a breve descrição aparecerá com o título do produto e o preço no topo da página. O conteúdo principal aparecerá na verdade nas abas dos produtos abaixo.

Nesta imagem, o conteúdo indicado pela seta para cima é a ‘Breve descrição do produto’. O conteúdo indicado pela seta de baixo é o conteúdo principal.

WooCommerce tipos de produtos

Antes de darmos uma olhada detalhada na próxima seção da nossa página, precisamos examinar os diferentes ‘tipos de produtos’ disponíveis no WooCommerce.

Você pode ver na seção ‘Dados do Produto’ que há uma linha de campos acima das abas.

Estes campos nos permitem definir que tipo de produto estamos adicionando. Por padrão, ao adicionar um novo produto na WooCommerce, você pode escolher entre os seguintes tipos de produto:

Produto simples

Um produto simples é o tipo de produto padrão e é de longe o tipo mais comum. Não tem variações, é apenas um simples objeto, por exemplo, um pacote de biscoitos.

Produto agrupado

Um produto agrupado é uma forma de combinar conjuntos de produtos simples, que ainda poderiam ser adquiridos de forma independente.

Produto externo/afiliado

Um produto externo ou afiliado não está realmente hospedado no seu site. Você pode adicioná-lo como um produto, mas na verdade ele é vendido em outro lugar, por exemplo, na Amazon.

Produto virtual

Os produtos virtuais não requerem envio. Os serviços de consultoria são um bom exemplo de produtos virtuais.

Produto para download

Um produto descarregável também não requer envio; em vez disso, o cliente irá descarregar um ficheiro. Exemplos típicos são ficheiros de música ou imagens de stock.

[Tipo de Produto mais utilizado] Produto variável

Um produto variável tem múltiplas variações. Pense em um produto como uma camisa que pode vir em tamanhos e cores diferentes.

Você pode adicioná-la como um único produto, mas depois definir cada variação separadamente com preços, estoque, etc. diferentes.

Produtos Variáveis

Nessa seção iremos apronfudar o assunto sobre produtos variáveis.

Qual é a diferença entre um produto variável e uma variação?

Então, tendo esclarecido o que é um produto variável, agora precisamos entender o que é uma variação. E para entender o que é uma variação, precisamos saber o que é um atributo.

O que é um atributo?

Atributos são formas de agrupar produtos. Você pode criar um atributo como ‘Tamanho’ e depois configurar termos sob o atributo, como ‘Pequeno’, ‘Médio’, ‘Grande’.

No exemplo da camisa acima, podemos ter o nosso produto, a Camisa, que está disponível nos seguintes tamanhos: Pequeno, Médio, Grande. Neste caso, o atributo é ‘Tamanho’.

Continuando com o exemplo da nossa camisa, temos variações de acordo com o atributo Tamanho. Criamos o nosso produto, Camisa, e depois atribuímos-lhe o atributo Tamanho. Finalmente, criamos variações para o produto, de acordo com os termos do atributo. Estas são as nossas variações: Pequenas, Médias, Grandes.

Começa a ficar mais complexo se tivermos mais do que um atributo atribuído a um produto. Continuando com o exemplo da camisa, podemos atribuir dois atributos – Tamanho e Cor. Se a nossa camisa estiver disponível em todos os tamanhos e todas as cores, podemos acabar por ter muitas combinações, por exemplo

  • Pequeno, Vermelho
  • Pequeno, Azul
  • Pequeno, Verde
  • Médio, Vermelho
  • Médio, Azul
  • Médio, Verde
  • Grande, Vermelho
  • Grande, Azul
  • Grande, Verde

Todas estas combinações são variações separadas do produto.

O que há de tão especial nas variações?

Embora possa parecer confuso ter tantas combinações do seu produto, é realmente útil poder administrá-las como variações. Com um produto simples que não tem variações, você pode gerenciar estoque, preço, SKU, etc. ao nível do produto.

Dados das variações

Com as variações, você pode gerenciar todos esses dados para cada variação individual. Assim você pode rastrear o inventário de suas camisas pequenas e vermelhas separadamente de suas camisas grandes e verdes. Você pode definir os preços dos produtos, definir diferentes classes de remessa, gerenciar os preços de venda – tudo independentemente. Você pode até mesmo definir imagens de produtos diferentes para cada variação.

No total, você pode gerenciar os seguintes dados para cada variação do seu produto:

  • Imagem do produto
  • SKU
  • Habilitado
  • Transferível
  • Virtual
  • Gerir o stock – ligar ou desligar esta função para gerir o stock para a variação individual
  • Preço normal
  • Preço de venda
  • Status do estoque
  • Quantidade em estoque
  • Permitir pedidos em atraso
  • Peso
  • Dimensões
  • Classe de expedição
  • Classe de imposto
  • Descrição

Qual é a diferença entre variações e atributos?

Espero ter respondido a esta pergunta acima. Mas só para esclarecer: um atributo é uma forma de definir informações sobre um produto – como Tamanho; variações são as instâncias específicas de um atributo – como Pequeno, Médio, Grande.

Você pode pensar sobre isso de outra forma. Dê uma olhada na captura de tela de uma página de produto abaixo.

Quer saber que tema és esse? Acesse aqui: https://1.envato.market/GNg6B

Como configurar um produto variável WooCommerce

Agora, armados com todo esse conhecimento, podemos ver como criar um produto variável WooCommerce.

Passo 1: Crie seu atributo e seus termos

Vimos acima que para cada produto variável, devemos ter pelo menos um atributo. Portanto, antes de criar o seu produto, você precisa criar os seus atributos.

Criar o atributo

  1. Ir para Produtos> Atributos
  2. No formulário ‘Adicionar novo atributo’ à esquerda, basta introduzir o nome do seu atributo no campo ‘Nome’ (por exemplo, ‘Tamanho’)
  3. Clique em ‘Adicionar atributo’.

O seu atributo foi criado e você pode vê-lo listado na tabela à direita.

Adicione os termos do atributo

  1. Clique em ‘Configurar termos’ na coluna ‘Termos’ do seu atributo
  2. No formulário ‘Adicionar novo…’ à esquerda, digite o nome do seu primeiro termo (por exemplo, ‘Pequeno’).
  3. Clique em ‘Adicionar novo…’.
  4. Repita para cada termo

Quando terminares, a tua tabela de termos vai parecer algo parecido com isto:

Passo 2: Adicione os seus atributos ao seu produto variável

Agora é hora de definir que atributo(s) você quer usar no seu produto variável.

Adicionar um atributo

  1. Clique no separador ‘Atributos’ na secção ‘Dados do produto’.
  2. No menu suspenso ‘Atributo de produto personalizado’, selecione o nome do seu atributo
  3. Clique em ‘Adicionar’.

Definir os termos de atributo a usar

  1. Assumindo que você quer usar todos os termos definidos para o seu atributo, clique no botão ‘Selecionar tudo’.
  2. Selecione a opção ‘Usar para variações’.
  3. Clique em ‘Salvar atributos’.

Passo 3: Adicione as suas variações

Agora que seus atributos foram adicionados ao seu produto, você pode definir suas variações. Neste exemplo, vamos adicionar variações para todos os nossos atributos.

  1. Clique no separador ‘Variações’ na secção ‘Dados do Produto’.
  2. Selecione ‘Criar variações a partir de todos os atributos’.
  3. Clique em ‘Ir’.

O WooCommerce irá adicionar uma variação de produto para cada atributo.

Você pode ver cada variação listada.

Passo 4: Editando os dados de cada Variação

Você pode editar variações individualmente ou a granel.

Editar variações individuais

A seção ‘Dados do Produto’ é onde você pode adicionar todas as informações mais importantes sobre o seu produto, incluindo preço, estoque, SKUs, etc.

  • Preço normal

O preço talvez seja a peça de dados mais importante para o seu produto. Quando você adiciona um novo produto, você insere o seu preço no campo “Preço normal”.

  • Preço de Promoção

Se o seu produto está em promoção, introduza o seu preço reduzido no campo “Preço da Promoção”. Você pode agendar datas para a sua venda clicando no link ‘Agendar’ ao lado do campo. Isso revelará um calendário onde você pode definir as datas de início e fim.

  • REF

REF significa Referência. Este é um código único para cada produto que você pode usar para rastrear seu estoque.

  • Gerir o Estoque?

Pode verificar a opção Gerenciar de Estoque para controlar o seu estoque no nível do produto. Selecionando esta opção apresenta-lhe alguns campos adicionais, como a seguir:

  • Quantidade em Estoque

Insira o número de itens que você tem em estoque.

  • Permitir pedidos em atraso?

Se você optar por permitir pedidos em atraso, os clientes ainda poderão comprar o seu produto, mesmo quando ele estiver fora de estoque. Você só vai fornecer o pedido quando o produto voltar ao estoque.

Se não permitir pedidos em atraso, então os clientes não poderão comprar os produtos que estão fora de estoque. Os produtos serão indicados como fora de estoque na parte da frente.

  • Limiar de estoque baixo

Você pode usar o ‘Limitar o estoque baixo’ para notificar-se quando um produto fica com pouco stock. Quando o nível de estoque atingir o valor informado aqui, você receberá um e-mail.

  • Estado do Estoque

O campo ‘Status do estoque’ só é exibido se ‘Administrar estoque’ estiver desmarcado. Esse campo pode ser usado para definir se um produto está em estoque ou fora de estoque, sem se preocupar com os níveis de estoque reais.

  • Vendido individualmente

Você pode definir um limite de compras para um item. Verifique esse campo se você quiser deixar um cliente comprar apenas um item em um único pedido.

Opções de envio

A maioria das lojas virtuais utiliza os Correios para entrega, portanto essa configuração precisa ser feita com o mínimo indicado ao lado de cada item a seguir:

  • Peso (min.: 0.1)

Ao montar a sua loja no WooCommerce, terá escolhido as unidades para o peso. Se os seus métodos de envio são baseados no peso, então basta introduzir o peso do produto neste campo.

  • Dimensões ( 16 x 11 x 2 )

Mais uma vez, você terá escolhido as unidades por dimensões ao montar a sua loja no WooCommerce. Se o seu método de envio for baseado no tamanho dos produtos, introduza aqui as dimensões do produto.

  • Classe de envio

Você pode aplicar diferentes regras de envio a produtos específicos usando ‘classes de envio’. Se o seu novo produto requer uma classe de expedição diferente, então defina-a aqui.

Variações de edição em massa

É altamente provável que você queira editar certos, se não todos, os parâmetros para suas variações em um só golpe. Por exemplo, o preço para cada variação pode não variar, então você quer ser capaz de definir o preço para todas as variações em uma única ação.

Para editar todas as variações de uma só vez:

  1. Clique no campo de seleção ‘Adicionar variação’.
  2. Você verá uma longa lista de ações possíveis – selecione aquela que você quer
  3. Clique em ‘Ir’.

Dependendo da ação escolhida, você receberá uma caixa pop-up adicional para inserir um valor.

Imagens de variação do produto

Você pode fazer o upload de uma imagem para cada variação. Quando o usuário selecionar essa variação, a imagem principal do produto mudará para a imagem da variação.

Para fazer o upload de uma imagem de variação do produto:

  1. Clique no ícone de imagem azul
  2. Selecione a imagem

É muito simples.

Passo 5: Definir variação padrão

Finalmente, talvez você queira definir uma variação padrão para o cliente quando ele chegar na página do produto.

  1. No ‘Valores Padrões do Formulário’, defina uma variação padrão para cada atributo
  2. Clique em ‘Salvar mudanças’.

Você pode ver na captura de tela acima de todos os parâmetros que você pode editar para cada variação.

Para editar uma variação individual:

  1. Clique na variação para expandir seu painel
  2. Editar os parâmetros necessários
  3. Clique em ‘Guardar alterações’.

Configurações de produtos relacionados

O painel de configuração de Produtos Relacionados permite-lhe promover os seus produtos aos seus clientes, encorajando-os a comprar mais produtos ou a comprar outros produtos mais caros.

Aumentar Vendas (aparecem na página do produto)

Você pode usar o campo ‘Aumentar Vendas’ para sugerir produtos alternativos ao produto atual. Tipicamente, os produtos que você recomenda seriam mais rentáveis.

Os produtos são exibidos na página do produto. A localização exata dependerá do seu tema, mas eles devem ser posicionados de forma que o cliente possa vê-los claramente.

Vendas cruzadas (aparecem no carrinho)

As vendas cruzadas são um pouco diferentes das vendas cruzadas. Um produto de venda cruzada é um produto que complementa outro produto. Por exemplo, se o cliente comprou um novo par de tênis, você pode sugerir alguns cadarços ou produtos de limpeza como uma venda cruzada.

As vendas cruzadas são exibidas na página do carrinho e não na página de um único produto.

Em ambos os campos, você pode simplesmente começar a digitar o nome do produto e o WooCommerce irá encontrá-lo para você.

Avançado

As configurações ‘Avançadas’ não são particularmente avançadas. Existem aqui apenas algumas opções diferentes que não cabem confortavelmente nos outros painéis.

  • Menu Order

Você pode adicionar algum texto ao seu novo produto que será enviado como parte do e-mail de confirmação para o cliente quando ele comprar o produto.

  • Ordem de menu

Se você estiver usando pedidos personalizados para seus produtos nos arquivos da loja e da categoria, você pode definir aqui uma posição do menu para o produto.

  • Ativar avaliações

Se você tem opiniões ativadas na sua loja, você pode desmarcar este campo se você não quiser aceitar opiniões sobre este produto.

Categorias de produtos

Se você está acostumado a usar categorias ao escrever posts em blogs, então as Categorias de Produtos devem ser familiares a você.

Tal como os atributos, as categorias de produtos são uma forma de agrupar e organizar os seus produtos. Por exemplo, se você estiver administrando uma loja de roupas você pode ter categorias para ‘Camisas’, ‘Calças’, ‘Casacos’, etc.

Os produtos podem pertencer a uma ou mais categorias. Você também pode criar sub-categorias – assim na sua categoria ‘Camisas’ você pode ter sub-categorias para ‘Camisas formais’, ‘Camisas casuais’, etc.

Para adicionar uma nova categoria, basta clicar no link ‘Adicionar nova categoria’.

Tags de produtos

Tal como nas categorias de produtos acima, o trabalho de etiquetagem de produtos é feito da mesma forma que as etiquetas postais. As tags são outra forma de organizar os seus produtos em grupos.

No entanto, ao contrário das categorias, as tags não são hierárquicas – o que significa que não têm sub-tags.

As etiquetas são uma boa forma de ligar produtos através de categorias. Por exemplo, você pode ter categorias para ‘Camisas’, ‘Calças’, ‘Casacos’ e querer ligar certos produtos com o mesmo design através dessas categorias. Você pode usar tags para isso.

Imagem do produto

A imagem do produto irá normalmente mostrar isto acima ou ao lado do título do produto, preço e breve descrição.

Para adicionar uma imagem do produto, clique no link ‘Definir imagem do produto’. Isto abrirá o gerenciador de mídia. Você pode escolher entre uma imagem na biblioteca ou carregar uma imagem nova.

Galeria de produtos

Use a galeria para mostrar seu produto de ângulos diferentes ou em situações diferentes. A forma como a galeria é exibida no front end dependerá do tema que você está usando.

Para adicionar imagens à galeria de produtos, clique no link ‘Adicionar imagens da galeria de produtos’. Você pode selecionar várias imagens e adicioná-las em um único clique.

Publicando o seu produto no WooCommerce

Quando você tiver inserido todos os dados do seu produto, estará pronto para publicar o produto. No entanto, ainda há algumas configurações a serem consideradas.

Dê uma olhada na seção ‘Publicar’

Produtos protegidos por senha

Se quiser proteger o seu produto do público em geral e apenas aceder ao mesmo através de uma palavra-passe, pode definir a sua visibilidade para ‘protegido por palavra-passe’.

Visibilidade do catálogo

Você também pode escolher onde o seu produto aparecerá – seja na loja e nos arquivos, nos resultados da pesquisa, ou para ser escondido.

Produto em destaque

Você pode definir seu produto como ‘featured’ selecionando a opção ‘Este é um produto featured’. Alguns temas lhe permitirão exibir as imagens em destaque em seções dedicadas na página inicial.

Como duplicar um produto

Quando você está adicionando um novo produto, você pode descobrir que está repetindo muitas informações de um produto para o próximo. Uma maneira fácil de poupar tempo é duplicar um produto existente e depois actualizar os bits que são diferentes.

Você pode duplicar um produto de duas maneiras diferentes:

  • Na seção ‘Publicar’ de uma página de produto, selecione ‘Copiar para um novo rascunho’.
  • Na lista de ‘Produtos’, passe o mouse sobre um produto existente e selecione ‘Duplicar’.

Como restaurar um produto apagado

Se você tiver excluído um produto por engano, você pode facilmente restaurá-lo. Para restaurar um produto apagado, clique no link ‘Lixo’ acima da sua lista de produt


Daniel Leal

Daniel Leal

Eu escrevo para facilitar o aprendizado de outros daquilo que eu tivesse dificuldade em aprender. WordPress, WooCommerce e desenvolvimento de novas tecnologias são meus focos principais, mas marketing de conteúdo, negócios digitais e (mais recentemente) fintechs também ocupam uma parcela das minhas ideias e projetos.

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