Academia WordPress
Nesta Black Friday, compre com inteligência. Aprenda novas habilidades a partir de R$ 19,99 cada
Explora las posibilidades. Desarrolla nuevas habilidades desde sólo $11,99.

Guia WordPress – Biblioteca de Mídias

Quando falamos sobre inserir o seu conteúdo dentro do WordPress não foi comentado a fundo sobre como trabalhar com as mídias. Na sua plataforma as mídias serão armazenadas dentro de uma Biblioteca acessada no menu lateral. Você poderá fazer o upload de imagens, montar galerias com essas imagens, arquivos de vídeo e áudio. Esses arquivos criam automaticamente a visualização amigável para o usuário, ou seja com o áudio é possível ouvir diretamente online e dar play no vídeo sem necessidade de download dos arquivos. Também é possível fazer o upload no WordPress de outros tipos de materiais, porém a unica interação que eles irão promover é o link de download.

Os links do Youtube serão automaticamente puxados. No exemplo abaixo eu só precisei colar a URL principal do vídeo no artigo e ele criou o embed code para mim.

https://www.youtube.com/watch?v=brMgvOSRXnY

Com vídeos do Vimeo também é possível puxar automaticamente pela URL.

Essa automatização da importação de mídias de alguns portais grandes acontece não só com esses citados, porém não irei demonstrar todas as possibilidades aqui e você encontra uma lista de referencia no Codex do WordPress.

Como inserir Mídias

Acima do seu editor de conteúdo sempre terá um botão Adicionar Mídia. Ao clicar nele você verá uma tela como a da imagem abaixo, então basta escolher os arquivos que você precisa inserir e adiciona-lo.

tela-de-midias-wordpress

Assim que você encontrar o item para fazer o upload, aparecerá uma tela de configuração na lateral direita. Vamos ter como exemplo a mídia mais comum de importação que é a Imagem. Uma vez selecionada você verá as configurações para:

  • Alterar o tamanho no qual ela será inserida. O WordPress já redimensiona suas imagens em pelo menos 3 tamanhos (miniatura, médio e tamanho total).
  • Escolher a posição da imagem no conteúdo entre esquerda, centralizada ou direita.
  • Inserir um Título, Legenda, Link Alternativo e o Link para o qual a imagem levará ao ser clicada. Esse último link poderá ser para a própria imagem (abrindo um popup), para uma tela de anexo ou para um portal externo. Essas configurações são importantíssimas para o SEO de Imagens.
  • Poderá entrar no Editor de imagens que o WordPress possui.

opcoes-de-edicao-de-imagem-wordpress

 

No editor de imagens você terá acesso a um kit de ferramentas para redimensionar, recordar, reposicionar ou melhorar a sua imagem. Para entra entrar nele basta clicar em Editar essa Imagem e você será levado direto para a página de edição. Uma vez que concluir o que precisou fazer na imagem editada, basta salvar e essa nova versão fica disponível na sua biblioteca de mídias.

editor-de-imagens-wordpressSe tudo estiver certo com a sua imagem, finalizada a edição e configuração você só precisa clicar no botão de Inserir Mídia. Dentro do editor de texto você ainda pode editar rapidamente essa mídia por alguns ícones que aparecem sobrepostos caso você passe o mouse na imagem.

Clicando no ícone em formato de lápis você retorna para a tela de edição mais completa da mídia.

midia-no-editor-wordpress

As telas que são mostradas ao clicar no botão de adicionar mídia também aparecerão quando você for inserir uma imagem destacada para o seu post.

A Biblioteca de Mídias

Dentro do WordPress as imagens, como eu já havia mencionado, ficam organizadas dentro da Biblioteca. lá você terá não só a visão das mídias que estão em um determinado post ou páginas, mas de toda a sua plataforma. Também é possível editar as imagens da mesma maneira que foi mostrado acima e a grande vantagem dessa área é poder editar várias imagens ao mesmo tempo.

biblioteca-de-midias-wordpress

Para quem estiver curioso sobre onde o WordPress armazena as suas mídias saiba que todo tipo de upload no CMS é feito direto na pasta Uploads que se encontra dentro da pasta wp-content os iniciantes podem não ter explorado os arquivos do WordPress ainda, nesse caso eu acabei de falar Grego. Os arquivos são agrupados por pastas com os anos e meses, assim fica fácil de filtrar pela sua biblioteca ajudando a encontrar aquela imagem que você fez um upload a séculos atrás.

Esse é todo conhecimento inicial que você precisa ter sobre mídias no WordPress. O resto será aprendido a medida que você evolui a sua utilização da plataforma, por isso não tenha medo de errar. Crie uma instalação somente para os seus testes e para qualquer curiosidade que você tiver. As suas dúvidas você pode publicar nos comentários que com certeza eu irei lhe ajudar.

Daniel Leal

Daniel Leal

Eu escrevo para facilitar o aprendizado de outros daquilo que eu tivesse dificuldade em aprender. WordPress, WooCommerce e desenvolvimento de novas tecnologias são meus focos principais, mas marketing de conteúdo, negócios digitais e (mais recentemente) fintechs também ocupam uma parcela das minhas ideias e projetos.

Adicionar Comentário

Nesta Black Friday, compre com inteligência. Aprenda novas habilidades a partir de R$ 19,99 cada

Academia WordPress

Portal de treinamento gratuito e notícias atualizadas desse extraordinário gerenciador de conteúdo e seus módulos que poderão mudar a sua vida digital.

contato@academiawordpress.com.br

Melhores Plugins 2020!

Guia Wordpress - Biblioteca de Mídias

Share via
Send this to a friend