Academia WordPress

Guia WordPress – Comentários

O WordPress possui um sistema interno de comentários onde os usuários podem deixar suas opiniões dentro de artigos ou páginas por meio de um formulário padrão. Os dados necessários para deixar um comentário são básicos (nome, website, email e o comentário em si), mas também é possível deixar modo anônimo. Outra possibilidade desse sistema é o chamado Ping. Ele é uma maneira de criar e alertar sobre links apontados diretamente para o seu site, ou seja toda vez que um outro conteúdo criar um link que aponte para um conteúdo seu você será avisado – contando que o outro site não tenha bloqueado esse tipo de notificação.

comentario-no-tema-wordpress

Tanto comentários como pings podem ser moderados por você já que eles não são automaticamente aprovados. Você encontrará no menu de administração um acesso a essa área chamada de Comentários. Nessa área você poderá:

  • Ver todos os seus comentários
  • Aprovar, responder, rejeitar, marcar como SPAM ou excluir um comentário.
  • Ver a lixeira ou caixa de SPAM do seu blog.

Toda vez que um comentário é publicado no seu site você receberá uma notificação no email. O endereço que o WordPress usa como padrão para essa notificação é aquele cadastrado em Configurações > Geral.

comentarios-do-wordpress

Acredito que nenhuma opção pareça um mistério para você e talvez quem vá ter uma maior dificuldade em lidar com comentários no WordPress seja quem nunca teve um blog na vida. Um aviso para iniciantes e que vale como lembrete para os veteranos em blogs é que responder a comentários é altamente recomendado. Eles são a interação mais próxima que você terá com seus visitantes, sendo também uma das principais maneiras de garantir que a pessoa que deixou o comentário se torne um leitor fiel do seu conteúdo. Serve também como forma de feedback de quem está acessando já que através de um comentário o seu visitante pode indicar um erro na página, algum bug do WordPress ou ainda sugerir melhorias no seu layout.

Responder um comentário é muito simples, você clica na opção de resposta e um editor de texto aparecerá logo abaixo desse comentário. Crie sua resposta e aperte em responder. Comentários que ainda não estiverem aprovados serão automaticamente liberados assim que você clicar em responder.

responder-ao-comentario-wordpress

Uma informação muito importante e que gera muitas dúvidas nos usuários iniciantes no WordPress é a respeito da imagem que fica ao lado do seu usuário – avatar – e como é possível mudar ela. Eu sugiro que você veja esse artigo que explica tudo que você precisa saber sobre imagens de perfil no WordPress.

SPAM

Infelizmente ainda não existe um sistema padrão do WP para controle de SPAM. Por isso é comum que o seu site receber uma quantidade alta de comentários SPAM a medida que ele cresce. A medida que você sinaliza comentários como SPAM o WordPress aprende a automaticamente direcionar novos comentários parecidos para a caixa certa, mas isso é um trabalho que levaria anos pois os spammers são espertos.

Existem alguns plugins populares e fáceis de configurar que podem ajudar nesse controle e eliminar cerca de 90% dos SPAMS, o que já é um alivio gigantesco tanto na página de comentários como nos email de notificação que você recebe.

  • Akismet (já presente na instalação do WordPress)
  • Anti-spam (necessário instalar a partir do WordPress.org)

Outras formas de gestão de Comentários

Substituir o sistema padrão de comentários do WordPress tem suas vantagens e desvantagens, porém esse é um assunto para outro artigo. Existe outras opções para incluir na sua plataforma e mais requisitadas são:

No link de cada um você é levado direto na página do plugin e futuramente eu publicarei um guia para instalação de ambos. Para quem já conhece o DISQUS, mas não gosta de precisar instalar uma plataforma tão grande e queria ter o mesmo layout que ele cria eu sugiro a aquisição do plugin Communicator.

commentator-wordpress

Ele cria o mesmo e adiciona várias funcionalidades na sua gestão de comentários, inclusive a possibilidade do visitante publicar uma imagem – o que é bem útil para blogs de humor.

Se você ficou com alguma dúvida sobre como cuidar dos comentários no WordPress ou sobre os plugins que eu indique é só deixar um comentário que eu te ajudo! Indicações de outros plugins são muito bem-vindas.

BLING
Daniel Leal

Daniel Leal

Eu escrevo para facilitar o aprendizado de outros daquilo que eu tivesse dificuldade em aprender. WordPress, WooCommerce e desenvolvimento de novas tecnologias são meus focos principais, mas marketing de conteúdo, negócios digitais e (mais recentemente) fintechs também ocupam uma parcela das minhas ideias e projetos.

1 comentário

  • Eu amo este artigo, amigo. Se algo acontecer, as salas de dados virtuais são de grande ajuda quando se trata de salvar e compartilhar tais informações confidenciais seguro.

Digital Ocean

Send this to a friend