Academia WordPress

Guia WordPress – Imagens e Mídias

Imagens e Mídias

Adicionando Imagens e outras Mídias

Adicionar imagens e outros arquivos de mídia como vídeos ou documentos PDFs é extremamente fácil no WordPress. Todas as suas imagens e arquivos são guardados na Biblioteca de Mídia. Uma vez que foi feito o upload para a Biblioteca de Mídia, é apenas o caso de inserí-los no conteúdo de sua Página ou Post. No caso de arquivos como documentos de Word ou PDF, se necessário, é um simples processo de criar links para aqueles arquivos para que as pessoas possam baixá-los.

Inserindo uma Imagem

Usando o gerenciador de mídia do WordPress, fica extremamente fácil inserir, alinhar e marcar sua imagem ou galeria de imagens.

Para inserir uma imagem em sua Página/Post, clique no ícone Adicionar Mídia( )e então simplesmente arraste sua(s) imagem(s) de onde elas estiverem em seu computador, para a janela do seu navegador. Seu arquivo fará upload automaticamente.

Outra alternativa, é clicar no ícone Selecionar Arquivo e depois selecionar o arquivo que você deseja fazer upload, utilizando a janela que irá aparecer.

Também possível simplesmente arrastar imagem direto para o Editor Visual, ao invés de clicar no ícone Adicionar Mídia.

Independentemente de você ter clicado no ícone Adicionar Mídia ou simplesmente arrastado sua imagem para o Editor Visual, uma vez que é feito o upload da imagem, sua Biblioteca de Mídia irá aparecer, o que contém todas as imagens que você fez upload. A imagem que você fez upload irá automaticamente estar “selecionada” para facilitar a inserção em seu Post ou Página. Imagens selecionadas apresentam um sinal no canto superior direito.

Após fazer upload da sua imagem, você pode então selecionar outras que já foram carregadas anteriormente segurando a tecla Ctrl (cmd em Macs) e simplesmente ir clicando nelas. Para selecionar uma imagem, clique no canto superior direito da imagem.

Na parte inferior da janela você verá um contador de número de imagens selecionadas atualmente.

Há várias opções na janela Adicionar Mídia para ajudar a tornar mais fácil adicionar imagens ao seu Post ou Página.

Por padrão todas as imagens carregadas anteriormente são mostradas, começando com as mais recentes. Se você quiser diminuir a lista, ao topo da janela há um seletor de lista que lhe permite filtrar as imagens mostradas por todos os arquivos de mídia, itens carregados para esse post, ou apenas imagens, arquivos de Áudio ou arquivos de Vídeo. Há também uma barra de pesquisa que permite buscar um arquivo em específico.

As propriedades da imagem selecionada atualmente (Imagem que estiver com a borda azul) irão aparecer no lado direito da janela Adicionar Mídia. Essas propriedades incluem o nome do arquivo a data de upload e tamanho da imagem. É a esse ponto você pode também mudar o Título da imagem, Legenda, Texto Alternativo e descrição para cada imagem, assim como o Alinhamento, Link e Tamanho em que a imagem está inserida.

  • Titulo – É mostrado como legenda, quando o cursor do mouse passa por cima da imagem no navegador.
  • Legenda – É mostrada abaixo da imagem como uma descrição curta. Como isso irá aparecer depende do seu Tema WordPress usado no momento. Você também pode incluir HTML básico em sua legenda.
  • Texto Alternativo – É mostrado quando o navegador não consegue carregar a imagem. Ele também é usado por leitores de imagem para usuários com deficiência visual então é importante preencher esse campo com uma descrição da imagem. Em uma pequena porção, também faz parte da Otimização da sua Ferramenta de Pesquisa em seu site (SEO). Já que mecanismos de busca não podem “ler” imagens eles se limitam a Texto Alternativo.
  • Descrição – É geralmente mostrada na página de arquivo para a Mídia, entretanto fica completamente a cargo do tema em uso atual.

Para cada imagem, você pode selecionar como quer a imagem alinhada, à esquerda, centralizada ou à direita, usando a lista de Alinhamento. Você pode também selecionar Nenhum para não alinhar, o que irá significar que a imagem será visualizada usando o alinhamento padrão do seu tema.

Você pode também mudar o Link que sua imagem dará direcionamento usando a lista Link para. Você tem a opção de criar um link para a página de anexo, selecionando Página de Anexo ou criar Link para a imagem em seu tamanho original, selecionando a opção Arquivo de Mídia. Você também pode criar um link para qualquer URL ao selecionar URL Personalizado. Quando você fizer isso, um novo campo de preenchimento aparecerá para inserir a URL desejada. Você também pode escolher não criar qualquer link ao selecionar Nenhum.

Quando sua imagem é carregada, o WordPress irá criar várias cópias do seu arquivo em vários tamanhos. Você pode escolher qual você gostaria de inserir em sua Página ou Post usando a lista Tamanho. Para inserir a imagem no exato tamanho carregado, simplesmente selecione Tamanho Completo.  Próximo a cada tamanho listado, haverá as dimensões da imagem, em pixels (ex 300×225).

Uma vez que você tenha selecionado todas as suas imagens, clique na opção Inserir no Post para inserir a imagem selecionada em seu Post onde seu cursor está (Ao editar uma Página, o ícone irá dizer Inserir na Página).

Se você quiser mudar a ordem das suas imagens, clique em Editar Seleção na parte inferior da janela Adicionar Mídia. A janela irá mudar para que apenas a imagem selecionada fique a mostra. Outra alternativa é clicar na opção Limpar, que irá desmarcar todas as imagens.

Após clicar na opção Editar na parte inferior da janela Adicionar Mídia, todas as imagens atualmente selecionadas aparecem. Você pode mudar a ordem em que as imagens irão aparecer em sua Página ou Post, clicando e arrastando cada imagem para organizar. Você pode também atualizar Título da imagem, Legenda, Texto Alternativo e descrição para cada imagem. Para remover uma das imagens selecionadas, clique no pequeno ‘-‘ que aparece no canto superior direito da imagem ao passar com o cursor do mouse por ela.

 

Clicando na opção Devolver a Biblioteca irá retornará à tela anterior, permitindo selecionar ou desmarcar suas imagens.

Quando você está editando seu Post/Página, se você quiser inserir uma imagem que você tenha upado anteriormente (diferente de fazer upload de uma nova imagem), clique no ícone Adicionar Mídia novamente ( ). Uma vez que a janela apareça, clique na opção Biblioteca de Mídia no topo da janela ao invés de arrastar um novo arquivo à janela de upload. Todos os seus uploads antigos estarão à mostra, com os mais recentes mostrados primeiro.

Selecione a imagem que você gostaria de inserir em sua Página/Post e então simplesmente clique no ícone Inserir no Post (ou se você estiver editando uma página, esse ícone dirá Inserir na Página). Como mencionado antes, você pode também clicar na opção Editar Seleção na parte inferior da janela se você quiser mudar a ordem das imagens inseridas.

BLING
Daniel Leal

Daniel Leal

Eu já passei dos meus 25 anos e boa parte desse tempo eu estive online. WordPress, Plataformas e códigos são uma paixão grande, mas marketing, conteúdo e empreendedorismo falam mais alto. Eu vivo nesse conflito e escrevo sobre ele!

Add comment

Digital Ocean

Send this to a friend