Academia WordPress

Guia WordPress – Login e Painel

O padrão o acesso a área administrativa do WordPress – dashboard ou painel – se localiza no endereço http://seu-dominio.com/wp-admin. WP-Admin vem, muito claramente, de WordPress-admin e significa que você acessará o painel de controle da plataforma. Ao instalar o seu WordPress você definiu um usuário e senha para ter acesso a essa área, então são essas informações que você irá inserir na tela de entrada.

wordpress-login

Você pode notar um link, logo abaixo a caixa de login, que disponibiliza uma maneira de você recuperar sua senha. Caso você tenha esquecido sua senha basta você clicar nesse link e ele solicitará seu email ou usuário do qual você deseja recuperar a informação perdida. Um link de renovação de senha será enviado para o seu email principal.

recuperar-senha

Em último caso, para quem não nem o email principal ou o usuário, você precisará fazer um procedimento pelo Banco de Dados e é altamente recomendado que se tenha conhecimento em programação para isso.

Painel de Administração

Uma vez que você estiver logado, o Painel do WordPress aparecerá e essa é sua página principal de administração. Logo no topo do seu Painel você encontrará o nome do seu site na área da barra superior de ferramentas – cabeçalho – e no caso da imagem usada como exemplo foi escolhido Meu Site com o usuário Admin. Ao passar o mouse sob o nome do seu site você terá acesso a um link rápido para sua página principal, já no link do usuário você será levado direto para a edição do seu perfil ou poderá acessar outras opções pelo menu que aparecerá logo abaixo do link principal.

Barra Superior aparece toda vez que você acessa o WordPress como um usuário logado e ela também estará disponível em qualquer outra página da frente do seu site enquanto você estiver logado como usuário. Além dos links do site e do seu perfil, você também encontra:

  • Um link de ação rápida chamado Novo que permite você adicionar conteúdo rapidamente pela frente do seu site.
  • Um ícone de notificação de novos comentários que também leva a área de comentários.
  • Um ícone de notificação que mostra se o WordPress, os plugins ou os temas estão precisando de atualizações.

painel-do-wordpress-help

Widgets são pedaços de aplicações, geralmente visualizadas em um espaço especifico para o widget, que fornecem informações rápidas ou funcionalidades para determinada área do seu site seja ela administrativa ou para o seu visitante. No caso da área administrativa do WordPress você nota que temos os seguintes widgets disponíveis com a instalação padrão:

  • Agora: mostra quantas páginas, comentários e artigos você tem no seu WordPress.
  • Atividade: mostra as publicações e comentários mais recentes.
  • Rascunho Rápido: usado para criar um artigo rapidamente da sua área administrativa ou gerar um rascunho para anotar alguma ideia e lidar com ela depois.
  • Novidades do WordPress: disponibiliza artigos oficias do WordPress a medida que são publicados.

Na imagem talvez não esteja vendo, porém logo abaixo da barra superior e no canto direito você terá dois Links: Opções de Tela e Ajuda. O primeiro organiza melhor as informações, opções e widgets que estão aparecendo na sua tela variando de área para área.

opções-de-tela

O segundo fornece algumas informações de auxilio ao uso do WordPress e links para quem estiver com dificuldades.

ajuda-do-wordpress

Esses links podem variar bastante em áreas como configurações de um tema ou de plugin, mas isso você verá mais a frente.

Opções do Menu de Administração

Nessa coluna você encontrará todas as funcionalidades do WordPress, acessando primeiro o menu principal e depois os menus em cascata, assim como é nela que serão adicionados qualquer novo acesso de plugins ou temas. Ela ocupa 1/3 da sua tela e pode acumular inúmeros itens a medida que novas ferramentas são agregadas a plataforma.

Para facilitar o uso em monitores pequenos é possível, clicando na seta de Recolher Painel para a esquerda no final da barra, recolher ela de maneira que apenas os ícones serão mostrados e não mais o nome de cada menu.

menu-de-administração

A lista de opções padrões segue assim:

  • Posts : Onde você pode criar um novo Post para o Blog, também é possível atualizar e criar suas Categorias e Tags do Post.
  • Media : Esse é o seu banco de imagens, vídeos e qualquer tipo de arquivo muito bem organizado.
  • Paginas : Páginas estáticas ou dinâmicas que compõem o seu layout e auxiliam na demonstração do conteúdo. É com elas que se faz possível usar o WordPress tanto para blog como para crianção de websites.
  • Comentários : Tudo que é escrito pelos seus visitantes na seção de opiniões de cada post ou página.
  • Aparência : Controla o layout e organização do conteúdo no seu WordPress.
  • Plugins : Pedaços menores de códigos que formam aplicações novas para inserir funcionalidades, ferramentas, correções e qualquer outra alteração ao WordPress.
  • Usuário: Controle do seu perfil e de todos os usuários cadastros (com login e senha) no seu WordPress.
  • Ferramentas: Diferente dos Plugins, esse menu já vem com ferramentas pré construídas para o WordPress e também recebe novos menus a medida que plugins e temas são instalados.
  • Configurações : Tudo que diz respeito a configuração do seu WordPress ficará nesse menu e nós iremos falar sobre todas elas.

O painel será seu ambiente de trabalho com o WordPress e essa foi a apresentação básica dele, para te deixar mais familiarizado e sabendo onde está cada coisa. Siga sua leitura para outros artigos do Guia WordPress no nosso blog e qualquer dificuldade você está livre para nos enviar comentários!

 

BLING
Daniel Leal

Daniel Leal

Eu escrevo para facilitar o aprendizado de outros daquilo que eu tivesse dificuldade em aprender. WordPress, WooCommerce e desenvolvimento de novas tecnologias são meus focos principais, mas marketing de conteúdo, negócios digitais e (mais recentemente) fintechs também ocupam uma parcela das minhas ideias e projetos.

Adicionar Comentário

Digital Ocean

Send this to a friend