Academia WordPress

Guia WordPress – Painel

Painel

Uma vez que você tenha efetuado login, o Painel do WordPress aparece. Essa é sua página principal de administração. Logo no topo do seu Painel (E através de todas as páginas) você encontrará o nome do seu site na área do cabeçalho. Na imagem abaixo (E no decorrer desse Guia) o nome do site será Your WordPress Site. Isso também está ligado (via Hyperlink) a homepage do seu site. Você também verá o nome da pessoa que está atualmente conectada (Neste exemplo, Joe Blogg). Mova seu mouse sobre o nome para revelar o opção Sair, assim como a opção para Editar seu Perfil.

Quando Ferramentas novas ou atualizadas são introduzidas no WordPress, você receberá um Indicador de Nova Ferramenta. Este indicador trará para sua atenção algumas Ferramentas do Painel que foram adicionadas ou atualizadas. Na imagem do Painel a seguir, o Indicador de nova ferramenta está mostrando a Barra de Ferramentas atualizada. Clique em Dispersar para esconder o Indicador.

 

 

WordPress

Na maioria das páginas, logo abaixo do seu Nome de Usuário, existem algumas Abas. Uma chamada Opções de Tela e outra chamada Ajuda. Clicar em um desses links fará com que o painel desça do topo da página. O link Ajuda, é claro, mostra informações para lhe ajudar. O link Opções de Tela irá mostrar várias opções que permitem você configurar o que é mostrado na página atual. Os detalhes nesse painel mudam dependendo de que página você está visualizando no momento. Por exemplo, no seu Painel principal as Opções de Tela permitem você selecionar quais painéis você gostaria de mostrar na página.

Menu de Opções do Painel

Na parte esquerda do Painel e em todas as páginas você encontrará seu menu de navegação principal. É ali que você encontrará todas as opções para atualizar e configurar seu site.

Movendo seu cursor sobre cada uma das opções do menu irá mostrar um menu flutuante com várias opções para aquela parte do menu. Uma vez que você clique em uma das opções do menu, aquela parte em particular irá expandir para mostrar todas as opções disponíveis dentro daquela seção (se houver alguma).

As opções do menu principal e seus usos são:

  • Painel: Aqui será mostrada a página inicial de seu painel principal. No canto superior esquerdo de seu painel você verá algumas estatísticas resumidas sobre o número de Posts, Páginas e Comentários. Se você tiver o plugin anti-spam Akismet ativado, você também poderá ver o número de Comentários Spam ou comentários aguardando moderação.
  • Posts : Aqui é onde você pode criar um novo Post para o Blog. Você também pode atualizar suas Categorias e Tags do Post.
  • Mídia : Aqui é onde todas as imagens que você fez upload, documentos ou arquivos estão guardados. Você pode navegar pela sua Biblioteca de Mídia assim como editar e atualizar os arquivos.
  • Páginas : Aqui é onde você cria ou gerencia todas as suas Páginas
  • Comentários : Você pode gerenciar todos os seus comentários nessa seção, incluindo responder Comentários ou marcá-los como Spam.
  • Aparência : Esse menu é onde você controla a aparência do seu site. Você pode selecionar um novo Tema, gerenciar seus Widgets ou Menus e até editar os arquivos do Tema do seu site.
  • Plugins : Plugins aumentam e expandem a funcionalidade do WordPress. Você pode adicionar ou excluir plugins aqui, assim como os ativar e desativar.
  • Usuários: Essa tela lista todos os usuários existentes em seu site. Dependendo da sua Função, você pode também adicionar e/ou gerenciar as Funções deles.
  • Ferramentas: Essa seção dá acesso a várias ferramentas convenientes. Você pode também importar dados para o seu site WordPress ou exportar todos os seus dados do WordPress para um arquivo.
  • Configurações: Aqui é onde a maior parte do seu site é configurada. Entre outras coisas, permite configurar o nome do seu site e URL, onde seus Posts aparecem, se as pessoas podem deixar Comentários no Post ou não e várias outras opções. Na maioria das vezes, depois que seu site está organizado, não há motivo para mudar nenhuma das opções dessa seção.

Ao final do seu menu você encontrará um link chamado Recolher Menu. Clicar ali irá esconder o menu e mostrar apenas seus ícones em seu lugar. Clique no pequeno ícone de seta novamente para expandir o menu.

Ocasionalmente, quando você instala um plugin, ele terá suas próprias opções ou páginas de configuração. A localização deles será totalmente dependente do plugin em si mas a maioria das vezes essas páginas irão aparecer na seção Ferramentas, na seção Opções ou em uma seção totalmente nova no final do menu.

 

 

 

BLING
Daniel Leal

Daniel Leal

Eu já passei dos meus 25 anos e boa parte desse tempo eu estive online. WordPress, Plataformas e códigos são uma paixão grande, mas marketing, conteúdo e empreendedorismo falam mais alto. Eu vivo nesse conflito e escrevo sobre ele!

Add comment

Digital Ocean

Send this to a friend