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GUIA YOUTUBE: Aparência e Informações externas do Canal

Com o seu canal configurado internamente, agora é preciso organizar o layout de apresentação dos seus vídeos e alguns elementos da personalização dele com a sua marca. Ao iniciar essa etapa você precisará ter algumas publicações feitas no canal para conseguir ver as mudanças no layout.

Não se esqueça que a sua conta do Youtube, seja ela de usuário ou um canal, sempre estará vinculada a outras contas Google e principalmente ao Google+.

Foto do Perfil

A primeira alteração que iremos fazer já é um exemplo do vínculo entre as contas Google. A foto de perfil do seu Youtube na verdade é a imagem de perfil do Google+.

Acesse as configurações, siga para o menu Canal e clique em Avançadas.

Na seção de Informações sobre contas você verá a imagem atual da sua conta e um link em azul para alterar. Ao clicar nele você será levado para sua conta no Google+, na seção Sobre:

No centro estará a mesma foto com um ícone de câmera. Ao clicar nele você poderá fazer o upload de uma nova imagem no tamanho ideal para o Youtube de 250×250 pixels.

Salve a alteração e espere alguns minutos. O Google não atualiza a imagem de perfil em tempo real, por isso não faça várias alterações achando que elas não estão funcionando.

Capa / Arte do Canal

Localize o botão de edição, em formato de caneta, no canto superior direito da tela inicial do seu canal. Usaremos esse link para duas edições, começando por Editar a Arte do Canal.

Uma janela de upload aparecerá para que seja escolhida a arte do canal. A imagem que for selecionada como arte do canal deve estar dimensionada em 2560×1440 pixels e no tamanho (em megabytes) máximo de 4MB.

A arte do canal será utilizada recortada para encaixar nos três dispositivos principais: desktop, mobile e TV. O Youtube faz esse recorte por você e demonstra como ficará em cada um deles, mas isso não significa que é fácil de acertar uma arte que encaixe corretamente em todos os meios.

Uma dica importante é centralizar o conteúdo principal da arte e preencher o restante com informações secundárias. No exemplo que estou usando você percebe que o personagem do canal e o nome estão centralizados, mas ao redor o preenchimento é feito apenas com a continuação da ilustração. Dessa forma o encaixe nos 3 dispositivos se deu perfeitamente.

Você poderá garantir que o corte fique certo usando a ferramenta de ajuste, posicionando a área visível onde estiver as informações principais do seu canal Youtube e depois clicando no botão Visualizações em Dispositivos.

 

Clique em salvar e a sua arte será alterada imediatamente.

DICA DE USO #1

Não exagere ou faça demais no começo. O objetivo é ganhar inscritos e visualizações, por isso usar imagens que não façam uma relação direta com o conteúdo que será publicado nos seus vídeos.

Para canais com uma imagem pessoal, nada melhor do que um perfil com a sua foto – uma apresentável e que mostre bem o seu rosto – e uma capa que contenha imagens ou informações diretamente relacionadas ao que você publica como os horários de divulgação dos vídeos. O exemplo abaixo, do canal Nerdologia, demonstra muito bem o uso de ambas as artes tendo a logo como perfil e uma capa informativa.

Outra alternativa é utilizar a arte do canal para divulgar algum produto seu, como vemos no canal do Chris Stuckmann que anuncia o seu primeiro livro sutilmente, mas também indica que tipo de conteúdo você encontrará nos vídeos dele.

Criar artes como essas exigirá um bom programa de edição e que você melhore suas habilidades artísticas com o tempo. Aos usuários que não são familiarizados com o Photoshop e outros programas como ele, existe uma excelente alternativa que poderá lhe ajudar não só com a criação da arte do seu canal, mas também com qualquer outra arte voltada para Web inclusive com modelos prontos para usar.

Acesse o CANVA.COM, crie sua conta e faça um teste. Ele é gratuito e em breve publicarei um tutorial de como utilizar perfeitamente essa ferramenta.

Informações ao Público

Informações importantes para o seu público estarão espalhadas pela tela inicial do seu canal e principalmente dentro da aba Sobre, que também é a área onde você altera esses dados.

Assim como foram feitas nas outras alterações, o primeiro passo é localizar o botão com o ícone da caneta referente a cada área e clicar nele para modificar.

As informações que poderão ser personalizadas no seu canal serão:

  • Descrição: O nome já indica o que você deve fazer e o objetivo principal dessa área é descrever o seu canal como um todo. Embora tenha função, o campo é multiuso e pode variar bastante com base no teor do conteúdo que é publicado no canal.
  • E-mail: um endereço de contato pelo qual os visitantes possam enviar mensagens, geralmente destinado para contatos comerciais.
  • País: Informação básica, porém que pode ajudar na classificação do seu conteúdo.
  • Links: Todo endereço externo adicional que for ligado ao seu canal como redes sociais, blogs, sites e lojas.

Os 5 primeiros links que forem cadastrados também aparecerão na página frontal do seu canal, no canto da arte. Não precisam ser exatamente cinco deles, já que a primeira opção te deixa escolher a quantidade que ficará visível.

O campo do link do Google+ mostra a sua página principal e se a caixa de seleção “Sobrepor página” for desmarcada você consegue incluir outra página como principal do seu canal.

DICA DE USO #2

Insira todos os links relevantes que você puder, pois será nessa área que os seus inscritos buscarão por mais informações sobre você ou o seu projeto. Procure atualizar com frequência a sua descrição e aproveite para dar mais destaque a ações, como por exemplo: uma promoção nova na sua loja ou algum canal / site parceiro que queira promover.

Conclusão

Mesmo usando um guia mais avançado sobre configuração do seu canal no Youtube, a melhor tática ainda será pesquisar outros canais parecidos com o seu e que estejam trabalhando com o Youtube a mais tempo.

Use os comentários para enviar qualquer pergunta, apontar erros no guia e até a próxima parte.

Daniel Leal

Eu já passei dos meus 25 anos e boa parte desse tempo eu estive online. WordPress, Plataformas e códigos são uma paixão grande, mas marketing, conteúdo e empreendedorismo falam mais alto. Eu vivo nesse conflito e escrevo sobre ele!

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