Academia WordPress
Promoções de Outubro da Udemy. Aprenda habilidades técnicas valiosas em qualquer dispositivo. Isso mesmo, até mesmo neste. Cursos a partir de R$25,99 cada.

Iniciando com o WordPress na Nuvem

A invenção da computação em nuvem trouxe uma revolução em armazenamento e velocidade, acrescentando ainda mais ao crescimento da era digital. Suas 3 principais características – disponibilidade, escalabilidade e redundância – permitiu que a computação em nuvem se torna-se um modelo extremamente bem sucedido ao prover infraestrutura como serviço – que no inglês se referente a sigla IaaS – para a internet. Os principais participantes a favor da computação em nuvem foram e ainda são Amazon, Microsoft, Google e IBM.

A magnitude da computação em nuvem torna difícil resumir seu significado em um único paragrafo ou até mesmo uma página inteira não se faz suficiente. Existem centenas de artigos e pesquisas discutindo esse tema com maiores detalhes. Se o que você conhecer nesse artigo não for o suficiente, comece a buscar algumas coisas no Wikipedia

A ramificação de computação em nuvem que lida com hospedagem web tem muitos nomes. Para simplificar, vamos chamar de “Cloud” ou até mesmo traduzir para “Nuvem”. Espero que nesse artigo e nos próximos sobre computação em nuvem ligada ao WordPress você possa entender e aplicar sozinho seus conhecimentos.

Principais Benefícios de Cloud Hosting

Ao usar o poder da nuvem, usuários não mais precisam depender de um único servidor para hospedagem de seu site. A Nuvem mudou a face da industria de hospedagem através de 3 componentes que iremos discutir agora:

  • Disponibilidade

disponibilidade-de-tudo

A nuvem oferece disponibilidade através de redundância. Em termos mais simples, seus dados e site são copiados – ou replicados – em múltiplos servidores. Se um deles cai, os dados passam a ser oferecidos por outro. Em termos de hospedagem, isso significa praticamente 100% de tempo online ou 99% do tempo como as empresas gostam de anunciar. Quanto mais estiver disposto a pagar, menor o risco de falha.

  • Escalabilidade

escalabilidade

Considere a situação onde você estaria esperando um pico de trafego – uma promoção maluca na sua loja ou um vídeo do seu blog virou viral – e você precisaria de mais recursos do servidor por um dia ou dois, talvez somente por algumas horas. Empresas de hospedagens clássicas te cobrariam um valor significante argumentando que precisam alocar recursos para você. Se seus requerimentos eram maiores do que o sua hospedagem atual pode prover, você teria que passar pelo trabalho de transferir-se para um outro serviço como VPS ou um servidor dedicado. No final das contas, nos dias que você mais precisasse seriam os piores. 

Na maioria dos casos, você teria que alugar recursos extra por um período minimo – ao menos um mês. Mas uma vez que a promoção ou o viral acabou, o trafego volta ao normal e você teria pago por recurso não usado. Isso é o mesmo que jogar dinheiro fora durante 29 dias, quando o valor aplicado realmente aconteceu no máximo em 2 dias. Computação em nuvem mudou tudo isso. Permitiu provedores de hospedagem a introdução de um novo modelo: Pague conforme você usa.

Isso realmente trouxe uma revolução. Nós poderíamos reforçar nosso servidor por um período de tempo e depois retornar ao normal assim que a necessidade passar. Em outras palavras uma escala dinâmica se tornou possível, assim como o Hulk só cresce quando ele realmente precisa!

Computação em nuvem apagou a necessidade de mudar de hospedagens ou alugar recursos por período minimo de tempo. Isso se tornou uma economia massiva para os consumidores e adicionou benefícios aos fornecedores do serviço. Nós iremos falar, em outro artigo, mais sobre valores e como prever o seu gasto mensal com cloud hosting.

  • Balanço de Peso

A ideia básica de balanço de peso foi para dinamicamente aumentar o recurso alocado de um servidor para segurar um fluxo maior, um peso. Usa-se o mesmo principio de escala dinâmica. Algumas empresas de cloud hosting oferecem balanço de peso de forma dinâmica e automática. Mesmo se o servidor não foi equipado para resistir a um grande trafego, o controlador automaticamente aloca recurso suficiente para cuidar do trafego adicional. Seu site não iria cair.

Parece complicado, mas não é! O foco principal desse balanço e da escala dinâmica é manter você no ar, te cobrar somente quando você precisou de uma ajuda e balancear melhor os recursos que o seu ou os seus sites utilizam.

Então… isso é uma Nuvem!

Neste e em mais algumas publicações será ensinando como instalar WordPress nos grandes provedores de hospedagem em nuvem. Nós vamos começar com um dos meus favoritos do mercado: DigitalOcean. Depois, vamos avançar para tópicos mais complicados do gênero como instalar WordPress no Amazon AWS e outros fornecedores.

Caso tenha alguma pergunta sobre computação em nuvem, deixe um comentário e será um prazer trocar uma ideia com você!

Daniel Leal

Daniel Leal

Eu escrevo para facilitar o aprendizado de outros daquilo que eu tivesse dificuldade em aprender. WordPress, WooCommerce e desenvolvimento de novas tecnologias são meus focos principais, mas marketing de conteúdo, negócios digitais e (mais recentemente) fintechs também ocupam uma parcela das minhas ideias e projetos.

Adicionar Comentário

Aumente as vendas! Aprenda novas técnicas para vender praticamente tudo. Agora, os cursos da Udemy estão a partir de R$ 23,99 cada.

Digital Ocean

Send this to a friend