Academia WordPress

O impacto da velocidade de carregamento no seu WordPress

Hoje nós vamos dar uma olhada no impacto que a velocidade de carregamento pode ter em seu WordPress, assim como algumas das causas e o que pode ser feito para minimizar o problema a tempo de conseguir apreciar as recompensas.

Ter um site de carregamento rápido deve ser uma prioridade para qualquer empresa ou empreendimento online por duas razões principais: uma melhoria significativa na experiência que o seu visitante terá ao acessar o seu website e no posicionamento do seu portal nos mecanismos de busca. O Google leva muito em consideração esse fator, inclusive lançou – em parceria com a Automaticcum plugin oficial para WordPress que utiliza uma tecnologia nova para carregamento rápido de páginas web.

Acesso em dispositivos Móveis

Confira no seu Google Analytics – ou na plataforma que você controla as suas visitas – a quantidade de acessos por dispositivos móveis. Será notável a grande quantidade vinda de celulares, logo um WordPress com carregamento rápido é indispensável. Principalmente no Brasil que dependemos de uma conexão medíocre no 3G ou 4G.

googleamp

A principal dica que eu posso te oferecer é conferir o artigo sobre o AMP da Google que publiquei aqui no blog.

Envolvimento dos Usuários

Você já sabe que visitantes não gostam de páginas com carregamento lento. No entanto, as estatísticas de envolvimento dos usuários e velocidade do site são mais dramáticas do que você pode imaginar. Durante os testes sobre resultado de pesquisas, a Google descobriu que meio segundo de aumento no tempo levava 20% de abandono em trafego entre os participantes dos testes.

Para websites e-commerce e lojas online, o impacto de uma página lenta é ainda mais severo. Amazon relatou ter descoberto que 100 milissegundos de atraso no tempo de carregamento da página deles leva a 1% de abandono.

Sites de nome forte como Google e Amazon também recebem uma certa quantidade de boa vontade de seus visitantes: as pessoas estão usando porque valorizam o serviço oferecido. Seu site pode não possuir essa vantagem ainda.

Isso significa que se seu site não estiver carregando o mais rápido possível, você está correndo o risco de desapontar clientes em potencial, antes que eles tenham chance de conhecer o seu site.

Impacto no Rank em Mecanismos de Busca

A segunda razão pela qual você deveria se importar com velocidade é que a Google agora usa velocidade de carregamento como dado relevante para ajudar a determinar o rank do seu site nos resultados de busca.

Não só um site lento pode arriscar afastar visitantes como também diminui as chances de ser encontrado por um visitante em potencial.

Fazer tudo que você pode para otimizar seu site e melhorar a velocidade (e a posição no rank) pode ser uma opção bem efetiva de conseguir um melhor fluxo de visitantes e consumidores. Enquanto várias das métricas usadas pela Google para avaliação de sites (como relevância, qualidade e autoridade) podem parecer subjetivas, velocidade é extremamente tangível onde se pode melhorar.

Cuidado com a sua hospedagem

A empresa em que seu site está hospedado e o pacote escolhido de hospedagem podem desempenhar um papel importante na sua performance.

Antes de escolher um serviço de hospedagem, você precisa estar ligado na reputação dele em termos de performance. Você também precisa entender os diferentes tipos de hospedagem disponíveis e qual é a melhor opção para o seu site. Posso te garantir que pacotes de hospedagem compartilhada não poderão oferecer muito para lhe ajudar com o carregamento das páginas.

A melhor opção e com o menor custo possível para manter o seu WordPress carregando na melhor velocidade é uma hospedagem Cloud. O Academia WordPress utiliza a Digital Ocean e tivemos resultados incríveis em relação ao aumento da velocidade do blog.

Qualidade ruim no seu tema

Outro fator pode ser um design ruim. Um tema mal construído pode impactar negativamente em sua velocidade. Vários temas bem construídos do WordPress, gratuitos em particular. estão entre os sites mais lentos por ai graças ao grande volume de código que executam e requisições da database que fazem a cada vez que carregam uma página. O número e tipo de plugins que estão ativos em seu site também podem ser grande parte do problema.

Claro que não é uma regra, existem muitos temas e plugins gratuitos excelentes e que fazem parte de plataformas imensas sem causar nenhum problema. Porém, um tema ou plugin pago sempre terá uma qualidade maior e consequentemente ajudará você no carregamento do seu WordPress.

Por fim, em relação aos temas, tenha cuidado com aquilo que é muito. Muitas opções, muitas ferramentas, muito código. Faça uma lista de funções que você realmente precisa no seu site e escolha um tema que atenda a elas exatamente. Assim você elimina de cara coisas que não usará e apenas farão peso no seu portal.

Arquivos Grandes Demais

Saiba que metade dos seus problemas de carregamento estarão aqui. Imagens e outros arquivos de media grandes demais aumentam o tempo que leva para carregar uma página.

Blogs e Lojas virtuais são atualizados frequentemente com novas publicações ou adicionando novos produtos, logo várias novas imagens serão inseridas. Considerando que a página em si com os arquivos de código já possuem um peso, tudo que você inserir apenas somará a ele e aumentará o tempo que o usuário leva para carregar todos esses elementos.

Eu pretendo fazer um artigo em separado sobre tamanhos de arquivos, mas até lá seguem algumas dicas importantes:

  • O ideal para imagens e arquivos inseridos na página é que não passem de 200KB.
  • Não use formatos PNG para imagens e sim JPEG, se possível ainda SVG.
  • Para imagens que carregam com o CSS do seu tema WordPress, confira se estão usando técnicas de CSS Sprite.
  • Áudios e Vídeos devem ser usados em formado Embed. Nunca faça o upload direto no seu WordPress, pois os arquivos nunca são menores do que 2 MB.
  • Arquivos para Download (exemplo: um PDF) também recomenda ser hospedado em um serviço apropriado e evitar o upload direto no seu WordPress.

Algumas Ferramentas uteis

gt-metrix-velocidade-do-wordpress

Felizmente existem algumas ferramentas online que te ajudam a medir a velocidade de carregamento, identificar problemas e até conseguir conselhos de como corrigir. As ferramentas seguintes são altamente recomendadas:

Assim como existe uma excelente ferramenta para compactar e redimensionar imagens em JPEG, ajudando você a baixar o tamanho delas e evitar um carregamento pesado nas páginas:

Procure entender melhor como o seu WordPress é carregando e o que mais está influenciando nesse tempo. Por mais que as ferramentas te ajudem, o que fará a diferença e deixará você na frente dos seus concorrentes é o seu conhecimento sobre o assunto.

Dúvidas? Corre nos comentários e deixe sua opinião.

BLING
Daniel Leal

Daniel Leal

Eu já passei dos meus 25 anos e boa parte desse tempo eu estive online. WordPress, Plataformas e códigos são uma paixão grande, mas marketing, conteúdo e empreendedorismo falam mais alto. Eu vivo nesse conflito e escrevo sobre ele!

Add comment

Digital Ocean

Send this to a friend