Academia WordPress

Onde as imagens do WordPress são armazenadas?

Você já se perguntou onde e como o WordPress guarda as imagens do seu site? Muitos usuários iniciantes me perguntam sobre armazenamento de mídias, como esse processo afeta a plataforma e se existem meios de optimização. Nesse artigo você encontrará a explicação para essas dúvidas e algumas dicas bem valiosas.

Como o WordPress armazena as imagens?

O WordPress vem com um sistema construído no seu core para gerenciar o upload das suas mídias (imagens, vídeos, músicas, documentos e etc). Além da gestão do upload e armazenamento, esse sistema permite outras funções como por exemplo: edição de imagens direto no seu WordPress.

biblioteca-de-midias-wordpress

Por padrão, o WordPress armazena todas as suas imagens e mídias dentro da pasta /wp-content/uploads/ que está no seu servidor. Os uploads são organizados pelo mês e o ano em que foram criados. Por exemplo: todas as mídias que você fizer upload no mês de Março, 2016, serão armazenadas dessa maneira:

/wp-content/uploads/2016/03/

Você consegue acessar essas pastas se conectando com o seu servidor através do FTP (file transfer protocol).

ftp-pasta-uplodas

Como já deve ter visto, ao efetuar o upload de uma imagem no WordPress existem alguns campos para se registrar informações como a legenda da imagem, a URL de acesso direto, os tamanhos em que ela foi recortada e etc. Essas informações são inseridas no banco de dados do seu site.

banco-de-dados-imagens

Uma vez que você inseriu uma mídia em alguma publicação ou página, essa relação precisa ser identificada de alguma maneira. O WordPress salva esses dados na tabela posts_meta. Quando você define uma imagem como destacada – também chamada de thumbnail – o sistema salva essa informação relacionado a imagem com um ID (número de identificação) ligado ao artigo do qual a imagem faz parte.

Eu expliquei um pouco sobre o armazenamento no banco de dados do WordPress para você entender que deletar arquivos do seu servidor diretamente – no caso da pasta uploads – não fará com que a informação no banco de dados seja deletada também. Inclusive dentro da administração do site, na área de mídias, as imagens deletadas aparecem com um erro.

O mesmo vale para o inverso, deletar as informações do banco de dados não fará os arquivos sumirem. Um conselho ainda melhor: nunca delete nada diretamente do seu banco de dados a não ser que você tenha entendimento completo do que está fazendo. A base de dados é a alma do seu WordPress, tome muito cuidado com ela.

Mudando as configurações de Mídias

O WordPress não permite que você altere o local de armazenamento das mídias. A única configuração, referente a localização, que pode ser feita é desabilitar a organização por mês e ano dentro das pastas. Essa opção está dentro do menu Configurações > Mídias.

configurando-imagens-wordpress

Para usuários avançados no WordPress eu recomendo a mudança de local dos seus uploads pelo fato de ser um conhecimento comum e não ser muito difícil para invasores terem acesso aos seus documentos armazenados.

Algumas dicas para suas Mídias

São duas dicas muito importantes que eu tenho para te passar e eu te garanto que elas te ajudarão muito seja agora ou no futuro do seu WordPress.

Eu já toquei bastante nesse assunto em um artigo sobre velocidade de carregamento, mas nunca é demais falar. Cuidado com o tamanho dos seus arquivos. Você só terá prejuízos se não compactar suas imagens antes de fazer o upload. O seu servidor e a velocidade de carregamento do seu site agradecem.

Prestem atenção no nome do arquivo que será colocado no seu site. Sempre use um nome agradável para as suas imagens antes de fazer o upload delas. Vamos dizer que o seu artigo é sobre pudim e você tirou uma foto muito bonita da sobremesa que a sua avó fez, então não tem porque deixar ela de fora do seu artigo não é? A sua câmera provavelmente criou um arquivo com nome DSM_01321106.jpg (é só um exemplo). Você não deve usar esse tipo de código nos nomes e sim algo mais simples como: foto-da-sobremesa-da-avo.jpg, lembrando sempre de não usar nenhum caractere especial.

Espero que você tenha entendido um pouco mais sobre as imagens e se restou alguma dúvida, corre nos comentários e deixe sua pergunta!

BLING
Daniel Leal

Daniel Leal

Eu escrevo para facilitar o aprendizado de outros daquilo que eu tivesse dificuldade em aprender. WordPress, WooCommerce e desenvolvimento de novas tecnologias são meus focos principais, mas marketing de conteúdo, negócios digitais e (mais recentemente) fintechs também ocupam uma parcela das minhas ideias e projetos.

8 comentários

  • Boa tarde Daniel.
    Estava lendo suas dicas a respeito das imagens no wordpress, e é justamente as imagens que estão tirando meu sono. De tempos em tempos tenho que pedir para aumentar o espaço no meu servidor, pois as imagens ocupam muito espaço, e não sei se existe alguma forma de compactar as imagens que já estão la, ou mesmo alguma forma de salvar as imagens em outro servidor e fazer algum tipo de direcionamento. Meu site é sobre tecnologia, e não conheço muito sobre desenvolvimento e hospedagem web, sendo assim estou vasculhando os fóruns atras de alguma ideia… Obrigado.

  • Olá,

    Estou com o seguinte problema, estou integrando um outro site wordpress com o meu, subi os arquivos dele no uploads e importei os posts dele, porém mesmo com as imagens no /uploads o meu wordpress não reconhece ele na pasta midia. Como resolver isso?

  • Boa tarde!

    eu tenho um site que possui um numero muito grande de postagens referente a ofertas de produtos, todas as postagens tem a imagem do produto carregada diretamente do link do fornecedor, teria uma forma de colocar as imagens em destaque através da urls da imagem fornecida sem a necessidade de usar plug ou editando postagem por postagem?

  • Daniel.
    Fiz uma alteração no Permanent Link, mudando a referência de ano/mes/dia/nomedopost para ID.
    Quando salvei, o site e o ADMIN do Word Press pararam de funcionar e não consigo mais ter acesso ao site.
    Existe alguma solução para este caso?

  • ola na biblioteca de midia do meu site vejo imagens de 2013,et mas no servidor não encontro.Existe uma pasta na wpcontent/upload não está.

  • Amigos, estou sofrendo várias vezes com o “Erro de HTTP” ao upar imagens via WordPress quando estou escrevendo um artigo ou enfeitando o meu site, o que isso pode ser e como corrigir?

Digital Ocean

Send this to a friend