Academia WordPress

Origens e o que é o WordPress

O WordPress é uma plataforma, ou aplicativo, de sistema para gerenciamento de conteúdo, criado especificamente para a internet. Escrito em PHP, com banco de dados MySQL, o WordPress é próprio para criação de blogs, sendo atualmente a ferramenta mais adotada por todos os que fazem blogs, por possuir recursos que tornam qualquer criação muito mais profissional.

O WordPress foi uma evolução do antigo b2/cafelog, um aplicativo que, até maio de 2003, tinha sido empregado em mais de 2 mil blogs. A principal causa para a utilização do WordPress é o seu tipo de licença, com código aberto, a facilidade de uso e as características que possui como gerenciador de conteúdo.

O aplicativo é o sucessor direto do b2 e acaba também sendo utilizado como plataforma de desenvolvimento de sites de comércio eletrônico, revistas, portfólios e jornais, além de ser uma boa ferramenta para gerenciamento de projetos, diretório de eventos e outros conteúdos. Isso é devido à sua capacidade de extensão, utilizando plugins, temas e programação PHP.

Atualmente em sua versão 4.2, o WordPress permite a existência e gerenciamento de vários blogs simultâneos em apenas uma instalação e ainda tem a capacidade de ser multiusuário apenas com algumas mudanças em sua configuração.

WordPress em português

O WordPress hoje pode ser utilizado também em português, um trabalho que é o resultado voluntário da comunidade de usuários brasileiros, que pode ser acessada pelo link http://traduza.wp-brasil.org/, que tem o nome de “O WordPress na nossa língua”, onde todo tipo de dúvidas sobre sua utilização pode ser tirada.

Para baixar o aplicativo e instalar em seu computador, é muito simples: basta acessar o link https://br.wordpress.org/latest-pt_BR.zip e baixar, seguindo as instruções de instalação. Você pode escolher entre as opções de formato .zip ou .tar.gz, e seu computador precisa apenas ter as versões 5.2.4 do PHP ou a versão 5.0 do MySQL.

No aplicativo você encontra um sistema de modelos, através de um processador, podendo organizar o layout através de widgets, sem precisar editar códigos PHP ou HTML. Se precisar, poderá editar os códigos para adicionar as funcionalidades mais personalizadas.

Recursos do WordPress

O WordPress é de fácil utilização, não sendo necessário que você seja um expert em informática. Dentre seus recursos, podemos destacar:

  • Geração de XML, XHTML e CSS, em conformidade com os padrões W3C;
  • Gerenciamento integrado de ligações;
  • Estrutura de permalink amigável aos mecanismos de busca;
  • Suporte extensivo a plugins;
  • Categorias aninhadas e múltiplas categorias para artigos;
  • Páginas estáticas;
  • Filtros tipográficos para formatação e estilização de texto corretas;
  • Múltiplos autores;
  • Suporte a tags;
  • Gerenciamento de múltiplos blogs em subpastas ou subdomínios;
  • Importação e exportação de dados;
  • Níveis, promoção e rebaixamento de usuários;
  • Campos personalizados que permitem armazenar dados extras no banco de dados.

O WordPress ainda comporta aplicações para Android, iPhone, iPod Touch, iPad, Windows Phone 7 e BlackBerry, com acesso a recursos do painel administrativo. Atualmente, o WordPress mostra-se a mais eficiente ferramenta para a criação de blogs, importação de dados da maioria das plataformas de publicação disponíveis na internet.

BLING
Daniel Leal

Daniel Leal

Eu escrevo para facilitar o aprendizado de outros daquilo que eu tivesse dificuldade em aprender. WordPress, WooCommerce e desenvolvimento de novas tecnologias são meus focos principais, mas marketing de conteúdo, negócios digitais e (mais recentemente) fintechs também ocupam uma parcela das minhas ideias e projetos.

Add comment

Digital Ocean

Send this to a friend