Academia WordPress

Os 10 melhores plugins de comentários para WordPress

Com o WordPress você consegue publicar e divulgar o seu conteúdo por toda a internet com muita facilidade, vendo visitantes do mundo inteiro acessarem seu portal pela informação que você está espalhando. Como todo blogueiro sabe, uma das maiores recompensas que um autor pode receber é o engajamento em suas publicações, até porque traz um benefício imenso para o SEO.

Para que essa interação aconteça é necessário usar algumas técnicas dentro do seu conteúdo como pedir que o visitante deixe sua opinião nos comentários – algo que eu faço com frequência -, relatem alguma história semelhante ou respondam a uma pesquisa de opinião. Além dessas chamadas, é muito importante que a sua área de comentários da publicação seja um pouco mais robusta e diferente do padrão WordPress.

Os comentários, além de construírem um engajamento entre o autor e o usuário, transformam o seu blog em uma comunidade. A área de comentários padrão do WordPress é bem básica, possui o suficiente para atender um blog iniciante, porém existem outros plugins que transformam e adicionam novas funções a essa área. Vou listar 10 deles que realmente farão a diferença no seu blog.

Facebook Comments

plugin-de-comentarios-wordpress (2)

Mesmo que a quantidade de plugins para comentários do WordPress seja grande, a integração com o Facebook Comments pode ser a melhor escolha. Essa opção resolve vários problemas como spam, comentários grotescos e insultos gratuitos já que qualquer publicação também é compartilhada na Rede Social.

Esse plugin oferece opções de moderação, shortcodes e suporte a vários idiomas.

WP Advanced Comment

plugin-de-comentarios-wordpress (3)

Altamente customizável, o WP Advanced Comment ainda velocidade e poder com um sistema de comentários baseado em AJAX. Já vem com campos fáceis arrastáveis permitindo que seus visitantes comentem em artigos, blogs e páginas de produtos. Também acompanha uma grande quantidade de funções como habilitar ou desabilitar os comentários anônimos, notificações por e-mail, um sistema de busca em comentários, validação por JQuery, campos customizados, você pode curtir comentários e várias outras possibilidades.

É possível traduzir esse plugin, mas não é garantido que tenha uma versão completa em português (Brasil).

CommentLuv

plugin-de-comentarios-wordpress (4)

CommentLuv é outro plugin de comentários para o seu conteúdo em blogs, websites e fóruns. Ele utiliza JavaScript para carregar os comentários, mas fique tranquilo que não afeta de maneira alguma o seu SEO. Apesar de ser um bom plugin, não é a melhor opção já que o maior defeito dele é não bloquear o SPAM. Seria preciso adicionar um outro plugin, como o Anti-Spam, para fazer esse serviço.

DX Unanswered Comment

plugin-de-comentarios-wordpress (5)

Agora temos um plugin bem interessante, já que ele permite você filtrar os comentários não respondidos dentro do seu blog ou website e você pode criar contas de administrador especificas para que outros usuários também possam te ajudar a responder os comentários. Ele se destaca justamente por adicionar essas pequenas funções a mais que fazem toda a diferença no seu WordPress.

Comment Approved

plugin-de-comentarios-wordpress (6)

Esse plugin WordPress pode ser utilizado com qualquer outra opção que foi listada, pois ele é adiciona uma função muito simples: notifica o visitante que comentou que o comentário foi aprovado ou notifica quando o comentário foi respondido pelo autor.

Disqus Comment System

plugin-de-comentarios-wordpress (7)

Disqus é um famoso serviço de comentários e debates que centraliza todos os comentários de diversos dos seus sites em uma plataforma só. Ele também permite que outras pessoas encontrem o seu website ou blog através da plataforma deles, ou seja você acaba também criando uma comunidade a mais que poderá atrair tráfego adicional no seu conteúdo.

É uma ferramenta bem poderá e adiciona filtros, listas negras, usuários verificados, proteção contra spam e vários tipos de notificações para os usuários que comentam. O único ponto negativo do Disqus no WordPress é que existem relatos em que o plugin atrapalhou no SEO e, consequentemente, afetou o ranqueamento.

Yoast Comment Hack

plugin-de-comentarios-wordpress (8)

Yoast é um famoso produtor de plugins para WordPress e criador de um dos melhores plugins gratuitos de SEO disponíveis no momento. Além do sucesso com a otimização para os motores de busca, ele também criou uma leva de outros plugins – Google Analytics, DoubleClick e etc. -, sendo que um deles é o Comment Hack.

Ele inclui todas as ferramentas que listei nos outros plugins, com uma grande diferença. Existe uma opção de você redirecionar o usuário que comentou para uma página de agradecimento, criando uma experiência totalmente única para o visitante que resolveu se envolver com o seu blog. É uma excelente tática para engajar e crescer com o seu público

Intense Debate

plugin-de-comentarios-wordpress (9)

IntenseDebate foi criado pela empresa fundadora e pioneira no WordPress, Automattic. O plugin já vem com um painel de controle que facilita a marcação, aprovação ou remoção de comentários. Ele otimiza o sistema de comentários padrão do WordPress e também deixa aberto – apesar de ser necessário algumas habilidades em programação – para você integrar algumas redes sociais.

Jetpack by WordPress

plugin-de-comentarios-wordpress (10)

Outra opção que foi criada pela Automattic, que é o time por trás do WordPress. Jetpack é muito mais do que um sistema de comentários e eu não entrarei em detalhes sobre ele nesse momento por estar planejando um grande artigo sobre o assunto. O que eu posso te adiantar é que ele também afeta o sistema de comentários de uma forma positiva, adicionando um poderoso sistema anti-spam e ajudando com o SEO tanto nos comentários como em diversas outras áreas do seu site ou blog.

Commentator (Premium)
plugin-de-comentarios-wordpress (11)

Como vocês podem notar esse é o plugin que eu utilizo aqui no Academia WordPress. Commentator é um plugin pago – você adquire ele no CodeCanyon por $17 – e insere uma variedade enorme de novas funções para o seu sistema de comentários. A primeira vantagem é que ele não interfere com a área de administração já existente do WordPress, apenas adiciona um painel de configurações abaixo do menu de comentários.

Dentre as funções adicionais do Commentator temos o filtro de comentários AJAX, permitir comentários só por usuários cadastrados, botão de cadastro na área de comentários, cadastro de visitantes usando a Rede Social, ranking de comentários, customização completa de cores e do template da área. Uma das novidades mais interessantes que esse plugin insere nos comentários é permitir que usuários façam o upload de imagens, vídeos que se reproduzem automaticamente e compartilhamento de links – do mesmo jeito que é no Facebook.

Sem dúvida alguma essa é a opção mais completa dentre dos plugins premium para comentários do WordPress. O que você achou dessa lista? Deixe um comentário, aproveitando pra já testar um dos plugins mencionados!

BLING
Daniel Leal

Daniel Leal

Eu já passei dos meus 25 anos e boa parte desse tempo eu estive online. WordPress, Plataformas e códigos são uma paixão grande, mas marketing, conteúdo e empreendedorismo falam mais alto. Eu vivo nesse conflito e escrevo sobre ele!

13 comments

Digital Ocean

Send this to a friend