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Vendas Match.com

Rejeite o modo “Tinder” de vendas e seu negocio irá “viver feliz para sempre”

Vendas Match.com
Soa estranho, mas vendas está se tornando como procurar relacionamento online.  Enquanto você não atrai clientes com promessas de levar para passeios na praia, a forma que você a interação de um negocio pode ser a diferença entre “one-time fling a la Tinder” e uma relação duradora que você pode encontrar no Match.com.

Como fundador ou CEO, é hora de reconhecer que táticas de vendas tradicionais cumprirem uma necessidade de uma determinada época e deixam você constantemente procurando pelo próximo cliente. Grandes negócios são construídos sobre benefícios duradouros e mútuos  entre cliente e empresa que irá se nutrir por muitos anos.

A tática Tinder não funciona para aqueles não familiares com encontros online, ela é direta: ache uma pessoa atraente perto que acha você atraente também. Isso é um tiro no escuro que geralmente não resulta em nada sério.

Parece familiar? Táticas tradicionais de venda se baseiam em papeis e ligações frias em esperança de conectar-se com o pretendente certo na hora certa. Isso pode resultar em uma “colisão” em vendas, mas certamente não é uma forma interessante de se fundamentar uma empresa.

Os clientes de hoje em dia tem muito mais controle sobre o processo de compra. Com acesso ilimitado de informação e escolhas online, clientes são bem educados e inconstante. Todas essas opções levam eles a enfatizarem a experiencia de compra.
Se você quer construir uma empresa prospera, ao invés de se basear em uma onda de novos clientes, você precisa mudar um relacionamento direcionado a vendas.

Para criar uma relação duradoura com o cliente, você precisa usar a tática do Match.com. Diferente do Tinder, Match.com usa informação, algorítimo sofisticado para sugerir possíveis candidatos. Quando 2 usuários começam a se comunicar, eles já sabem que são bons um pro outro e podem começar uma relação baseada em interesses para ambos. sem falar que só serviços pagos conseguem se expressar o interesse em compromisso investido em uma relação duradoura.

O equivalente para empresas, claro, é encontrar clientes com um interesse no que você está vendendo e montar uma relação. A chave é de um ponto de vista de curto prazo para um de conexões longas e duradoras.

Siga essas dicas para mostrar aos seus clientes que você está procurando um relacionamento sério, não só flertando:

  1. Procure por conexões quentes

Enquanto um simples “swip pra direita” é suficiente pra conectar no universo Tinder, ligações e e-mails aleatórios raramente funcionam em vendas. Na verdade, 90% dos executivos nunca retornam uma ligação dessas. Sua chances de sucesso são maiores se você já tem uma conexão com o cliente através de um conhecido em comum.

  1. Tenha padrões

O modo comum de venda se foca em vender para qualquer um que irá dizer “sim”, mas é melhor estabelecer critérios para o tipo de pessoa que você quer como cliente. Assim como uma relação é condenada a falhar se você não compartilha dos valores da outra pessoa, há necessidade de um alinhamento entre o que você está procurando em um cliente e o tipo de empresa o cliente quer.

  1. Tenha certeza de que eles querem o que você está oferecendo

Se você está procurando por algo durador, um comprador casual não é o que você quer. Da mesma forma, antes de tentar vender, tenha certeza de que o cliente vai se beneficiar com o que você está oferecendo.

  1. Vitoria para ambos

Em vendas e relacionamento online, ambos saem ganhando algo da interação. Por exemplo, a relação de Wiliam Shatner com Priceline.com foi uma vitoria porque o aval dele ajudou a crescer a empresa antes desconhecida, a se tornar a primeira escolha para viagens enquanto ele era pago em Stock Options que agora valem centenas de milhões de dólares.

  1. Trate-os bem

85% dos clientes pagariam mais do que a média para uma experiencia melhor de vendas. Enquanto 78% tem abandonado compras que tinha intenção por conta de uma experiencia ruim. Uma relação forte com o cliente melhora todos os aspectos da sua empresa, e suas vendas futuras, mas você tem que ganhar a lealdade deles. Uma vez que você consegue a venda, trabalhe pra fazer esse cliente te amar todos os dias.

O modo Tinder de vendas pode ganhar alguns clientes pra uma só compra, mas não vai te garantir um “felizes para sempre” que você está procurando. Quando você está procurando criar algo forte e sustentável, precisa se concentrar em formar relações duradoras com seus clientes, como o Match.com.

Texto de Falon Fatemi em 30 de Janeiro de 2015 – http://www.entrepreneur.com/article/242354

BLING
Daniel Leal

Daniel Leal

Eu já passei dos meus 25 anos e boa parte desse tempo eu estive online. WordPress, Plataformas e códigos são uma paixão grande, mas marketing, conteúdo e empreendedorismo falam mais alto. Eu vivo nesse conflito e escrevo sobre ele!

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