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A Sua Empresa Deve Usar Uma Fonte Só?

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Se você quer ter certeza de que os clientes existentes e em potencial reconhecem sua marca, você precisa ir mais longe do que o design de um bom logo – você precisa criar uma experiencia coesiva. Uma das formas mais subestimadas é selecionando uma fonte unica para usar em todas as formas de comunicação com o cliente, materiais de marketing e outras representações da sua marca.

Designers gráficos estão sempre prontos para discutir tipografia assim como guia de estilos para uso de empresas – frequentemente como extensão de qualquer outro trabalho que ele já esteja fazendo pra você. O recurso para melhorar a tipografia da sua marca são melhores do que nunca: Tipógrafos estão lançando nos caracteres todo dia e desenvolvedores de softwares estão criando ferramentas novas para permitir empresas a integrar bom design em todas as áreas do negocio.

Wistia, uma Cambridge, uma provedora de hospedagem de video e analise, emprega duas fontes universalmente: Interstate (a fonte digital usada pela plataforma online) e Whitney (usada em materiais impressos, assim como no site). Ambas as fontes foram feitas por Tobias Frere-Jones de New York.

Quando clientes usam o aplicativo web da Wistia ou leem o blog da empresa, eles sentem como se tivessem visitando partes diferentes de um mesmo todo. Esse resultado é devido tanto ao uso consistente da mesma tipografia quanto ao logo no topo da pagina.

“Pra uma marca ter personalidade, todas as coisas que ela faz precisa parecer desenhado pela mesma mão,” disse Joe Ringenberg, chefe de design da Wistia.

Abbott Miller, um parceiro da Pentagram, uma firma de design que trabalha nos EUA, Inglaterra e Berlin, concorda. “Se você pensa em tipografia como uma “voz”, então é imperativo que a mesma voz seja responsavel por todo marketing e outras comunicações publicas se você quer que essas mensagens sejam efetivamente conectadas a sua empresa ou organização,” ele afirma. “Mantendo a consistencia nessa voz, você aumenta suas chances de ter essas mensagens de forma precisa e agregada e assim reforçar uma a outra.”

a tipografia da Wistia carrega claramente a estetica e missão da empresa. Ambas são faceis de ler em vários tamanhos diferentes e ainda oferecem estilo, telegrafando a devoção da empresa em tornar os elementos mais funcionais atrativos, enquanto a clara, sans-serif assegura o conteúdo restante.

Manter o uso dessa tipografia consistente em todos os materiais que a Wistia cria requer um esforço de toda a empresa. Quando todo mundo tem as fontes certas instaladas e setups prontos como style sheets no word, manter o estilo é um assunto simples. Mas você não pode esperar que todo mundo na equipe use softwares de design ultra complicados ou ferramentas de tipografia.

“Você tem que ser realista sobre o retorno e escolher onde uma boa tipografia tem o maior impacto na audiencia,” Miller explica.

Encorajando uma empresa a pensar sobre design em um certo nivel é o ideal. Fazendo isso fica facil pra todo mundo se manter dentro das normas.
“A melhor forma de convencer sua equipe da importância da tipografia (ou qualquer escolha de design) é explicar a razão por trás da sua escolha,” Ringberg diz. “Até quando é simplesmente uma questão de gosto, ser capaz de racionalizar e descrever sua forma de pensamento da aos ceticos uma chance de se juntar ao bando, ou no minimo, respeitar a consideração que está em ação.”

Qual a sua Fonte?

Escolhendo uma nova fonte? Alem de estética, tem alguns fatores chaves de se manter em mente.
Veja se a fonte é completa: Nem todas as fontes incluem todas as glyphs (Letras, numerais e pontuação). Para ser usável em todos os materiais, ela precisa conter letras, acentos e os simbolos comuns (como o “&”), em adição aos numerais e 26 uppercase e lowercase.

Considere os detalhes de licença: Qualquer um pode baixar várias opções de fontes, mas nem todas elas são gratuitas pra se usar comercialmente. Existem algumas de grande qualidade e gratuitas disponíveis (como as disponíveis no Google Web Fonts), mas verifique quem criou a fonte e se é licenciada antes de usar em algum documento empresarial.

Teste a legibilidade em vários tamanhos diferentes: Uma fonte que parece ótima na tela de um computador pode não ser legível em um aparelho mobile ou mesmo em documentos impressos

Texto de “Thursday Bram” em 31 de janeiro de 2015 – http://www.entrepreneur.com/article/241468

BLING
Daniel Leal

Daniel Leal

Eu já passei dos meus 25 anos e boa parte desse tempo eu estive online. WordPress, Plataformas e códigos são uma paixão grande, mas marketing, conteúdo e empreendedorismo falam mais alto. Eu vivo nesse conflito e escrevo sobre ele!

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