É uma completíssima plataforma de código aberto focada em e-commerce.
Magento é um sistema em código aberto, baseado em PHP e MySQL, totalmente modular, desenvolvido pela antiga Varien – hoje Magento Inc., atualmente uma divisão da eBay – criado especialmente para e-commerce. O sistema Magento inclui todas as funcionalidades para otimização de sites, com técnicas de SEO, e uma infinidade de plugins que podem ser utilizados, mantendo uma programação sólida e modular, com bastante segurança e com suporte tecnológico para que você possa fazer o seu e-commerce crescer e se desenvolver. Lembra muito o Worpdress nesse sentido, porém seguindo o rumo contrário em relação ao objetivo do sistema. Um dos pontos que mais diferem os dois é a complexidade do código e é justamente por isso que um profissional especializado em Magento é muito valorizado no mercado.
O projeto Magento teve início em 2007, atrás de outras iniciativas de desenvolvimento de sistemas de e-commerce com código aberto, a exemplo do osCommerce e Prestashop, que foram pioneiras no segmento de e-commerce. A primeira versão surgiu em 2008 e, de lá até hoje, a plataforma Magento vem se firmando como um padrão por seus recursos tecnológicos e suas soluções voltadas para o comércio digital.
Para você ter uma ideia do potencial da Magento, em 2014 a aheadWorks – uma empresa especializada em desenvolvimento de extensões para a plataforma – divulgou uma pesquisa sobre plataformas de e-commerce, constatando que a Magento, pelo terceiro ano consecutivo, mantinha destaque como melhor sistema de e-commerce open source, sendo a mais utilizada no mundo todo, com um nível de participação de 33,8% entre os pesquisados.
Magento no Brasil
Entre nós, brasileiros, a plataforma vem conquistando cada vez mais adeptos, principalmente por sua versatilidade e quantidade de recursos, fazendo com que diversos fornecedores de plataforma surgissem para atender os usuários.
Por ser de código aberto, a Magento pode ser alterada por qualquer pessoa que tenha profundos conhecimentos de programação, uma vez que o código é bastante sofisticado. O sistema permite alterações e desenvolvimento de novas funções, não existindo qualquer limite para a customização da plataforma, fato que contribui em muito para a sua grande aceitação no mercado.
Outra grande vantagem é que já existe a versão Magento em português, facilitando o uso pelos usuários que não têm conhecimento do idioma inglês.
Como funciona a plataforma Magento
O grande achado para o sucesso da Magento é sua arquitetura modular, ou seja, o sistema é composto por módulos independentes que, reunidos, compõem o sistema todo, complementando as funções. Seus módulos são conhecidos como Extensões Magento, ou plugins para Magento, e são o ponto forte da plataforma.
Essas extensões, que tornam a plataforma mais interessante para quem está navegando e visitando as lojas, torna também a plataforma mais funcional para quem está administrando. Elas podem ser gratuitas ou pagas, podendo ser encontradas no site da Magento – magento.com. As pagas foram desenvolvidas por programadores e empresas independentes, que trabalham para colaborar com a melhoria da plataforma.
A plataforma Magento também possui templates, que são módulos que alteram o design da loja, permitindo melhor customização. Esses templates podem ser comprados e instalados na sua loja virtual, criando um toque exclusivo para o seu projeto de e-commerce.
Por ser uma plataforma robusta, infelizmente a Magento pode trazer alguns problemas, já que é preciso um excelente provedor de hospedagem e, se você estiver interessado, deverá procurar um provedor de hospedagem que aceite e comprove a funcionalidade da plataforma, uma vez que seu site poderá ficar lento ou até sair do ar.
Mesmo assim, este será o menor dos problemas, por existirem diversos provedores que garantem o funcionamento pleno da plataforma.
Escolha a melhor versão da Magento
A versão mais conhecida da Magento é a versão livre, o Magento Community Edition, que é utilizada no mundo todo mas, além dessa ainda existem duas versões pagas, que você pode escolher de acordo com suas necessidades. São elas: Enterprise Edition, com suporte especializado e recursos avançados; e Magento Go, uma solução intermediária, ideal para lojas menores que, temporariamente, está inacessível para novos usuários. Se você tem uma hospedagem com a aplicação Softaculous instalada o processo fica mais fácil, já que esse auto instalador mantem o Magento na sua ultima versão.
Nós iremos ir tratar mais sobre essa plataforma e outras no blog, então fique atendo e não deixe contar-nos a sua opinião ali nos comentários!
Ótimas dicas. Muito obrigado por esta informação útil .Se você visa construir a loja que atende a todas as exigências da indústria de comércio eletrônico moderno. Então aqui estão a extensão Magento incrível que eu encontrei há alguns dias. Estes são rentáveis e benéficas para os usuários, bem como para iniciantes. Confira https://goo.gl/rC9Ira