Academia WordPress

Por que usar o WordPress no seu projeto?

Existe um grande uso do Wordpress pelas agências de marketing digital e desenvolvimento web. Algumas mascaram o seu uso, outras mostram e poucas vestem a camisa assumindo que quase todos os seus produtos se baseiam nesse CMS (gerenciador de conteúdo).

Existe um grande uso do WordPress pelas agências de marketing digital e desenvolvimento web. Algumas mascaram o seu uso, outras mostram e poucas vestem a camisa assumindo que quase todos os seus produtos se baseiam nesse CMS (gerenciador de conteúdo). Um dos grandes motivos de nem todas colocarem ele como carro-chefe é o preconceito com o framework. Já ouvi muitas afirmações de que o WordPress só serve para blogs e pequenos websites, o que não podia estar mais longe da verdade.

logo-wordpress-vermelha

Grandes portais e até websites do Governo utilizam ele. Segundo o blog ManageWP, 74.6 milhões de portais utilizam o WordPress. Ainda mais assustador é o fato de que 18.9% de todos os portais online são feitos no bom e velho WP. Todo mês, a palavra “Worpress” é buscada mais de 37 milhões de vezes e não estamos contando com frases aqui como “Ajuda WordPress” ou “Como usar o WordPress”. Isso é muita busca para algo que só deveria ser usado em pequenos blogs, certo? Sem contar que 22% dos novos domínios nos Estados Unidos da América estão rodando o framework mais famoso do mundo.
É sempre bom garantir o que estamos falando e se você não está bem convencido eu recomendo que acesse o CMS Usage Statistics com seu lindo gráfico de pizza. Seria bacana, também, conferir os casos de uso do WordPress.org.

Falando um pouco sobre acessos, o portal do wordpress.com recebe mais visitantes do que a Amazon (US). Isso chega a uma base de 96 milhões de visitas por mês, tudo isso empregando apenas 229 pessoas que trabalham ou já trabalharam em uma das 98 versões do WordPress que estão em 40 idiomas diferentes e que já atingiram a marca de 46 milhões de downloads no WordPress.org. Incrível, não?
Existem milhares de temas gratuitos e pagos para WordPress. Geralmente um desenvolvedor simples, apenas para criar algo para você, cobra em média 90/h a hora e contam com um diretório com mais de 29 mil plug-ins para adicionar novas funcionalidades e embelezar os projetos WordPress mundo a fora. Depois de todos os elogios e fatos é bom esclarecermos algumas coisas:

Do que estamos falando mesmo?

Nos baseando em um excelente texto da ithemes, WP é uma ferramenta de criação de websites feita em PHP e que também tem seu código aberto, ou seja, qualquer um pode modificar como bem entender. De uma maneira mais trivial, é a maneira mais fácil de você criar um blog, website ou loja virtual e gerenciar o seu projeto todo sem precisar de um treinamento muito grande.

Facilidade para o usuário e para o seu desenvolvedor

O WordPress apresenta um conjunto de funcionalidades em seu painel administrativo organizadas de uma maneira tão intuitiva que em alguns minutos de uso você já consegue entender o fluxo no qual ele trabalha. Essa curva rápida de utilização é benéfica para que o usuário do WordPress possa se focar em uma coisa só: criar, gerenciar e aprimorar o seu conteúdo.
Usuário feliz faz um desenvolvedor menos preocupado e também com projetos mais interessantes. Uma vez que o programador não estará se preocupando em te ensinar a usar algo muito complexo, vocês poderão criar novos projetos juntos e evoluir os portais para que o seu visitante se sinta cada vez mais atraído e bem atendido.

Evoluir um projeto em WordPress se faz de duas maneiras: criamos um plugin novo ou um tema novo. Os dois carregam funcionalidades que transformam a plataforma, porém são usados em casos diferentes. Com a vantagem de existir uma comunidade gigantesca trabalhando com esse CMS, o seu desenvolvedor não precisará sentar e criar tudo do zero. Basta ele buscar online e encontrar inspirações ou até mesmo um módulo completamente pronto. Isso é ruim? Claro que não, salvo o caso dele ter lhe cobrado o valor por um desenvolvimento do zero. E sobre custos nós vamos falar logo mais!

e-Commerce com WordPress

Falando em funcionalidades e módulos, o WordPress possui diversos plug-ins de e-commerce. O mais famoso e, na nossa opinião, o melhor deles é o WooCommerce. Ele traz todas as ferramentas necessárias para você transformar seu portal em uma Loja Virtual e poder gerenciá-lo com a mesma facilidade que você faria com um simples blog. Assim como o WP, o WooCommerce criou uma comunidade imensa de desenvolvedores e utilizadores que fomentam o seu crescimento e aperfeiçoamento constante. Um exemplo dessas evoluções é que, hoje, você pode integrar quase todos os meios de pagamentos online com o WooCommerce, inclusive sistemas de gestão com Nota Fiscal Eletrônica – é o caso do Bling, conheça mais sobre ele.

woocommerce-wordpress

Não vamos alongar sobre as integrações e facilidades do Woo, porém é difícil você encontrar uma reclamação sobre a combinação de WP com o Woo e se você encontrar não deixe de apresentar nos comentários, adoraríamos resolvê-la!

Projetos e seu custo

Esse blog e o portal da Braising são feitos completamente em WordPress e alguns plug-ins bem interessantes. O custo de um projeto como esse não é alto e o valor dele é mensurado pela combinação, organização e validação do projeto em WordPress. Projetos que são inteiramente cobrados em cima do desenvolvimento deles são para plataformas completamente únicas e sem referência no mercado. Nesse caso deixa de ser um projeto WP e transforma-se em um projeto de desenvolvimento web.
Você pode ter uma ideia de custos acessando a nossa tabela de valores e prazos. Se tiver alguma dúvida, novamente manda nos comentários e nós sanamos ela!

Sem dúvida nenhuma, WP vai atender todas as suas necessidades. Se você duvida disso, vamos propor um teste: procure um portal em WordPress parecido com o seu projeto. Se você encontrar, analise e veja se realmente não ficou como você esperava. Não encontrou? Ótimo, você tem uma grande oportunidade de ser pioneiro com a sua ideia e com o WordPress.
Já sabem, dúvidas e comentários é só enviar!

Daniel Leal

Eu já passei dos meus 25 anos e boa parte desse tempo eu estive online. WordPress, Plataformas e códigos são uma paixão grande, mas marketing, conteúdo e empreendedorismo falam mais alto. Eu vivo nesse conflito e escrevo sobre ele!

2 comentários

CURTA A ACADEMIA!

+10000 Elementos Web!

Dokan - Multivendor Marketplace Platform

Send this to a friend