Academia WordPress

WordPress 4.4 – pronto para você atualizar e com novo tema!

Depois de alguns meses de desenvolvimento incansável o WordPress 4.4, nomeado de Clifford em homenagem a um cantor de Jazz que você provavelmente não conhece, foi feito o seu lançamento e você pode atualizar – com cuidado – a sua plataforma para aproveitar as novidades.

httpss://videopress.com/v/J44FHXvg
São várias coisas interessantes que surgiram e eu vou começar comentando as mais práticas de se entender pois a principal atualização provavelmente só agitou o coração dos desenvolvedores!

Imagens Responsivas

Quando o usuário faz upload de uma imagem no WordPress, ela é automaticamente cortada e salva em tamanhos menores também. Um bom exemplo – até para quem não fazia ideia disso – é imaginar que você pegou uma foto bacana sua no tamanho 1500×706 e fez um upload na plataforma. Nesse caso você terá os seguintes tamanhos:

  • Tamanho Completo – 1500 x 706
  • Grande – 500 x 235
  • Médio – 300 x 141
  • Thumbnail (quadrinho pequeno) – 150 x 150

Com o WP 4.4 as coisas ficam um pouco diferentes e, em resumo, a plataforma identifica o tamanho da tela que o visitante está utilizando para navegar no seu portal e corta a imagem certa para aquela determinada medida de visualização.  Incrível não? Além disso, essa funcionalidade diminui o consumo de banda da sua hospedagem já que é possível dedicar o tamanho e peso certo de uma imagem para cada tipo de carregamento.

#ArtigoOficial: você confere a modificação completa no artigo oficial. 

Embed nos Artigos

Desde a sua implementação no WordPress, a funcionalidade de Embed trouxe grandes vantagens para a criação de conteúdo. A facilidade na inserção de um vídeo, áudio ou arquivo para download de outros sites – confiáveis, é claro – serviu muito bem a comunidade. A lista de locais confiáveis para embed sempre aumenta e dessa vez foi adicionado o próprio WordPress.com.

Veja como o artigo da WP-Tavern, também falando do lançamento dessa versão, ficou com o embed. A ferramenta trás o título, a imagem destacada e mais algumas funções de interação.

WordPress 4.4 “Clifford” Featuring Responsive Images, Twenty Sixteen, and More

Claro que nem todo mundo ficou muito feliz com a funcionalidade e se você é um deles fique tranquilo! Para desabilitar a função você precisa instalar o plugin Disable Embeds e o serviço está feito.

disable-embeds

O Plugin ainda bloqueará que outros blogs usem o seu conteúdo para Embed, desabilita praticamente todos os embeds em sites não confiáveis ou confiáveis e retira o código JavaScript responsável por essa funcionalidade.

Novo Tema padrão: Twenty Sixteen

Olha só, os temas do WordPress já estão com 16! Quase adultos, não? Feito totalmente voltado para interação mobile, esse novo lançamento me pareceu extramente clean e funcional. Com certeza pode ser uma opção oficial para você que tem um blog apenas e está começando com a criação de conteúdo. Ele foi lançamento mesmo no dia 06/12 e já está – na data de hoje – com 3 mil instalações ativas.

O tema acompanha 4 esquemas de cores diferentes e eles podem ser configurados na área do Customizer. 

novo-tema-wordpress-4-4

Eu posso estar errado, mas em breve existe uma possibilidade de vermos as atualizações do WordPress acompanhadas de um tema para Lojas Virtuais também ou o próprio tema ser hibrido. Com a Automaticc sendo a proprietária do WooCommerce agora, nada mais justo  que favorecer a sua compra e popular ainda mais a internet com esse módulo. Claro que existe o conflito com outros desenvolvedores que possuem grandes módulos de venda também, mas não botaria minha mão no fogo já que a compra da WooThemes foi um grande salto e precisa ser aproveitado. O jeito é esperar para ver!

WordPress Multisite

Foi introduzida uma nova classe chamada WP_Network e uma função chamada *_network_option o que, segundo os desenvolvedores responsáveis pela melhoria, deixará mai fácil a gestão de rede. A alteração completa está descrita no artigo oficial

Componente dos Comentários WP_Comments foi Reconstruída

Houve uma mudança significativa no componente de comentários do WordPress, principalmente voltada para usabilidade. É fácil notar a diferença já que agora você tem o campo de Comentário vindo antes do Nome, Email e URL. A ideia é melhorar o engajamento dos usuários e facilitar o comentário em si.

comentarios-novos-wordpress

Troca na hierarquia dos Títulos na Área de administração

Esperando melhor a acessibilidade, a hierarquia de títulos no admin do WordPress 4.4 restaurou o uso do H1 nas telas de administração. Isso ajuda aos escritores e criadores de conteúdo a localizar onde vai as informações mais importantes.

Com certeza isso é um problema para quem usa ou desenvolve temas para a área de admin do WordPress, inclusive o time de desenvolvimento oficial recomenda uma reestruturação completa dos plugins que interferem nos elementos da área administrativa. 

A principal mudança (minha opinião): Primeira Fase da REST API

Excelente, a REST API chegou! Por mais que seja a primeira fase dela e ainda não esteja em seu potencial total, é possível fazer projetos ainda mais ousados agora e sem depender de uma ferramenta que não é oficial.

wp-api

Desenvolvedores de Plugins e Temas foram convocados a pararem imediatamente de usar a antiga infraestrutura de integração (admin-ajax) e partir para a REST API do WordPress. Comece aprendendo a autenticar nesse artigo. e encontra o guia completo aqui 

Outras Mudanças

Algumas coisas menores ou sem tamanha diferença para a maioria dos usuários do WordPress foram feitas também, como:

  • Introdução de uma maneira diferente para se trabalhar com Taxonomias.
  • WP_Title não foi tirado de cena, como muitos haviam imaginado e até afirmado.
  • Um novo tipo de template foi adicionado: single-{post-type}-{post_name}.php
  • Arquivos não anexados a lugar alguma agora tema links permanentes.
  • O argumento show_ui vem com o intuito de corrigir comportamentos estranhos dos tipos de posts.

Foram mais de 2 mil envios de código dos, aproximadamente, 400 contribuidores que trabalharam para construir essa nova versão. Com certeza teremos que esperar um pouco mais, talvez no final do primeiro quarto de 2016 para ver novas mudanças e a chegada completa da API.

Tenha cuidado para atualizar o seu WordPress, muita coisa pode sair do lugar, mas se você já atualizou ele deixe a sua opinião na pesquisa e aponte o que você achou das novidades.

[poll id=”2″]

BLING
Daniel Leal

Daniel Leal

Eu escrevo para facilitar o aprendizado de outros daquilo que eu tivesse dificuldade em aprender. WordPress, WooCommerce e desenvolvimento de novas tecnologias são meus focos principais, mas marketing de conteúdo, negócios digitais e (mais recentemente) fintechs também ocupam uma parcela das minhas ideias e projetos.

Adicionar Comentário

Digital Ocean

Send this to a friend