Academia WordPress

WordPress 4.5: Quais as novidades?

A nova atualização do WordPress chamada de “Coleman” foi liberada no dia 12 de abril e é a maior atualização feita em 2016 para a plataforma trazendo algumas novas funcionalidades bem interessantes. Nesse artigo iremos falar de cada uma delas.

Essa atualização é grande, então para os usuários do WordPress em hospedagem própria vocês precisarão fazer o update manualmente. Lembrem-se de criar um backup da sua instalação, pois nem todos os plugins estão na nova versão e é possível encontrar algumas incompatibilidades.

Identidade do Site: Suporte a Logo

Antes dessa versão o tema – geralmente premium – precisaria ter suporte a logo, onde você configura uma imagem para representar a sua marca nas configurações do tema. Com o WordPress 4.5 essa configuração está padrão na plataforma e é feita pelo editor de aparências.

custom-logos-560

 

Lembre-se que essa é uma ferramenta para temas, ou seja alguns temas ainda farão a configuração por uma área de opções à parte.

Melhoria no preview do Favicon

A inserção padrão de ícones do site – aquele ícone que fica na barra do seu navegador – foi introduzida na versão 4.4 do WordPress e agora melhorada na nova atualização.Nessa melhoria você poderá ver direto na customização da aparência como ficará o ícone na barra. Antigamente seria necessário salvar a apareceria e recarregar o site para conferir a mudança.

wordpress-4-5-favicon

Preview responsivo na customização

Essa é uma ferramenta bem interessante, você poderá conferir como fica o seu layout nas telas de desktop, tablet e celulares. Dentro da customização de aparência foram adicionados os ícones referente a cada tela no final da barra – confira na imagem – e você faz a mudança de forma dinâmica, sem precisar recarregar a página.

preview-icons-560

Uma excelente funcionalidade para garantir que seu WordPress possa ser acessado em todos os lugares.

Performance de Geração de imagens otimizadas

Imagens responsivas foram uma grande melhoria no WordPress, incluída na versão passada, onde a imagem que você faz upload é recortada em tamanhos menores para ser mostrada de forma otimizada nos dispositivos móveis.

A atualização trouxe um aumento na performance dessa otimização, melhorando a maneira com qual o WordPress gera essas imagens menores.

Tela de Moderação de Comentários

A tela de moderação de comentários ficou um pouco mais amigável, com mais informações sobre o comentário em si e a possibilidade de edição também melhorada. Veja como a tela ficou na imagem abaixo.

wordpress-4-5-comentarios

Editor Visual com novidades

A grande maioria dos usuários do WordPress utilizam a plataforma principalmente para a criação de conteúdo. Isso torna o editor de texto, visual, uma das áreas mais importantes na administração do WP.

A atualização 4.5 trouxe umas novidades bem interessantes que farão da sua escrita um processo mais rápido e menos maçante.

Edição de Links na Linha

Usando o atalho CRTL+K (Command+K no Mac) permite que você insira um link automaticamente em uma palavra sem precisar tirar suas mãos do teclado.

link-edit-560

Atalhos de Texto

Alguns atalhos de teclado foram introduzidos na atualização 4.3 do WordPress. Essas combinações de teclas facilitam a formatação do texto através da adição de marcações enquanto você cria o seu conteúdo. O que foi adicionado nessa nova versão foi um atalho para incluir uma linha horizontal, além de colocar aspas simples para adicionar algum pedaço de código ao seu artigo.

Infelizmente os atalhos que seria inseridos para a formatação itálica e negrito ficarão para uma próxima.

inlineshortcuts

Você encontra a lista completa de atalhos do WordPress clicando no ícone de ajuda no editor visual.

kbshortcutsmodal

Para quem não utiliza edição direto no editor de texto simples saiba que é possível desabilitar esses atalhos.

Login com o Email

Muitas plataformas e serviços como o Facebook, Twitter, e etc. permitem que o usuário faça o acesso tanto pelo username como pelo e-mail e agora o WordPress também deixará você acessar o wp-admin usando seu endereço eletrônico.

wp-admin-com-email

Existia um plugin que incluía essa funcionalidade de login por e-mail no WordPress e se você utilizava ele pode desabilitar tranquilamente.

Atualizações Escondidas

Como sempre o WordPress também é modificado, a cada nova atualização, no seu código ou nas funcionalidades voltadas aos desenvolvedores que trabalham com a plataforma.

  • Novas versões das bibliotecas JQuery, Migrate, Backbone e Underscores.
  • A velocidade do carregamento na customização foi otimizada.
  • Novos templates Embed.
  • Classe WP_Site foi incluída nas funções do WordPress, voltada para instalações Multisite.
  • Criada a wp_add_inline_script() que facilita a adição em linha de novos scripts.

Espero que você tenha entendido todas as atualizações da nova versão do WordPress e qualquer dúvida corre ali nos comentários.

BLING
Daniel Leal

Daniel Leal

Eu já passei dos meus 25 anos e boa parte desse tempo eu estive online. WordPress, Plataformas e códigos são uma paixão grande, mas marketing, conteúdo e empreendedorismo falam mais alto. Eu vivo nesse conflito e escrevo sobre ele!

Add comment

Digital Ocean

Send this to a friend