Academia WordPress

WordPress 4.7 – “Vaughan”

A versão 4.7 do WordPress, nomeada em homenagem a Sarah Vaughan que foi uma lendária vocalista de jazz, está disponível para download fazem algumas semanas e foi considerada a maior alteração do ano na plataforma.

É sempre bom avisar aos novatos e veteranos que não atualizem seu portal WordPress sem antes fazer um backup completo. Por ser uma atualização grande existe a chance de algum problema ocorra durante o processo ou com os módulos instalados.

Tema novo: Twenty Seventeen

Um tema completamente novo acompanha a atualização, assim como novas instalações do WordPress, com grandes cabeçalhos que usam imagens ou vídeos destacados e uma excelente adaptação para diferentes telas.

Acredito que esse seja o primeiro tema padrão do WordPress que é focado em websites de negócios e com uma variedade de opções customização da página inicial com múltiplas seções. Personalize com widgets, novos tipos de navegação, menus sociais, logo, cores e muito mais. Esse tema funciona em diversos idiomas e está completamente traduzido para português do Brasil.

Seu site da sua maneira

A atualização 4.7 adiciona novas ferramentas que ajudam no processo inicial de customização do tema, sem aquela confusão que os previews em tempo real causavam.

Conteúdo de Inicio

Com o objetivo de criar uma base sólida, temas individuais podem prover um conteúdo de demonstração inicial que aparecerá quando você for customizar a sua nova instalação WordPress.

Essas opções podem ir desde um widget com informações de contato da sua empresa no rodapé, que pode ser modificado como você quiser, até um menu de exemplos com ícones sociais junto com grandes imagens para completar o belo layout.

Todas as alterações que você fizer dentro do menu Aparência > Personalizar só aparece para quem visitar quando você salvar, então pode mudar a vontade antes de publicar seu novo website WordPress.

Na personalização você também notará ícones azuis em formato de lápis que são chamados de Atalhos de Edição. Clique em um deles para ser levado direto a área de edição que altera o ponto em que você clicou. Uma ótima ferramenta para identificar o que pode ou não ser alterado nas páginas.

Cabeçalhos com vídeos

Já era possível atribuir vídeos aos cabeçalhos em publicações e páginas do WordPress, mas somente instalando um plugin adicional. Agora essa funcionalidade vem como padrão dentro do tema Twenty Seventeen e pode ser configurada na área de personalização da aparência.

Construtor de Menus

Ao iniciar um novo portal em WordPress – ao menos no meu caso – é comum iniciar pela configuração e customização antes mesmo de criar qualquer página. Isso pode ser um problema quando chega a hora de organizar os seus menus. Antes dessa atualização era preciso sair da personalização e criar uma página para que ela aparecesse como opção do menu, porém agora você pode criar novas páginas diretamente da área de customização do WordPress.

CUSTOM CSS

Aos que já são usuários avançados e buscam algumas mudanças de layout que as ferramentas não conseguem alterar pode utilizar a área de customização de código CSS para incluir alterações exclusivas para o seu website.

Miniaturas de arquivos PDF

O WordPress permite o upload de uma série de tipos de arquivos, o que é muito útil para qualquer tipo de website, e com a nova atualização você poderá ver imagens em miniatura de arquivos em PDF. Essa melhoria ajuda a distinguir os arquivos, já que antes você via apenas uma miniatura cinza para todos, e permite que eles sejam melhor organizados.

Idioma da área de Administração

Essa novidade do WordPress 4.7 pode não fazer a menor diferença para você que utiliza toda a instalação em um idioma apenas, porém muitos usuários – eu sou um deles – prefere utilizar a área de administração (wp-admin) em inglês ou em outro idioma que não seja a língua em que o portal é mostrado aos visitantes.

O que se tornou possível agora onde cada usuário cadastrado no seu WordPress poderá escolher o idioma da área de administração.

Apresentando os Endpoints de Conteúdo da REST API

A API do WordPress ainda pode ser um mistério para usuários que não são envolvidos com a programação da plataforma e – assim que eu conseguir terminar– será lançado um artigo explicado essa tecnologia para leigos, mas tenha certeza que é uma ferramenta inovadora e fará muita diferença no futuro do WP.

Na versão 4.7 foram introduzidos os endpoints para posts, comentários, termos, usuários, dados meta e configurações.

Esses endpoints fornecem uma entrada segura e limpa para acessos externos ao WordPress, com padrões de códigos definidos – significa que toda comunicação deve seguir o mesmo tipo, evitando uma bagunça completa – e trazendo um grande leque de oportunidades para novos métodos de interação com tudo que envolve o WordPress (plugins, temas, aplicativos e etc).

O guia de referência completo da REST API pode ser encontrado nesse link. A atualização também trouxe outras novidades voltadas aos desenvolvedores, que provavelmente já estão bem cientes disso, e a lista pode ser conferida direto no WordPress.org.

Deixe nos comentários qualquer dúvida, observação ou pedido de artigo. Até a próxima atualização.

 

BLING
Daniel Leal

Daniel Leal

Eu já passei dos meus 25 anos e boa parte desse tempo eu estive online. WordPress, Plataformas e códigos são uma paixão grande, mas marketing, conteúdo e empreendedorismo falam mais alto. Eu vivo nesse conflito e escrevo sobre ele!

Add comment

Digital Ocean

Send this to a friend