Academia WordPress

WordPress Multisite: Instalação e Configuração (atualizado)

O artigo anterior que estava publicado era de 2015 e já estava na hora de atualizar e como o WordPress passou por diversas atualizações e mudanças praticamente precisei criar do zero.

O conceito da plataforma Multisite e suas possibilidades de uso serão discutidas em outro post, só aproveitarei para relacionar algumas dúvidas frequentes em geral que recebo ou foram comentadas no artigo antigo.

  • A Multisite não instala o WordPress novamente para cada site que é criado na rede, somente alguns arquivos.
  • Usar domínios diferentes em cada site da rede requer um plugin adicional instalado e algumas configurações, mas é possível.
  • É possível criar uma página onde outras pessoas criam sozinhas seus sites dentro da sua rede. O próprio WordPress.com é construído desta maneira.
  • Multisite funciona em uma hospedagem compartilhada, mas não comportará muitos sites em uma rede só e a lentidão ficará cada vez mais intensa.
  • Caso vá trocar de hospedagem futuramente, procure algo como a Digital Ocean e Vultr. Não é tão complicado quanto você pensa.

Fique tranquilo, o processo de ativação é bem simples, exige pouco conhecimento técnico, porém é importante que você não tenha receio em mudar algumas linhas de código dentro do arquivo wp-config.

Algumas hospedagens possuem instaladores fáceis dentro do painel do usuário – maioria tem uma aplicação chamada Softaculous – que tem a opção de instalar um WordPress Multisite automaticamente, porém a grande maioria precisará acessar o servidor usando um software FTP para ativar as novas funções.

Particularmente eu tenho dois aplicativos FTP instalados e vou deixá-los como opção para vocês:

Um editor de texto voltado para programação também é indicado, mas não obrigatório. O Sublime Text 3 vai servir perfeitamente para esse propósito.

Primeiro Passo: Instale um novo WordPress

Não queira fazer essa instalação multisite – imagino que pela primeira vez – em um WordPress que está rodando, então crie uma nova instalação para isso.

Existe a possibilidade de instalar um WordPress no seu computador, local, sem a utilização de uma hospedagem cloud. Se tiver curiosidade em saber mais sobre isso, procure conhecer o XAMPP.

Segundo Passo: Escolhendo o tipo de Instalação

Instalar o Multisite permite a criação e controle de uma rede WordPress em uma única instalação, então a escolha que você precisa fazer será sobre como ficará o acesso externo (URL) :

  1. Subdomínios, exemplo: site1.wordpressmultisite.com.br
  2. Subdiretórios, exemplo: wordpressmultisite.com.br/site1

Mudanças no DNS precisarão ser feitas para usar a opção de subdomínios, o que talvez exija um conhecimento adicional sobre o assunto.

Terceiro Passo: Alterando o arquivo de Configuração

Com a nova instalação pronta, acesse a pasta principal dentro do seu servidor – aquele acesso FTP que comentei anteriormente – e procure pelo arquivo wp-config.php.

As primeiras informações serão de conexão com o seu banco de dados, seguido pelas chaves de segurança e depois disso você encontrará uma área como a da imagem.

Logo depois da linha que deixa o DEBUGfunção que registra e mostra os erros que estão acontecendo na instalação – você precisará inserir o código que ativa as funções do Multisite WordPress referente a opção de acesso que preferir.

Para instalar o multisite como subdomínio:

define('WP_ALLOW_MULTISITE', true); 

define('WPMU_ACCEL_REDIRECT', true); 
define( 'WP_ALLOW_MULTISITE', true );
define( 'MULTISITE', true );
define( 'SUBDOMAIN_INSTALL', true );
$base = '/';
define( 'DOMAIN_CURRENT_SITE', 'wordpressmultisite.com.br' );
define( 'PATH_CURRENT_SITE', '/' );
define( 'SITE_ID_CURRENT_SITE', 1 );
define( 'BLOG_ID_CURRENT_SITE', 1 );

Para instalar como subdiretório:

define('WP_ALLOW_MULTISITE', true); 
define('WPMU_ACCEL_REDIRECT', true); 

define( 'WP_ALLOW_MULTISITE', true );
define( 'MULTISITE', true );
define( 'SUBDOMAIN_INSTALL', false );
$base = '/';
define( 'DOMAIN_CURRENT_SITE', 'wordpressmultisite.com' );
define( 'PATH_CURRENT_SITE', '/' );
define( 'SITE_ID_CURRENT_SITE', 1 );
define( 'BLOG_ID_CURRENT_SITE', 1 );

Entendendo esses códigos. A linha que define WP_ALLOW_MULTISITE é a responsável pela ativação em si e a linha SUBDOMAIN_INSTALL define o tipo de acesso a sua rede.

Salve o arquivo e espere que o upload seja feito pelo FTP. Teste se o multisite foi ativado com sucesso acessando o painel da rede na URL: www.multisitewordpress.com.br/wp-admin/network (altere a parte do multisite para o nome do domínio).

Não aparece nada ou apresenta algum erro? Revise o processo e certifique-se que o arquivo foi salvo corretamente, é comum em algumas hospedagens o bloqueio de alterações em arquivos dentro do servidor.

CONFIGURAÇÃO OPCIONAL

Por ser uma instalação mais complexa e que usará uma quantidade maior de recursos da sua hospedagem, consequentemente levando a chances de travar ou cair o acesso eu sugiro que acrescente no seu wp-config.php o seguinte código:

define( 'WP_MEMORY_LIMIT', '128M' );

O valor, que no exemplo está como 128, pode ser modificado conforme a quantidade de memória que você deseja liberar para sua instalação. Não exagere e verifique o limite de memoria disponível na sua hospedagem.

Essa instrução fará com que a sua instalação tenha mais memória para trabalhar. Você também pode usar essa configuração no seu WordPress padrão e terá o mesmo efeito.

Quarto Passo: Configurando o acesso a Rede

Dentro do painel da sua rede WordPress procure, no menu lateral, pelo item Ferramentas > Instalação da Rede.

O primeiro quadro de configurações nós já adiantamos, logo a alteração final está no segundo quadro. Acesse novamente a sua instalação WordPress e procure pelo arquivo htaccess que estará em modo invisível, por isso é importante habilitar o seu software FTP para mostrar esse tipo de arquivo.

DICA: Não encontrou nem usando a opção de visualizar arquivos escondidos? Você pode estar usando uma hospedagem com o sistema NGINX que não faz uso de arquivos htaccess para controlar os acessos. Confirme com a sua hospedagem antes de alterar outras configurações achando que tem algum erro no seu WordPress.

Ao localizar o arquivo, selecione para editá-lo e substitua completamente o conteúdo por um dos códigos abaixo conforme a opção de uso que escolheu:

Instalações que usarão subdomínios:

RewriteEngine On
RewriteBase /
RewriteRule ^index\.php$ - [L]

# add a trailing slash to /wp-admin
RewriteRule ^wp-admin$ wp-admin/ [R=301,L]

RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} -f [OR]
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} -d
RewriteRule ^ - [L]
RewriteRule ^(wp-(content|admin|includes).*) $1 [L]
RewriteRule ^(.*\.php)$ $1 [L]
RewriteRule . index.php [L]

Instalações que usarão subdiretórios:

RewriteEngine On
RewriteBase /
RewriteRule ^index\.php$ - [L]

# add a trailing slash to /wp-admin
RewriteRule ^([_0-9a-zA-Z-]+/)?wp-admin$ $1wp-admin/ [R=301,L]

RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} -f [OR]
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} -d
RewriteRule ^ - [L]
RewriteRule ^([_0-9a-zA-Z-]+/)?(wp-(content|admin|includes).*) $2 [L]
RewriteRule ^([_0-9a-zA-Z-]+/)?(.*\.php)$ $2 [L]
RewriteRule . index.php [L]

Próximos Passos

Pronto, as configurações e alterações acabam por aqui! Você tem acesso a sua rede de sites e poderá começar a testar todas as novidades que a função multisite trouxe.

Acabei separando em artigos menores cada área do multisite, por isso fique atento aos próximos artigos que serão publicados. Dúvidas e sugestões é só descer nos comentários!

Daniel Leal

Eu já passei dos meus 25 anos e boa parte desse tempo eu estive online. WordPress, Plataformas e códigos são uma paixão grande, mas marketing, conteúdo e empreendedorismo falam mais alto. Eu vivo nesse conflito e escrevo sobre ele!

26 comentários

  • Eu já segui diversos tutoriais e mais este . Mas nada me ajuda a conseguir criar a rede. Na realidade crio, aparece tudo certinho. Mais na hora que crio os sites, e vou verificar , não rola. Não funciona. Até cheguei com um plugin chegar em um subdomínio em um Painel De Controle do mesmo. Mais quando vou acessar o site criado , ele esta fora, tela branca, tela erro 404, enfim , todos os erros possíveis rsrsrs.

    • Olá Zequi,

      Me envia um e-mail em contato@localhost/academiawordpress que eu te dou uma ajuda. Eu tenho vários portais em multisite e todos funcionam tranquilamente, posso te dar umas dicas por lá.

      Até mais.

      • Agora uma duvida.. Ex. Eu tenho uma loja virtual principal Loja1

        E eu quero criar varias lojas – Loja2 – Loja 3 – Loja 4 – Loja 5
        Nesse sistema eu consigo criar sim..mas tem alguma opção que eu consiga colocar os produtos das outras lojas na loja principal?

        E detalhe: no momento da compra pela loja principal o produto tem que ser vendido pelas outras lojas, configurações como, frete.

    • Daniel, parabéns pelo belo artigos. Muito bem explicado. Mas infelizmente o meu também não tem dado certo. Você poderia me ajudar?

  • Boa tarde, e para fazer pesquisas nos subdomínios utilizando o multisite, ou seja vocẽ do domínio principal digita o que quer e quando clica em buscar ele procura em toda a rede não só no principal. É possível?

    • Olá Marcos,

      É possível sim, porém precisa usar um ou dois plugins para conseguir gerar essa “busca universal” na rede. Qual é a sua ideia? Uma rede de blogs do mesmo assunto?

      Até mais.

  • Saberia me dizer se tem como ter uma só instalação do wordpress mas com cada banco de dados separados? Minha ideia para isso é evitar que muitos sites (no caso de agência ou empresa de web) fiquem em apenas um banco, deixando esse banco extremamente pesado. Pelo menos eu creio que 10 sites com muitos conteúdos em apenas um banco ficaria pesado. A instalação única seria para caso precise mexer na instalação ou até mesmo atualizar atualize todo mundo de uma só vez.

  • Daria para ter uma única instalação e cada banco de dados dos clientes separados? Isso apenas para evitar que o banco de dados do multisite fique sobrecarregado com diversos conteúdos de diversos cliente. E a única instalação é para que ao atualizar o sistema atualize para todos de uma vez.

  • Daniel,

    eu tenho um projeto de criar um site rock onde as bandas teriam seus perfis para atualizar, por exemplo a banda1 se cadastra e solicita o espaço dela e é criado o subdiretório meusite.com.br/banda1 (com mesmo layout do site principal) onde ela poderá atualizar o blog próprio, inserir mp3, link para vídeo de youtube, agenda de shows, etc… acontece que eu não estou enxergando como posso fazer isso utilizando o wordpress, poderia utilizar o multisite? seria viável?

    • Olá Marcio,

      Com certeza, inclusive a função multisite é essencialmente para quem busca criar redes de sites no estilo “faça vocês mesmo”. Esse tipo de projeto está em alta com o boom que está acontecendo de marketplaces.

      Se quiser discutir melhor o seu projeto, me manda um e-mail e conversamos!

      Até mais.

  • Daniel,
    Gostaria de saber se para SEO é recomendado ter muilte sites no wordpress, se os IPS e as hospedagens forem diferentes, apenas por questões de praticidade.
    Tenho vários mini sites por isso vá pergunta mas trabalho o seo neles também então a dúvida.

  • Sabe me dizer como eu faço para resolver o seguinte problema:
    Antes de configurar o Wildcard eu conseguia acessar o e-mail da minha empresa pelo webmail.meudominio.com.br , depois que criei esta entrada coringa no DNS *. parei de acessar o webmail. Alguém tem alguma dica?

  • Olá. O post esta excelente!

    Só que eu tenho um problema. Quando eu configuro o wordpress para redirecionar de http para https, seja através de código ou plugin, o usuário consegue acessar normalmente quando digita http://www.meusite.com.br, mas quando digita meusite.com.br ele é redirecionado para a página de registro de multise. Sabe como resolver isso?

  • Eu tenho uma dúvida procurei em todo lugar e não consegui resolver.
    Eu gostaria de dividir meu site principal utilizando o multisite ficaria assim>
    principal.com
    site1.principal.com
    site2.principal.com

    porém gostaria que no “principal” tivesse as postagens do site1.principal e site2.principal, mas quando clicasse na postagem do site principal ele enviasse para o site de origem. Tem como isso?

  • Gostei da publicação e me ajudou em algumas coisas, mas achei que no momento mais complicado ( inserção de códigos), vc não mostrou claramente como se faz… entendo que, pela proposta da publicação, eu não deveria precisar procurar outro tutorial pra finalizar isso. De qualquer modo, obrigado. Abraço.

  • Amigão,

    eu fiz o multisite e fiquei com os 2, porem, quando eu faço um cadastro de usuário no A, não aparece o usuário no panel do site B, isso é possível através de algum plugin ou configuração?

    Grato – Anderson

  • Olá amigo, ótimo artigo. Tenho uma dúvida voce poderia me ajudar a esclarece-la? É o seguinte: Tenho hoje 3 sites e quero integra-los em uma rede WordPress, ambos os 3 são WordPress mas não estao em Multi-Site. Ha algum plugin que permita “Restaurar” seu backup dentro da rede WordPress. Estou pesquisando com a WP MU DEV mas não achei nada completo. Voce sabe de algo que possa me ajudar? Obrigado

    • Ola Mario,

      Na verdade foi uma excelente pergunta e sim, tem como utilizar um plugin bem simples para esse tipo de tarefa. Ainda mais se for uma quantidade pequena, como é o seu caso.

      O ideal é você utilizar um plugin de IMPORT E EXPORT que trabalhe com todo tipo de post e metas customizados do WordPress. Eu, com meus clientes, uso o WP ALL IMPORT / EXPORT e nunca achei outro melhor. O problema dele é ter um preço beeem salgado, mas eu tenho algumas licenses dele sobrando. Se quiser ficar com uma, me manda um e-mail em daniel@academiawordpress.com.br

      Nem tudo ficará perfeito, você precisará ajustar algumas áreas, porém a bagunça é minima.

CURTA A ACADEMIA!

+10000 Elementos Web!

Dokan - Multivendor Marketplace Platform

Send this to a friend