Academia WordPress

WordPress Multisite: Instalação e Configuração (Atualizado em 2019)

Artigo atualizado em Janeiro de 2019.

WordPress Multisite é uma coleção de sites independentes que compartilham a mesma instalação do WordPress. Os sites na rede são virtuais, o que significa que eles não têm seu próprio diretório no servidor, embora tenham diretórios separados para uploads de mídia e tabelas separadas no banco de dados. É possível usar os sites dentro de uma rede tanto como subdomínios (exemplo.site.com.br) ou como domínios diferentes, o que exige um plugin específico ou conhecimento em desenvolvimento WordPress.

O conceito da plataforma Multisite e suas possibilidades de uso serão discutidas em outro post, só aproveitarei para relacionar algumas dúvidas frequentes em geral que recebo ou foram comentadas no artigo antigo. Esse post é um guia para o usuário básico com o objetivo de apontar os prós e contras do Multisite, em comparação a uma instalação por site, e mostrar como transformar um único site do WordPress em uma rede Multisite.

Fique tranquilo, o processo de ativação é bem simples, exige pouco conhecimento técnico, porém é importante que você não tenha receio em mudar algumas linhas de código dentro do arquivo wp-config.

O que você precisará para instalar o WordPress Multisite?

Faremos alterações no código do WordPress, nada complicado e você não precisa ser um programador para executar essas modificações. Considerando que o seu site esteja hospedado online (cloud ou compartilhada), será necessário um software de acesso FTP.

Particularmente eu tenho dois aplicativos FTP instalados e vou deixá-los como opção para vocês:

Um editor de texto voltado para programação também é indicado, mas não obrigatório. Até no bloco de notas do seu Windows faz o trabalho, mas pra te ajudar eu indico o Sublime Text 3.

É claro que você também precisará de um site hospedado ou uma instalação local na sua máquina!

Conceitos: Subdomínios e subpastas

Dependendo da maneira como você lidará com as URLs, o Multisite fornece dois tipos de rede diferentes:

  • Redes baseadas em domínio (Sub-domínios)
  • Redes Baseadas em pastas (Sub-pastas)

Resumindo a diferença entre as duas: Uma rede baseada em domínio deixará disponíveis os sites : http://site.wordpressmultisite.com.br e uma rede baseada em pastas deixará disponível dessa maneira http://wordpressmultisite.com.br/site. A configuração e gerenciamento de uma rede baseada em domínio é sempre um pouco mais complexa, porque exige um pouco mais de conhecimento do seu administrador tanto para manutenção como para criação da plataforma. Ela também exigirá que você tenha acesso a configuração DNS do domínio principal da rede.

Instalando o WordPress Multisite

Antes de podermos instalar o WordPress Multisite, temos que ativar essa funcionalidade pois ela não vem ativada na instalação comum. Para realizar essa tarefa, precisamos acessar a pasta principal da instalação WordPress e encontrar o arquivo wp-config.php

INFORMAÇÃO: O arquivo wp-config.php contém todas as principais variáveis de configuração do seu wordpress e nele é possível fazer uma serie de melhorias no seu site ou na sua rede. Procure mais sobre o assunto!

Dentro do arquivo wp-config.php procure a linha que diz “define( ‘WP_DEBUG’, false);” e insira o conteúdo a seguir logo abaixo dessa linha.

/ * Multisite * /
define ('WP_ALLOW_MULTISITE', true); 

Acesse o painel de administração do seu WordPress e o submenu Instalação da Rede aparecerá dentro do menu Ferramentas. Se você estiver instalando a rede em um WordPress que já tenha temas ou plugins instalados, lembre-se de desativar todos eles antes de fazer esse procedimento.

Na página de Instalação da Rede aparecerá um novo código para complementar o código que inserimos primeiro. É nesse código que você definirá se sua instalação será baseada em subdomínios ou pastas.

Para instalar em pastas:

define('SUBDOMAIN_INSTALL', false);

Para instalar em subdomínios:

define('SUBDOMAIN_INSTALL', true);

Todo o restante código da primeira caixa pode ser copiado e colado no arquivo wp-config.php substituindo o código que colocamos primeiro.

WP-Config.php com o Multisite ativado
Usando uma instalação de diretório nesse caso.

Após salvar o arquivo, recarregue a página e o código da segunda caixa ficará atualizado com base na configuração que você determinou anteriormente.

[FIQUE ATENTO] Para quem usa o apache no servidor.

Os usuários do Apache devem substituir o código existente no arquivo .htaccess pelo código na página de instalação. O htaccess está como oculto no diretório principal do WordPress, então se você não achar ele procure habilitar a opção de “Ver Arquivos Ocultos”.

RewriteEngine On
RewriteBase /multisite/
RewriteRule ^index\.php$ - [L]

# add a trailing slash to /wp-admin
RewriteRule ^([_0-9a-zA-Z-]+/)?wp-admin$ $1wp-admin/ [R=301,L]

RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} -f [OR]
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} -d
RewriteRule ^ - [L]
RewriteRule ^([_0-9a-zA-Z-]+/)?(wp-(content|admin|includes).*) $2 [L]
RewriteRule ^([_0-9a-zA-Z-]+/)?(.*\.php)$ $2 [L]
RewriteRule . index.php [L]

Após alterado, salve o arquivo e recarregue o seu navegador. Se tudo der certo, você verá um menu diferente agora. Esse ambiente é o seu Painel da Rede e você acessa ele com seu login SUPER ADMIN.

Próximos Passos…

Agora com acesso ao seu painel da Rede é hora de explorar a sua instalação. Você pode consultar nossos outros matérias nesse assunto: CRIAR SITES NO WORDPRESS NETWORK e CONFIGURANDO SUA REDE MULTISITE

Ficou alguma dúvida? Publica nos comentários que eu te ajudo!

BLING
Daniel Leal

Daniel Leal

Eu escrevo para facilitar o aprendizado de outros daquilo que eu tivesse dificuldade em aprender. WordPress, WooCommerce e desenvolvimento de novas tecnologias são meus focos principais, mas marketing de conteúdo, negócios digitais e (mais recentemente) fintechs também ocupam uma parcela das minhas ideias e projetos.

41 comments

  • Eu já segui diversos tutoriais e mais este . Mas nada me ajuda a conseguir criar a rede. Na realidade crio, aparece tudo certinho. Mais na hora que crio os sites, e vou verificar , não rola. Não funciona. Até cheguei com um plugin chegar em um subdomínio em um Painel De Controle do mesmo. Mais quando vou acessar o site criado , ele esta fora, tela branca, tela erro 404, enfim , todos os erros possíveis rsrsrs.

    • Olá Zequi,

      Me envia um e-mail em contato@localhost/academiawordpress que eu te dou uma ajuda. Eu tenho vários portais em multisite e todos funcionam tranquilamente, posso te dar umas dicas por lá.

      Até mais.

      • Agora uma duvida.. Ex. Eu tenho uma loja virtual principal Loja1

        E eu quero criar varias lojas – Loja2 – Loja 3 – Loja 4 – Loja 5
        Nesse sistema eu consigo criar sim..mas tem alguma opção que eu consiga colocar os produtos das outras lojas na loja principal?

        E detalhe: no momento da compra pela loja principal o produto tem que ser vendido pelas outras lojas, configurações como, frete.

    • Daniel, parabéns pelo belo artigos. Muito bem explicado. Mas infelizmente o meu também não tem dado certo. Você poderia me ajudar?

  • Boa tarde, e para fazer pesquisas nos subdomínios utilizando o multisite, ou seja vocẽ do domínio principal digita o que quer e quando clica em buscar ele procura em toda a rede não só no principal. É possível?

    • Olá Marcos,

      É possível sim, porém precisa usar um ou dois plugins para conseguir gerar essa “busca universal” na rede. Qual é a sua ideia? Uma rede de blogs do mesmo assunto?

      Até mais.

  • Saberia me dizer se tem como ter uma só instalação do wordpress mas com cada banco de dados separados? Minha ideia para isso é evitar que muitos sites (no caso de agência ou empresa de web) fiquem em apenas um banco, deixando esse banco extremamente pesado. Pelo menos eu creio que 10 sites com muitos conteúdos em apenas um banco ficaria pesado. A instalação única seria para caso precise mexer na instalação ou até mesmo atualizar atualize todo mundo de uma só vez.

  • Daria para ter uma única instalação e cada banco de dados dos clientes separados? Isso apenas para evitar que o banco de dados do multisite fique sobrecarregado com diversos conteúdos de diversos cliente. E a única instalação é para que ao atualizar o sistema atualize para todos de uma vez.

  • Daniel,

    eu tenho um projeto de criar um site rock onde as bandas teriam seus perfis para atualizar, por exemplo a banda1 se cadastra e solicita o espaço dela e é criado o subdiretório meusite.com.br/banda1 (com mesmo layout do site principal) onde ela poderá atualizar o blog próprio, inserir mp3, link para vídeo de youtube, agenda de shows, etc… acontece que eu não estou enxergando como posso fazer isso utilizando o wordpress, poderia utilizar o multisite? seria viável?

    • Olá Marcio,

      Com certeza, inclusive a função multisite é essencialmente para quem busca criar redes de sites no estilo “faça vocês mesmo”. Esse tipo de projeto está em alta com o boom que está acontecendo de marketplaces.

      Se quiser discutir melhor o seu projeto, me manda um e-mail e conversamos!

      Até mais.

  • Daniel,
    Gostaria de saber se para SEO é recomendado ter muilte sites no wordpress, se os IPS e as hospedagens forem diferentes, apenas por questões de praticidade.
    Tenho vários mini sites por isso vá pergunta mas trabalho o seo neles também então a dúvida.

  • Sabe me dizer como eu faço para resolver o seguinte problema:
    Antes de configurar o Wildcard eu conseguia acessar o e-mail da minha empresa pelo webmail.meudominio.com.br , depois que criei esta entrada coringa no DNS *. parei de acessar o webmail. Alguém tem alguma dica?

  • Olá. O post esta excelente!

    Só que eu tenho um problema. Quando eu configuro o wordpress para redirecionar de http para https, seja através de código ou plugin, o usuário consegue acessar normalmente quando digita http://www.meusite.com.br, mas quando digita meusite.com.br ele é redirecionado para a página de registro de multise. Sabe como resolver isso?

  • Eu tenho uma dúvida procurei em todo lugar e não consegui resolver.
    Eu gostaria de dividir meu site principal utilizando o multisite ficaria assim>
    principal.com
    site1.principal.com
    site2.principal.com

    porém gostaria que no “principal” tivesse as postagens do site1.principal e site2.principal, mas quando clicasse na postagem do site principal ele enviasse para o site de origem. Tem como isso?

  • Gostei da publicação e me ajudou em algumas coisas, mas achei que no momento mais complicado ( inserção de códigos), vc não mostrou claramente como se faz… entendo que, pela proposta da publicação, eu não deveria precisar procurar outro tutorial pra finalizar isso. De qualquer modo, obrigado. Abraço.

  • Amigão,

    eu fiz o multisite e fiquei com os 2, porem, quando eu faço um cadastro de usuário no A, não aparece o usuário no panel do site B, isso é possível através de algum plugin ou configuração?

    Grato – Anderson

  • Olá amigo, ótimo artigo. Tenho uma dúvida voce poderia me ajudar a esclarece-la? É o seguinte: Tenho hoje 3 sites e quero integra-los em uma rede WordPress, ambos os 3 são WordPress mas não estao em Multi-Site. Ha algum plugin que permita “Restaurar” seu backup dentro da rede WordPress. Estou pesquisando com a WP MU DEV mas não achei nada completo. Voce sabe de algo que possa me ajudar? Obrigado

    • Ola Mario,

      Na verdade foi uma excelente pergunta e sim, tem como utilizar um plugin bem simples para esse tipo de tarefa. Ainda mais se for uma quantidade pequena, como é o seu caso.

      O ideal é você utilizar um plugin de IMPORT E EXPORT que trabalhe com todo tipo de post e metas customizados do WordPress. Eu, com meus clientes, uso o WP ALL IMPORT / EXPORT e nunca achei outro melhor. O problema dele é ter um preço beeem salgado, mas eu tenho algumas licenses dele sobrando. Se quiser ficar com uma, me manda um e-mail em daniel@academiawordpress.com.br

      Nem tudo ficará perfeito, você precisará ajustar algumas áreas, porém a bagunça é minima.

  • Olá, em primeiro lugar, parabéns, ajuda muito a todos nós suas postagens. Consegui instalar tudo certinho, mas estou com um pequeno problema, os sites criados, não consigo fazer login, não dá acesso ao painel, dão erro de cookies, (ERRO: O uso de cookies está desativado em seu navegador. Você precisa habilitar cookies para usar o WordPress.) o site principal consigo acessar normalmente, porém os outros não consigo. Já desinstalei o Chrome, atualizei, autorizei os COOKIES, fiz tudo direitinho, cheguei até a reinstalar minha instância do zero, e não encontrei uma solução pra isso. Se puder me dar uma luz, agradeço. Forte abraço.

  • Tenho um site e-commerce baseado em tema e não no woocommerce e quero ter uma espécie de portal exclusivo para os vendedores externos.
    Pensei em criar um outro site (com multisite), com acesso somente através de login (site privativo), para que os vendedores possam fazer as reservas, compras, etc, sem interferir no site principal.
    1 – Isto é possível?
    2 – Os produtos serão os mesmos no dois sites?
    3 – Os usuários também são os mesmos? eles podem acessar os dois sites ou posso limitar o acesso?

  • Poderia me tirar uma dúvida. Quando crio uma plataforma Multisite, a configuração dos tipos de pagamentos do woocommerce são os mesmos para ambos sites? Posso criar outro grupo de usuário?
    É que eu gostaria de criar um tipo de área restrita para usuários VIPs retirando ou acrescentando algumas configurações sem perder o conteúdo do site.
    É possível?

  • Minha pergunta é a seguinte: Bom tenho um site de um determinado nicho porém que trabalhar com multisite da seguinte forma; criar várias paginas de venda uma para cada produto diferente e deixar o blog principal com artigos separados por categorias tudo como um blog de conteudo mesmo. Gostaria de saber se no meu caso de criar várias paginas mais contadas a conversão mesmo e linkar os artigos do blog principal para as paginas seria possivel ou melhor cabivel. Pois não sei se seria melhor deixar tudo dentro do blog principal ou separado com redemultisite.

    Minha idéia era trabalhar minisites a aprtir de um unico dominio dai esse diminio passaria relevancia para as paginas de vendas. Porém as paginas de vendas teriam somente 1 artigo cada que seria o de venda.

  • Olá Daniel tudo bem?

    Cara eu segui os passos e deu muito certo mas estou com um probleminha, com eu faço para ter um domínio adicional na conta principal?
    Ex: com.br e .com para a principal.

    Aparece esta mensagem:
    Olá, administrador(a) da rede! A rede possibilita o registro de sites e usuários Para mudar ou desativar os registros vá para a sua página de Opções.

  • Cara eu queria te agradecer ahahaha
    Estava comentando um erro BOBO, mas crucial. Já tinha estudado o Multisite antes, mas nunca fiz a vera. E ia precisar pra um projeto novo, daí fiz os procedimentos padrões e nada, fui no site do wordpress e fiz direitinho e nada procurei em vários sites e nada. Até que me deparo com esse blog e vejo que a alteração no wp-config tem que ser na linha abaixo do “define(‘WP_DEBUG’, false);”

    PS: dei uma passeada e ótimo blog por sinal

  • oi eu criei um site com multisites e deu tudo certo, só que depois de pronto tive que alterar o domínio e aí não consegui mais acessar os painéis dos blogs… alguma ideia de solução??
    please?

    obrigada

  • oi eu criei um site com multisites e deu tudo certo, só que depois de pronto tive que alterar o domínio e aí não consegui mais acessar os links do blogs e nem os painéis dos blogs… alguma ideia de solução??
    please?

    obrigada

  • Realizando estas configurações ativando o Multisite vou conseguir :

    – Ter a mesma base de dados de usuarios no Dominio e Subdominio?
    – Também a mesma base de dados do WOOCOMMERCE ?

  • Daniel, uma ajuda…

    Eu tenho uma rede multisite, mas eu queria fazer com que os usuários que se cadastrassem no site, já fossem cadastrados em dois desses sites, mas nos outros não, é possível fazer isso?

Digital Ocean

Send this to a friend