Academia WordPress

WordPress pedindo as credenciais FTP

Ao menos uma vez você encontrará – se já não se deparou – o seu WordPress pedindo as credenciais FTP na página de instalação de plugins, temas ou até mesmo para um simples upload de mídia.

Essa situação pode ser bem assustadora para quem está iniciando ou simplesmente o webmaster que não tem tanto contato com acessos e manutenção do seu servidor. O lado bom é que você precisará aprender um pouco desse lado técnico para corrigir o problema das credenciais FTP, mas não se preocupe! É muito simples de arrumar.

Apenas um aviso: a correção apresentada é para servidores Linux.

PREPARAÇÃO

O procedimento que será executado no seu servidor precisará ser feito com o usuário ROOT. Caso você não tenha esse acesso, pule para a solução final e peça ao suporte da sua empresa de hospedagem para que execute a correção.

Você também precisará de um programa necessário para essa conexão, que é chamada de ACESSO SSH. O software (Windows) mais conhecido para esse tipo de conexão é o PUTTY, porém eu uso e estou bem acostumado com o mRemoteNG.

Com o acesso feito, reforçando que precisa ser com o usuário root da máquina, basta você acessar a pasta onde o WordPress está instalado e onde está a pasta wp-content para poder executar o comando de correção – no caso a instalação que está apresentando o pedido das credenciais ftp.

O comando usado para acessar pastas dentro do Linux é esse:

cd .. esse comando faz você retornar uma pasta.
cd pastas-anteriores/pasta-do-wordpress

CORREÇÃO

Explicando um pouco da correção, basicamente o que aconteceu foi o seu WordPress não estar ligado a um usuário/grupo especifico do servidor que tem certas permissões necessárias para, por exemplo, fazer o upload de um arquivo direto da plataforma.

O comando que você executará, dentro da pasta de instalação do WordPress, corrigirá o problema de permissões da pasta wp-content. O código é:

chown -R www-data:www-data wp-content

O termo chown é a ação de apontar um usuário e um grupo proprietários da pasta escolhida, que no caso é o último termo da sentença wp-content.

Em seguida temos ­-R indicando que essa ação também precisa ser executada nas pastas dentro da pasta, ou seja, aplicado a todos os arquivos dentro da pasta escolhida. Os termos do meio indicam o usuário e grupo que serão os proprietários da pasta.

Se nenhum erro aparecer, então deu certo! Volte para o seu WordPress, recarregue a página de upload e veja se ainda pede as credenciais FTP. Ainda aparecendo? Refaça o processo, mas ao invés de executar o último comando somente na pasta wp-content, volte uma pasta e execute o comando em toda a instalação.

Dúvidas, pedidos de conteúdo ou contar sobre um problema novo é só mandar nos comentários!

BLING
Daniel Leal

Daniel Leal

Eu já passei dos meus 25 anos e boa parte desse tempo eu estive online. WordPress, Plataformas e códigos são uma paixão grande, mas marketing, conteúdo e empreendedorismo falam mais alto. Eu vivo nesse conflito e escrevo sobre ele!

Adicionar Comentário

Digital Ocean

Send this to a friend