Academia WordPress

WP MU DEV: Plugins para WordPress Multisite

Poucos sabem, mas dentro do WordPress existe uma ferramenta especial chamada Multisite que permite a criação de uma rede de sites apenas com uma instalação. Essa rede pode ser criada usando os sites como subdomínios – exemplo.site.com.br –, como subdiretórios – site.com.br/exemplo – ou até mesmo mapeando o um domínio para cada site do Multisite.

Se você nunca ativou essa função do WordPress, confira o nosso artigo de ativação e gerenciamento de uma rede Multisite.

Agora o que é difícil de se encontrar são plugins específicos, gratuitos, para essa versão mais complexa do WordPress. No repositório de plugins gratuitos o máximo que eu encontrei – isso levando em consideração módulos de qualidade – foram dois plugins.

Multisite Language Switcher

multisite-language-switcher

Um plugin que facilita a troca de idiomas entre sites em uma rede Multisite. É uma facilidade bem interessante, porém somente útil para redes que buscam fazer uma fama internacional.

Multisite Post Duplicator

multisite-post-duplicator

Já esse módulo traz uma função interessante para sua rede WordPress Multisite. O Post Duplicator copiar, entre sites, qualquer tipo de página ou artigo. É uma função muito válida para agências de webdesign, por exemplo, que recriam o mesmo tipo de site várias vezes.

Eu posso ter deixado de fora algum plugin de qualidade, então me desculpe se foi o caso. O que eu encontrei foram essas duas opções de plugins gratuitos, por outro lado existe uma agência grande dedicada ao WordPress que pode ser a sua salvação.

Conheça a WP MU DEV

Eles são considerados um dos times mais experientes em WordPress no mundo. Segundo a página de Sobre o Time, a visão do grupo é facilitar o uso, a manutenção de plataformas e mudar o mundo com as ferramentas certas.

O produto principal da WP MU DEV é a assinatura premium no portal. Com esse acesso você tem direito a fazer o download de todos os plugins desenvolvidos pelo time e os temas também, além de contar com um suporte especializado. São mais de 390 mil assinantes, então podemos considerar que o produto deles é bom mesmo.

wp-mu-dev-1

A assinatura é um pouco salgada para nós brasileiros e o valor mensal fica em $ 49 dólares, que seriam o equivalente a quase R$ 200,00. A boa notícia é o FREE Trial onde você poderá testar todos os plugins e temas por um período de 14 dias sem custo algum.

wp-mu-dev-2

Chega de encher a bola dos caras e vamos mostrar um pouco do que eles são capazes. Eu selecionei alguns plugins que realmente farão a diferença no seu Multisite e ainda podem dar novas ideias para o seu negócio online.

PRO SITES

pro-sites

Sem sombra de dúvidas esse é o meu plugin favorito. Com ele você consegue criar uma rede premium de sitesigual ao WordPress.com – incluindo tipos de pacotes, atualizações pagas, armazenamento extra e mapeamento de domínio.

pro-sites-2

Esse módulo é enorme, extremamente completo e acompanha as ferramentas exatas para você automatizar a venda de websites. Já acompanha uma tabela de preços construída previamente, assim é possível criar pacotes com diferentes configurações e preços para cada tipo de WordPress que você comercializará.

Utiliza o PayPal como meio de pagamento integrado – tanto o express como o pro – e também o gateway Stripe, porém não é interessante para nós por não atender o Brasil ainda.

Toda a atividade da sua rede paga Multisite aparece em relatórios muito bem detalhados trazendo informações como a quantidade de sites ativos, cancelamentos, atividade semanal e o histórico geral da rede. Com tantas funcionalidades parece que a administração será um inferno, mas te garanto que com um pouco de prática você estará dominando o painel do Pro Sites.

Os usuários que visitarem a sua rede e desejarem comprar um WordPress automaticamente serão muito bem atendidos pelo sistema. Poderão escolher as configuração que desejarem, como já mencionei sobre a possibilidade de pacotes, e todas as notificações são enviadas no e-mail usado no cadastrado. Inclusive você pode gerar cupons de teste para liberar o acesso por alguns dias.

Não preciso nem dizer que o Pro Sites é integrado com todos os outros plugins da WP MU DEV, logo a sua rede WordPress Multisite pode fornecer ainda mais ferramentas aos seus usuários.

DOMAIN MAPPING

domain-mapping

Segundo na lista e meu segundo favorito também. O Domain Mapping serve para você fornecer uma URL customizada a um site da sua rede. Como a instalação do WordPress Multisite só permite o uso de subdomínios ou subdiretórios, com esse plugin você consegue usar o seu domínio para qualquer site da rede.

domain-mapping-2

É um plugin obrigatório para quem deseja montar uma rede de sites pagos, pois dificilmente o seu usuário desejará usar um domínio seu ao invés da própria URL.

ULTIMATE BRANDING

ultimate-branding

Customize o WordPress Multisite com a sua marca, retirando toda a referência do WordPress e da WP MU DEV. Uma ótima escolha para agências que desejam montar o próprio produto usando o WordPress como base.

WIKI PRO

wiki-pro

Para completar o seu pacote de plugins para uma rede de sites pagos, o Wiki Pro monta uma base de conhecimento na sua rede para ser acessada por qualquer usuário. Reúna as informações mais básicas, perguntas frequentes e tutoriais de iniciação nessa Wiki e facilite a vida do seu usuários. Como sabemos, todo início em algum sistema é meio lento e ter um local para buscar auxilio sempre é indicado, além de mostrar que a sua rede de sites pagos é de qualidade.

 

Essas são as minha indicações inicias de plugins para WordPress Multisite, incluindo uma dica para ganhar uma grana com a sua rede. A WP MU DEV tem uma biblioteca com mais de 100 plugins, de qualidade como esses que eu indiquei, disponíveis para você testar. Conheça mais o trabalho deles e para qualquer dúvida sua, os comentários estão logo ali!

BLING
Daniel Leal

Daniel Leal

Eu já passei dos meus 25 anos e boa parte desse tempo eu estive online. WordPress, Plataformas e códigos são uma paixão grande, mas marketing, conteúdo e empreendedorismo falam mais alto. Eu vivo nesse conflito e escrevo sobre ele!

Add comment

Digital Ocean

Send this to a friend