Academia WordPress

WP Ultimo: Criando um gerador de sites ou lojas no WordPress.

O conteúdo desse artigo é a resposta para uma pergunta que eu recebo desde este blog foi lançado: é possível criar, com um WordPress, sistemas com o WIX ou Shopify? Se a resposta fosse não, esse artigo não existiria!

WIX ou a Shopfy são geradores de sites automáticos. Usando o portal da Shopify como exemplo, ele funciona assim: O usuário acessa o portal, clica no botão de Começar Agora, faz um cadastro inicial simples (geralmente o nome e o e-mail) e avança para algumas configurações inicias da loja. Com esse cadastro, a plataforma gera automaticamente uma loja com base nas configurações que o usuário definiu e também com base no plano escolhido. Cada plano tem suas liberdades e limitações.

Preços da Shopify no site deles - shopify.com.br

Concluída a fase de cadastro e geração da loja, o usuário é encaminhado para o seu painel.

Agora, todo mês a sua mensalidade será cobrada com base no plano que ele escolheu e tudo que for feito dentro da plataforma – tanto pelo dono da loja como pelos clientes dele que farão compras na loja – ficará registrado na Shopify.

As lojas fazem parte da Rede de Sites da Shopify que é a Administradora da Rede. Esse conceito é o mesmo aplicado na versão Multisite do WordPress.

O que a Shopify precisa para controlar todos esses sites?

Provavelmente um imenso leque de códigos e outras tecnologias bem inovadoras, porém se nós olharmos somente o Principal para eles controlarem a rede de sites as ferramentas necessárias seriam:

  • Um controle de assinaturas dos donos das lojas, com cadastro e cobrança mensal separada por planos. Tudo isso automatizado, seria inviável executar manual as cobranças.
  • Criação de planos separados por benefícios. Assim que compra o plano básico terá acesso ao que o plano básico fornece.
  • Gestão dos domínios das lojas, porque nem todo mundo usará a URL como minhaloja.shopify.com e sim usar minhaloja.com

Este ultimo item é algo que pode não passar pela cabeça quando pensamos em sistemas de geração de sites, contudo a gestão de domínios é parte crucial do processo e umas das features que o usuário espera encontrar em plataformas desse tipo.

Pois bem, então como replicar tudo isso dentro do WordPress?

WP Ultimo

Esse plugin me foi apresentado quando peguei um projeto que envolvia o controle de contas de gateway de pagamento pelo WordPress multisite. Fiquei intrigado como o cliente cuidava da rede dele automaticamente e foi então que o Ultimo nasceu pra mim.

Para colocar resumido de uma forma simples, o WP Ultimo é um plugin WordPress, especificamente voltado para o WordPress Multisite, que inclui todas aquelas funções principais necessárias para criar um gerador de sites, como eu mencionei sobre a Shopify.

Se você não sabe como usar uma instalação WordPress Multisite, aqui está um ótimo artigo do blog!

O que o WP Ultimo adiciona no WordPress?

Então vamos ao que interessa, que são as vantages de usar o WP Ultimo e como você pode construir um gerador de sites, lojas ou um marketplace com ele.

O Ultimo trás uma extensa lista de configurações e eu não irei passar uma por uma – até porque, em breve, publicarei um tutorial de como instalar e configurar o WP Ultimo – , mas farei algumas menções para você ter uma ideia do que ele pode fazer.

Painel do Administrador da Rede

Os novos visitantes, planos e as configurações você controla pelo Painel da rede (a URL será meusite.com/wp-admin/network). Nesse paínel você também tem acesso:

  • Estatisticas da sua rede, com a média de vendas, últimos cadastros e outras métricas.
  • A ferramenta de Broadcast (que envia mensagens ou emails para os sites da sua rede).
  • Webhooks e API, permitindo conectar o seu sistema com outros sistemas externos e também usar o Zappier para automações!

Uma última função que eu gostaria de deixar mencionando é que também tem cupons de disconto integrados nessa parte financeira do gerador de sites.

Integrações e Complementos

O WP Ultimo vem com uma serie de complementos bem legais pra quem quer evoluir a rede depois de lançar ela. A minha recomendação pessoal seria você instalar o AffiliateWP e integrar os afiliados no seu site, isso ajuda bastante na divulgação e se eu não me engano já falei de afiliados nesse blog!

Tabela de Valores e Cadastro

No front-end, na parte da frente do seu site, o Ultimo vai gerar uma tabela de escolha de planos que é a porta de entrada dos novos usuários que criarão sites. Você poderá configurar em que URL essa tabela ficará, digamos meusite.com.br/registro e também a URL na qual o novo usuário fará o Login.

A tabela de valores que será mostrada na URL que é configurada nessa página e nessa tabela estarão os planos criados para a rede. Mas como funcionam os Planos?

Planos de Assinatura

Você poderá criar planos que definirão o valor da mensalidade, o valor trimestral, anual e principalmente as limitações de cada plano. É possível escolher limitar funções como:

  • Quantidade máxima de posts, páginas ou produtos.
  • Limitação por visitação (pode cobrar quanto mais visitas o site do seu usuário recebe)
  • Pode limitar por acesso a funcionalidades, e aqui é uma coias bacana! Você escolhe que tipo de plugins e tipos de temas cada subsite acessa conforme o plano.

E aqui eu volto a reforçar o conceito do WordPress Multisite, pra quem não entendeu a vantagem ainda. Você usará os plugins que já existem para a instalação wordpress normal, mas usará eles como vantages e features do seu produto. Vamos dar um exemplo para facilitar o entendimento:

Temos uma rede de sites com o WP Ultimo e queremos criar um plano simples, que gera um site simples, e outro plano que gera uma loja virtual. Isso tudo na mesma rede. Pois eu configuro um plano no Ultimo que libere somente os plugins de blog e site, mas não libere o WooCommerce e no outro plano, o plano do ecommerce, eu coloco que libera também acesso ao plugin do WooCommerce. Quando o usuário contratar o plano com o WooCommerce, ele acessará um WordPress com o woocommerce já instalado e configurado.

Seguindo então com a visão geral do plugin, agora com os planos cadastrados a tabela mostra as opções dessa forma:

Ao selecionar um plano, o usuário seguirá para o cadastro das informações básicas do site.

Logo depois ele escolherá o tema que o site usará, com base nos temas liberados por cada plano. Os templates são feitos da seguinte forma: Você configura um site WordPress na sua rede, com o tema e os plugins, e deixa ele pronto pra ser usado. Dentro do plano que você quiser usar esse site como template, você escolhe ele e nessa etapa da imagem abaixo o site aparecerá como opção.

Quando o usuário escolher esse template, o WP Ultimo fará uma cópia das configurações dele para o novo usuário.

Painel da Conta

Uma vez feito o pagamento – o plugin integra com os gateways de pagamento Paypal e Stripe, mas também tem um addon que integra com o woocommerce e você pode usar os plugins de gateway do woo. – o usuário acessará o dashboard do WordPress dele, encontrando a página da conta que controla a assinatura da rede.

Nesse painel o usuário poderá ver o plano escolhido, acompanhar as limitações que ele tem e ter o histórico de pagamento. Ele também pode dar upgrade no plano, contratando um plano melhor, tudo de maneira automatizada.

E agora?

Bom, se você ficou curioso, vai lá no site deles e cria uma demonstração pra você testar: https://wpultimo.com. Esse plugin é indicado também para criação de marketplaces, mas precisa de uma customizada em algumas partes.

Se tiverem alguma dúvida ou quiserem mais conteúdos como esse, manda nos comentários!.

Daniel Leal

Daniel Leal

Eu escrevo para facilitar o aprendizado de outros daquilo que eu tivesse dificuldade em aprender. WordPress, WooCommerce e desenvolvimento de novas tecnologias são meus focos principais, mas marketing de conteúdo, negócios digitais e (mais recentemente) fintechs também ocupam uma parcela das minhas ideias e projetos.

Adicionar Comentário

WP Ultimo: Criando um gerador de sites ou lojas no WordPress.

Share via
Send this to a friend